domingo, 7 de agosto de 2011

Fernando não tem lugar

Fernando ficou de fora, por opção de Vítor Pereira, do jogo da Supertaça com o Guimarães. Esta ausência do brasileiro nem chega a ser uma surpresa completa, tendo em conta o desenrolar dos acontecimentos desta pré-temporada. Pequenas lesões musculares foram atrasando a sua preparação e alguns azares nos jogos de preparação deixavam antever este desfecho, depois de não ter caído muito bem o desejo manifestado pelo próprio jogador de querer dar o salto para outro emblema, logo a seguir à final de Taça de Portugal. Mas à partida para o jogo que marca o arranque oficial da temporada em Portugal, esta opção do técnico do FC Porto vinca sobretudo a posição de que o Polvo terá de fazer muito mais do que tem feito até aqui para justificar ser uma aposta. O seu passado na posição não lhe garante qualquer vantagem na luta pela posição de médio mais defensivo, pelo que a insistência em Souza nos últimos encontros de preparação serviu de rampa de lançamento para aquilo que também já podia ser descodificado como um sinal de que Fernando precisa de voltar a ser mais competitivo para merecer ser chamado. Perante esta situação indefinida do Polvo, quem tem verdadeiramente aproveitado para marcar pontos na luta pelo lugar é Souza, cujas exibições nos ensaios deste início de temporada lhe têm permitido ir conquistando um lugar num meio-campo onde não falta competitividade.
Perante este cenário, será Fernando a ter de subir patamares para que Vítor Pereira volte a olhar para ele como uma aposta a ter em conta, caso contrário o banco de suplentes será bem capaz de surgir no horizonte do brasileiro.
Entretanto, e numa altura em que o mercado de transferências continua em aberto, falar de uma saída do Polvo não é assunto totalmente descabido, isto apesar de não se ver emblema à altura de pagar aquilo que o FC Porto pretende pelo brasileiro. De qualquer forma, com Souza a dar conta do recado, os responsáveis azuis e brancos estão hoje numa posição mais confortável para ponderar uma eventual proposta que venha a colocar-se até ao fecho do mercado. Para já, o que se sabe é que não chegou qualquer abordagem que cubra as exigências do FC Porto para abrir mão de Fernando, pelo que o futuro do brasileiro terá de ser pensado enquanto ligado aos campeões nacionais.
Fora das opções para o jogo da Supertaça, resta a Fernando discutir um lugar para o arranque da Liga.


António Araújo prefere esperar "que as coisas aconteçam..."

Como parte interessada numa eventual transferência de Fernando, o empresário António Araújo escusou-se a tecer qualquer tipo de comentários a O JOGO, remetendo para o FC Porto quaisquer declarações sobre o assunto. "É um jogador com o qual temos interesses em comum e como tal não vou comentar o que quer que seja. Vamos deixar que as coisas aconteçam, se houver razões para isso, e deixar o Fernando continuar a trabalhar", declarou apenas António Araújo. O agente intermediou a contratação do Polvo, mas já não tem qualquer ligação ao médio enquanto seu representante, apesar de manter uma percentagem dos seus direitos económicos. O FC Porto tem 80 por cento do passe.


Os outros preteridos

Convocatória confirmou Walter como terceira opção

Walter não fez por merecer mais durante a pré-temporada e o resultado foi... o esperado. O Bigorna acabou mesmo por ficar fora da primeira convocatória, sinal de que não só Falcao continua bem na frente, como Kléber nem teve dificuldades para o ultrapassar na pré-época, graças a um rendimento que deixou bem patente a sua superioridade em relação ao avançado que veio do Internacional. Ao prescindir de Walter, Vítor Pereira mais não fez do que confirmar que o brasileiro continua bem distante do que é preciso para poder pensar em lutar por um lugar no onze. Por outro lado, este é mais um sinal a juntar a tantos outros que apontam para que a alternativa possa passar por emprestar o Bigorna ainda esta temporada.


Castro cada vez mais perto de jogar no Panathinaikos

Enquanto o Gijón vem esperando pacientemente por uma decisão dos responsáveis do FC Porto para saber se vai voltar a contar com Castro para a época que se avizinha, o Panathinaikos não tem estado parado e pode já ter ultrapassado o clube espanhol. Depois de Jesualdo Ferreira ter contactado o médio do FC Porto há umas semanas atrás, os contactos parecem que não ficaram por aí e mais desenvolvimentos se seguiram ao ponto do futuro de Castro estar agora mais próximo de passar pelo futebol grego e pelo Panathinaikos, orientado pelo antigo treinador dos azuis e brancos. Na Imprensa grega, o presidente do clube já revelou ter mesmo um acordo com o FC Porto.


Núcleo que fez número já está fora das contas

Entre os restantes preteridos para o jogo com o Guimarães, a ausência de Beto pode explicar-se com os problemas que teve nos últimos dias por causa de uma amigdalite. Kadu é guarda-redes dos juniores do clube e não alimenta qualquer hipótese de ser chamado nesta fase. David Addy só deverá manter-se a trabalhar com o FC Porto até ao regresso de Álvaro Pereira, pelo que também era esperado que fosse carta fora do baralho. Na mesma linha de raciocínio surge Christian Atsu, cujo futuro deverá passar por uma rodagem, aliás, tal como Kelvin, de quem já se disse ter vários clubes interessados. Mas todas estas situações deverão ser esclarecidas quando todos os jogadores regressarem ao clube.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: