domingo, 20 de maio de 2012

Beto: "Agora quero agarrar o lugar"

Beto faz esta tarde o último jogo pelo Cluj, antes de se juntar ao estágio da Seleção. Será a partida da consagração pelo título conquistado numa época de sonho. "Os objetivos a que me propus foram alcançados e isso é mais do que motivo para estar satisfeito. Inicialmente, ir para a Roménia não seria a minha primeira escolha, mas acabou por ser a mais acertada. Abandonei o FC Porto por uma época e cumpri com o que tinha programado: joguei com regularidade, regressei à Seleção e fui campeão", referiu o internacional português a O JOGO.
Com a confiança reforçada, Beto espera ter também convencido os responsáveis portistas a darem-lhe mais oportunidades, que promete agarrar com unhas e dentes. "Gostava de regressar, quero representar o FC Porto e tenho contrato por mais uma temporada. Até prova em contrário, sou jogador do FC Porto e quero agarrar o lugar na baliza da equipa com toda a força", frisou. Porém, até à data, ainda não foi contactado para tratar do futuro. "Ninguém falou comigo, mas ainda é cedo. A minha prioridade é ficar e lutar pelo lugar", insistiu.
Por isso, Beto não admite outro empréstimo na próxima temporada, mesmo que este, ao Cluj, tenha corrido tão bem. "Com apenas mais um ano de contrato não faria muito sentido, nem para mim nem para o FC Porto, ser cedido de novo", atirou, mostrando-se, por outro lado, disponível para renovar contrato com os dragões. "Se for essa a vontade do FC Porto estarei totalmente disponível para ouvir a proposta", garantiu.
Se o clube tiver outro projeto em mente, como a saída a título definitivo, Beto pondera a hipótese de voltar à Roménia. "O Cluj quer que eu fique e será sempre uma opção a ter em conta para a próxima época. Porém, esse é um processo que terá de passar por várias etapas: há a vontade do FC Porto e a minha a considerar. Mas, agora, quero concentrar-me no Europeu e depois se verá", referiu.
Precisamente por causa do Europeu, Beto corre o risco de falhar o início da pré-temporada do FC Porto. Um mal menor para o guarda-redes, que não se importava nada de chegar mais tarde aos trabalhos da sua equipa. "Que assim seja. Seria muito bom para a nossa seleção ficar até tarde", concluiu. 

Ao telefone e em direto com a festa do título portista

Beto acabou de vencer o título pelo Cluj, mas há três semanas festejou outra conquista. Mesmo na Roménia, o guarda-redes estava atento às incidências do campeonato português e não escondeu a felicidade quando o Benfica empatou em Vila do Conde, um resultado que precipitou a ida dos antigos companheiros ao Dragão para comemorar com os adeptos. "Vi os festejos e até falei com alguns dos meus companheiros enquanto eles estavam no varandim do Dragão a saudar os adeptos. Partilhei com eles a satisfação por mais título, que foi bem merecido". Beto fez a pré-época, mas não jogou. Ainda assim, também se sente um pouco campeão. 

Os "outros" dragões no Euro

João Moutinho, Varela e Rolando não são os únicos portistas entre os eleitos de Paulo Bento para o Europeu da Polónia e da Ucrânia. Beto e Miguel Lopes completam o lote e elevam para cinco os dragões convocados.
O guarda-redes e o defesa-direito foram cedidos pelo FC Porto e tiveram sucesso nas respetivas equipas, merecendo a confiança do selecionador. Porém, os percursos são bem distintos. Beto chegou ao Cluj em agosto e agarrou logo a titularidade, tornando-se num dos indiscutíveis do Cluj, que se sagrou campeão romeno. Miguel Lopes ia para o Saragoça no verão, mas foi inscrito fora de tempo e ficou sem clube até janeiro, altura em que se juntou ao plantel do Braga. Cinco meses foram suficientes para mostrar serviço.
Estes cinco selecionados portistas está perto da média. O primeiro Europeu disputado por Portugal foi o que teve maior representação azul e branca (10) e o de 2000, em Inglaterra, o que teve menos (4).

Quatro desceram e dois são campeões

Há dois campeões e quatro que desceram de divisão entre os 22 jogadores que o FC Porto emprestou na última temporada. Sem contar com Guarín, que entretanto foi vendido ao Inter de Milão. Beto (Cluj) e Fucile (Santos) - venceu o Paulistão - levantaram troféus e Abdoulaye (Académica) pode ganhar esta tarde a Taça de Portugal. No reverso da medalha, Sereno (Colónia), Castro (Gijón), Ivo Pinto (Leiria) e Addy (Panetolikos) desceram de divisão com os respetivos clubes.
Mas mais do que títulos importa perceber a utilização dos portistas cedidos. E neste caso o que mais razões de queixa tem é Ventura, que não fez qualquer minuto no Olhanense. Um caso em que, claramente, o empréstimo não resultou. Ukra, por lesão, também jogou pouco no Braga.
Todos os outros foram opções mais ou menos regulares. Porém, deste lote de 22 poucos deverão ter oportunidade no plantel da próxima temporada. Fucile, Walter e Souza são jogadores para vender se surgirem boas ofertas, sobrando Beto, André Pinto e Miguel Lopes como os melhor colocados para trabalharem com Vítor Pereira. Isto além de Kelvin e Atsu, que Pinto da Costa já confirmou terem direito a realizar, pelo menos, a pré-temporada. O outros devem voltar ser cedidos ou terminar de vez a ligação com os dragões. Em todo o caso, o balanço geral dos cedidos é positivo para o FC Porto. 

André Pinto está pronto para se afirmar em casa

Com défice de portugueses no plantel, o FC Porto pode olhar para o que tem nos seus quadros. Entre os jogadores que evoluíram por empréstimo, sobressai o de André Pinto, central que brilhou no Olhanense e que até foi namorado pelo Panathinaikos de Jesualdo. "A bola está do lado do FC Porto, mas eu quero dar o salto para algo melhor. A prioridade é regressar e acho que já mostrei que tenho nível para o FC Porto", disse a O JOGO o defesa, que tem mais um ano de contrato e quer definições. "Se for tido em conta, é claro que o meu clube será a minha prioridade, mas não gostaria de renovar para voltar a ser emprestado", avisou o internacional sub-21 que foi titular no Santa Clara de Vítor Pereira em 2008/09. 

Nomes e números

Beto (Cluj)
26 jogos no campeonato. Campeão
2362' - 24 golos sofridos
Pawel Kieszek (Roda)
25 jogos no campeonato. 10º classificado
2 jogo na Taça da Holanda
2361' - 52 golos sofridos
Hugo Ventura (Olhanense)
Não foi utilizado em qualquer prova.
Miguel Lopes (Braga)
10 jogos no campeonato. 3º lugar
1 jogo na Liga Europa
2 jogos na Taça da Liga
880'
Ivo Pinto (Leiria)
25 jogos no campeonato. 16º lugar (desceu de divisão )
1 jogo na Taça de Portugal
2340'
Sereno (Colónia)
25 jogos no campeonato. 17º lugar. Desceu de divisão
1 jogo na Taça da Alemanha
2163'
André Pinto (Olhanense)
21 jogos no campeonato. 8º lugar
3 jogos na Taça de Portugal
2 jogos na Taça da Liga
2358' - 2 golos
Abdoulaye (Académica)
21 jogos no campeonato. 13º lugar
4 jogos na Taça de Portugal
2219' - 1 golo
David Addy (Panetolikos)
25 jogos no campeonato. 15º lugar. Desceu de divisão
2 jogos na Taça da Grécia
2220' - 1 golo
Castro (Sporting Gijón)
29 jogos no campeonato. 19º lugar. Desceu de divisão
2154' - 2 golos
Pedro Moreira (Gil Vicente)
13 jogos no campeonato. 9º lugar
1 jogo na Taça de Portugal
1 jogo na Taça da Liga
1003'
Kelvin (Rio Ave)
22 jogos no campeonato. 14º lugar
2 jogos na Taça de Portugal
3 jogos na Taça da Liga
1450' - 2 golos
Ukra (Braga)
7 jogos no campeonato. 3º lugar
2 jogos na Taça da Liga
184' - 2 golos
Christian Atsu (Rio Ave)
27 jogos no campeonato. 14º lugar
2 jogos na Taça de Portugal
2 jogos na Taça da Liga
2402' - 6 golos
David Bruno ( Trofense)
23 jogos no campeonato. 8º lugar
2 jogos na Taça de Portugal
1987' - 1 golo
Soares (Huelva e Arouca)
12 jogos na Liga Orangina. 13º lugar
1 jogo na Taça do Rei
984'
Sérgio Oliveira (Mekelen e Penafiel)
6 jogos no campeonato belga
12 jogos na Liga Orangina. 9º lugar
1 jogo na Taça da Liga
1076' - 2 golos
Edú (Trofense)
26 jogos na Liga Orangina. 8º lugar
2 jogos na Taça de Portugal
3 jogos na Taça da Liga
2563' - 7 golos
Fucile (Santos)
9 jogos no Paulistão (campeão)
5 jogos na Taça dos Libertadores
1036' - 1 golo
Walter (Cruzeiro)
8 jogos no campeonato Mineirão. 2º lugar
3 jogos na Copa do Brasil
3 golos
422'
Souza (Grémio)
8 jogos no Gauchão. 4º lugar
6 jogos na Taça do Brasil
1 golo
Belluschi (Génova)
14 jogos no campeonato. 17º lugar
784' - 1 golo 

in "ojogo.pt"

Sem comentários: