sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

"Tem umas coisitas de Messi"

Hugo Tocalli fareja talento à distância, ou não tivesse sido ele adjunto de José Pekerman em três mundiais de sub-20 conquistados pela Argentina (1995, 97 e 2001). Depois, já como responsável principal, Tocalli guiou os argentinos a mais um título mundial, em 2007. Debitado o currículo que o habilita na avaliação de talentos, há ainda mais uma coincidência que faz dele voz autorizada para apresentar Juan Iturbe: foi Tocalli quem o recebeu no Quilmes no meio do turbilhão que marcou a polémica saída de Iturbe do Cerro Porteño e a consequente fuga do Paraguai. "É uma lástima o conflito legal que vive, porque, na idade dele, não lhe faz nada bem estar sem competir", desabafa a O JOGO, antes de ser confrontado com a comparação inevitável, mesmo que ela sirva apenas de referência. "Não quero parecer exagerado, mas, sim, ele tem umas coisitas de Messi", diz, embrulhando depois essa ideia em mil cuidados. "Entendam bem: o Lionel (Messi) já é um consagrado, é o melhor jogador do mundo e o Juan (Iturbe) está apenas no início de uma caminhada. Não tenho dúvidas de que pode triunfar em qualquer equipa e tornar-se, dentro de poucos anos, numa figura destacada num clube e na selecção argentina. É um projecto de grande futuro, mas é preciso deixar amadurecer para que dê frutos".
Tocalli lembra o primeiro contacto, no Quilmes. "Não o conhecia bem quando chegou do Paraguai, apesar das referências que me foram dadas, e acabei por descobrir um jogador fantástico. Aliás, por alguma razão o [Walter] Perazzo o chamou para disputar este sul-americano sem precisar de o ver em competição". Desde que abandonou o Cerro Porteño, em litígio, Iturbe só treina com o Quilmes, aguardando a maioridade para assinar contratos profisionais e também para garantir da parte da FIFA a autorização para oficializar a transferência.

Hugo Tocalli apresenta Juan Iturbe aos adeptos portistas

Esquerdino explosivo

Para Hugo Tocalli, nas inúmeras qualidades que encontra em Iturbe, destaca-se um ponto de partida óbvio: o pé esquerdo. "É um esquerdino criativo e explosivo, muito forte no remate." Além disso, continua o ex-treinador do Quilmes, deu sinais de uma maturidade acima do que seria normal para a idade. "Tem já a inteligência de definir o melhor caminho para cada jogada; sabe quando enfrentar o adversário ou passar a bola a um companheiro. O remate sai-lhe com precisão e potência", avisa Hugo Tocalli. "É um miúdo com um enorne talento, daqueles que agradam a qualquer adepto. Nos treinos, fazia coisas com a bola que não estão ao alcance de qualquer um". O treinador só lamenta não poder ter visto essas características em jogos oficiais, porque, nos treinos, nunca teve dúvidas de que tinha em mãos uma jóia valiosa.

De olhos na baliza

Extremo, médio de ataque ou segundo avançado? Juan Iturbe tem sido genericamente apontado como "atacante", designação que, supostamente, abrange um raio de acção vasto em campo. "Movimenta-se sem qualquer dificuldade pela direita usando o bom pé esquerdo e, com isso, dificulta muito a marcação aos defesas adversários. Destaca-se nas diagonais, sempre com os olhos na baliza, flectindo bem para dentro ou escapando-se pelas alas", explicaTocalli. O comportamento na área também merece elogios, contribuindo para manter algo indefinida a zona onde rende mais. "É um jogador que chega facilmente às zonas de finalização e não se atrapalha, fazendo valer o remate preciso e potente para tentar o golo"

Empenho máximo

Para Hugo Tocalli, Iturbe estava mais do que preparado para estrear-se no campeonato argentino. "Não teria qualquer problema em fazê-lo", mas o imbróglio legal impediu-o de jogar. "Ele chegou muito entusiasmado com a ideia de jogar na Argentina e, com o impedimento, foi-se um pouco abaixo em termos anímicos. Mesmo assim, treinava diariamente com empenho, o que é difícil para quem sabia que não podia jogar. Espero que este conflito termine para que se possa comprovar o talento. Transferindo-se para o FC Porto, que é um grande clube, encontrará uma estrutura adequada para crescer ainda mais, desenvolvendo as características que o destacam e jogando para objectivos, que é o que lhe falta. Vai fazê-lo sem problemas", confia Tocalli.

Um golo na estreia do sul-americano

Enquanto em Portugal se discute a transferência de Juan Manuel Iturbe para o FC Porto, o avançado argentino dá cartas no campeonato sul-americano de sub-20. No primeiro jogo da Argentina, disputado com o Uruguai, Iturbe começou no banco, mas foi decisivo para o resultado. Marcou o golo da vitória por 2-1 da selecção celeste. No segundo jogo, com o Peru, foi titular, embora não tenha marcado qualquer golo. Amanhã a Argentina enfrenta a Venezuela e está bem posicionada para seguir em frente na prova.

Mundial de sub-20 pode atrasá-lo

Iturbe pode falhar a pré-época e o arranque do campeonato português da próxima época. A explicação é simples: por essa altura, entre os dias 29 de Julho e 20 de Agosto, disputa-se o Campeonato do Mundo de sub-20 na Colômbia e, tudo indica, que o reforço portista vai continuar a merecer a confiança do seleccionador, num provável apuramento da Argentina (deverá ficar entre os quatro primeiros classificados do sul-americano que se realiza agora). A Colômbia é o país anfitrião e James também deverá falhar o arranque da próxima época.

Dragões ultrapassam concorrência e reforçam plantel de 2011/2012

Foi precisamente o imbróglio que opõe Juan Iturbe e os seus representantes ao Cerro Porteño, e que o impediu de estrear-se oficialmente pelos argentinos do Quilmes, que abriu uma janela de oportunidade ao FC Porto: enquanto outros pretendentes europeus foram acompanhando o caso à distância, os portistas decidiram avançar nos contactos com as duas partes, antecipando-se à anunciada concorrência, chegando a um princípio de acordo que está em vias de formalizar-se no Porto, onde, tal como referiu ontem O JOGO, se encontram familiares, representantes do jogador e também do Cerro Porteño. Garantir um entendimento antes de arrancar o sul-americano de sub-20, onde Iturbe já garantiu alguma publicidade ao marcar um golo, foi outra preocupação do FC Porto, antecipando-se à concorrência.
Ainda de acordo com o que O JOGO apurou, há contornos do negócio para acertar, designadamente a duração do contrato, assim como a percentagem do passe que ficará na posse dos portistas, sendo seguro que Iturbe só integrará o plantel portista na próxima época, altura em que já poderá ser inscrito sem reservas (ver regras da FIFA na peça ao lado) por completar 18 anos em Junho. Informações ainda por confirmar apontavam que a transferência poderia custar aos dragões cerca de dois milhões de euros, verba que só deverá ficar clarificada assim que se definirem formalmente os contornos que faltam limar no acordo.

Regulamentos da FIFA para jogadores menores de idade

1 REGRA. O Regulamento relativo ao Estatuto e Transferências de Jogadores, elaborado pela FIFA, é muito claro. O artigo 19º, relativo a transferências internacionais que envolvem menores, diz que só são permitidas se o jogador tiver mais de 18 anos. A regra destina-se a impedir o tráfico de menores, mas não é consensual. Tem merecido contestação, sobretudo no Brasil, país onde as promessas de futebol são abundantes. Tanto assim que a prospecção de talentos, muitas vezes com grandes clubes europeus por trás, é feita cada vez mais nas camadas inferiores. No Brasil alega-se mesmo que a regra que impossibilita as transferências vai contra a legislação do país.
2 EXCEPÇÕES. O artigo 19º do regulamento de transferências abre três excepções à impossibilidade de um jogador se transferir com menos de 18 anos. A que poderia interessar para o caso que envolve Iturbe e o FC Porto é a alínea a). Diz assim: a transferência é possível se os pais do jogador passarem a residir, por razões não relacionadas com o futebol, no país do novo clube. Trocando por miúdos, a lei é "contornada" quando o clube propõe um trabalho aos pais do jogador. Foi precisamente assim que Anderson, com 17 anos, se transferiu do Grémio de Porto Alegre para o FC Porto, que propôs trabalho à mãe do brasileiro. Mais tarde transferiu-se para o Manchester United por um valor recorde de 31,5 milhões de euros.

in "ojogo.pt"






Sem comentários: