terça-feira, 22 de outubro de 2013

Final da Liga Europa? «Torcemos pelo Chelsea» - Danilo


O lateral-direito do FC Porto reconhece que ficou satisfeito por ver o Benfica perder com o Chelsea no final da Liga Europa na temporada passada.


«Como adversário, fiquei contente sim. É uma coisa de rival, e nós torcemos pelo Chelsea. Foi uma desconcentração grande da defesa do Benfica nos minutos finais, que com o FC Porto dificilmente aconteceria, até pela raça das pessoas daqui e da exigência que temos», disse em entrevista ao Globosporte, lembrando que o Benfica foi precisamente um dos clubes interessados em contratá-lo quando ainda representava o Santos:


«Alguns clubes italianos também apresentaram propostas e o salário que ofereciam era mais alto mas a oferta do FC Porto ao Santos foi superior. Na altura, tinha 19 anos e acreditei no projeto do FC Porto, um clube que forma jogadores. Ainda queria aprender e também queria vencer títulos. Acho que foi a escolha certa.»


E foi no Dragão que evoluiu como jogador: «Os laterais brasileiros têm características ofensivas e não se preocupam muito com a defesa. Não só no FC Porto, mas na Europa em geral, o rigor tático é muito grande, e nós, brasileiros, sentimos algumas dificuldades porque pressionamos pouco, damos muito espaço. No começo, custa muito a adaptação a este estilo. Hoje, ao fim de quase dois anos, posso dizer que sou um lateral muito melhor do que quando cheguei. Sou mais rigoroso para defender e mais inteligente taticamente.»


Pressão no FC Porto é maior


Questionado onde a pressão dos adeptos é maior, se no FC Porto, se no Santos, Danilo atirou: «É diferente. Em Portugal tem só dois, três clubes grandes: Benfica, FC Porto e Sporting, e sobretudo FC Porto e Benfica, por isso, a exigência é maior. No FC Porto, é obrigatório vencer sempre. No Santos tínhamos outros adversários, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, que dividiam um pouco dessa pressão.»

«Campeonato inglês é um sonho» - Danilo

O lateral do FC Porto reconhece que gostaria de seguir os passos do ídolo Gilberto Silva, que representou muitos anos no Arsenal, e jogar um dia no campeonato inglês.

«É um sonho. Um futebol rápido, de muito passe e rigor tático. Mas ainda quero evoluir um pouco mais antes de dar esse passo», disse em entrevista ao Globosporte, assegurando que, para já, deixar o Dragão não é uma preocupação: «Vou entrar na terceira temporada, ainda tenho 22 anos e estou feliz aqui. Ainda posso ganhar mais uns dois campeonatos pelo FC Porto, fazer uma história legal para depois, sim, pensar em sair. Para já, não é a minha preocupação.»

Danilo reconhece que foi difícil superar a saída de Hulk mas recorda que «não há jogadores insubstituíveis». «Foi difícil, mas a equipa tem de se habituar e procurar outras formas de superar as saídas. Se antes tínhamos o Hulk na força, após a sua saída, procurámos um jogo mais técnico, de posse de bola. Outros jogadores de muita qualidade assumiram essa responsabilidade. Foi o caso do James Rodriguez (agora no Mónaco), que é um excelente jogador, um dos melhores. Eu tinha o prazer de correr para lhe passar a bola, porque sabia que ele ia resolver. O FC Porto também é um clube que compra muito bem, descobre talentos que mais ninguém vê.»

Bernard? «O futebol ucraniano tem muito dinheiro» - Danilo

O lateral do FC Porto falou sobre a saída de Bernard, um dos alvos dos dragões durante o verão que optou por deixar o Atlético Mineiro para rumar ao Shakhtar Donetsk. 

«O que aconteceu? Não sei dizer concretamente. Hoje em dia, é difícil competir financeiramente com os clubes da Europa de Leste. O futebol ucraniano tem muito dinheiro atualmente. Se fosse só pelo projeto e visibilidade, acho que o Bernard teria escolhido o FC Porto. Conversámos algumas vezes e ele estava com vontade de jogar aqui, mas é difícil concorrer com o mercado de lá. Eles têm muito dinheiro e isso seduz o jogador a apostar no clube», disse Danilo em entrevista ao Globoesporte.
in "abola.pt"

Sem comentários: