sábado, 30 de julho de 2011

Otamendi desafia Villas-Boas

O que é que Otamendi tem a ver com o Guimarães? Absolutamente nada. Ou, para Villas-Boas, tudo. Tanto que o preteriu sempre nos jogos da época passada, por considerar que face a um avançado como Edgar o FC Porto precisava de um central com outra capacidade para jogar na antecipação. Por isso, Maicon foi sempre o escolhido, ainda que na final da Taça de Portugal o argentino estivesse lesionado.

Para o campeonato, foram meras opções. Na primeira volta, logo depois de Otamendi se ter estreado (e com um golo) contra o Olhanense. Na segunda, de forma improvável e a contrariar a lógica recente. Foi na sequência dessa surpresa que Villas-Boas emitiu a famosa opinião: "Foi uma estratégia para este jogo em particular, depois de estudado o adversário. Devido às bolas metidas em profundidade pelo Guimarães, acreditamos que o Maicon nos dá mais garantias nessa dificuldade que íamos sentir porque tem um melhor tempo de antecipação."

A Supertaça que aí vem é então a primeira oportunidade para Vítor Pereira se opor tacticamente ao antecessor e contrariar as suas ideias. É também o jogo certo para Otamendi provar que Villas-Boas estava errado, até porque o Vitória minhoto não mudou assim tanto de um ano para o outro. Basta que seja o escolhido e se estreie em partidas contra os minhotos sem que a equipa perca qualidade.

A dúvida no eixo da defesa é das mais prementes da pré-época. O novo treinador portista não tem sido claro nos jogos-treino. Curiosamente, Maicon e Otamendi até jogaram juntos mais do que qualquer outra dupla. No entanto, partindo do princípio que o estatuto de Rolando se mantém intocável, importa saber que ideias tem Vítor Pereira. Para a época e para o imediato, contra o mesmo Guimarães a que Villas-Boas descobriu características muito específicas e diametralmente opostas às de Otamendi.

Para o argentino, esta é a época da afirmação definitiva. Apesar de muitas vezes indicado como dupla de Rolando na equipa-tipo 2010/11, a verdade é que Maicon até jogou mais vezes e mais tempo. Nesse particular, beneficiou da contratação tardia de Otamendi, que lhe fez perder tempo e espaço nas opções do anterior técnico. Agora começam no mesmo patamar e em jogo está uma competição que ainda não levantou e adorará acrescentar a tudo o que já conquistou.

Centrais ao desafio

Aloísio
"Por mim jogaria o Maicon"

Aloísio concorda com André Villas-Boas. O futebol deve pensar-se em função do adversário e, nesse particular, Maicon poderá ser mais útil contra o Guimarães. "Hoje o futebol joga-se a grande velocidade e os centrais mais rápidos têm vantagem", diz. O antigo capitão portista confessa que conhece melhor o compatriota do que o argentino, mas atira com outro dado para justificar a opinião: "Na época passada, Rolando e Maicon foram a dupla mais utilizada. É natural que se mantenham. Por mim seria assim."

João Manuel Pinto
"Otamendi dá mais confiança"

Experiência é a palavra de ordem para João Manuel Pinto, que chegou a ser dupla de Aloísio no eixo portista. "O Maicon levantou-se bem depois do jogo negativo contra o Benfica, para a Taça de Portugal. Mas é menos regular do que o Otamendi. Este é mais experiente e dá mais confiança à equipa", expressa. "Penso que o Otamendi tem, neste momento, mais condições que o Maicon. É bastante agressivo no jogo aéreo e pouco mais lento que o Maicon. Além disso, no ano passado resolveu quando era preciso", fechou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: