terça-feira, 22 de outubro de 2013

FC Porto x Zenit: Pensamento na vitória

O Zenit é o "senhor que se segue" no estádio do Dragão para defrontar o FC Porto, esta terça-feira, em encontro da Liga dos Campeões. A partida, como sempre em território português, está agendada para as 19h45.
Frente aos russos, os azuis e brancos procuram regressar aos triunfos na Liga milionária, depois da derrota com o Atlético de Madrid, no começo deste mês, por 1x2, em jogo da 2.ª jornada do Grupo C.

Já o conjunto de São Petersburgo, orientado pelo italiano Luciano Spalletti, vai à Invicta à procura da primeira vitória no Grupo G, depois de ter perdido em Madrid e averbado um empate sem golos na receção ao Austria Wien.
O duelo do Dragão marcará também um regresso da equipa russa a um palco conhecido. É que o Zenit já alinhou, esta época, para a Liga dos Campeões no palco azul e branco. Em agosto, o Paços de Ferreira serviu-se do estádio portista para realizar o seu jogo do playofffrente... ao Zenit. O resultado acabou por sorrir à equipa de São Petersburgo, que venceu por 1x4, com Roman Shirokov a marcar um hat-trick.
Em Portugal, Zenit só venceu Paços de Ferreira
Mas a vitória frente aos castores foi a exceção à regra, para já. Os números do Zenit em Portugal não são abonatórios para a turma que alinha no estádio Petrovsky. A equipa russa conseguiu (apenas) o seu primeiro triunfo em território português frente ao Paços de Ferreira. A esta vitória, pode ainda juntar-se um empate frente ao FC Porto, há dois anos, e o resto são duas derrotas.
Neto, Witsel, Danny e Hulk regressam a Portugal ©Catarina Morais
Este será o terceiro duelo entre dragões e Zenit, depois de ambas as equipas terem estado juntas na fase de grupos da Champinsem 2011/12. Olhando para os dois confrontos anteriores, importa destacar que os portistas perderam por 3x1 na Rússia, e empataram sem golos, no Dragão, num jogo onde os campeões portugueses precisavam de vencer para rumar aos oitavos-de-final.
O regresso de Hulk ao estádio onde viveu momentos de glória
Nome incontornável na história recente do FC Porto é o de Hulk. OIncrível regressa a uma casa que foi sua durante quatro anos, entre 2008 e 2012, e onde conquistou três títulos de campeão nacional. Mas não foi tudo. O internacional brasileiro juntou ainda a conquista de uma Liga Europa, em 2010/11.
Além de Hulk, o Zenit vem a Portugal com três jogadores conhecidos da plateia nacional: Witsel, Danny e Luís Neto. O belga e os dois internacionais portugueses fazem parte das escolhas do técnico Luciano Spalletti e podem ser lançados no jogo.
Eis o onze provável do FC Porto
Depois do duelo com o Trofense para a Taça de Portugal, Paulo Fonseca deve devolver à titularidade vários jogadores que têm alinhado com maior frequência.

in "zerozero.pt"

Sem comentários: