sábado, 2 de julho de 2011

Vítor Pereira prepara tudo ao pormenor

Vítor Pereira foi escolhido por Pinto da Costa para assumir o cargo de treinador principal do FC Porto por se tratar de uma aposta de continuidade em relação ao excelente trabalho desenvolvido por Villas-Boas. Opção lógica, tendo em conta o papel do novo número um na época passada. Antes de a oficina abrir, o treinador reuniu todo o grupo de trabalho para uma breve conversa em que sublinhou o facto de ter herdado a cadeira de sonho porque Pinto da Costa lhe reconheceu mérito e não apenas por um mero acaso temporal.

Os dois primeiros treinos da pré-temporada serviram para confirmar que Vítor Pereira está a seguir a mesma linha de trabalho adoptada por André Villas-Boas, sem ser uma cópia fiel, naturalmente, porque faz questão de lhe dar um cunho pessoal. As sessões são preparados ao pormenor e seguem a lógica de ter muita bola, praticamente desde que os jogadores sobem ao relvado. Tal como acontecia na época passada. Desta vez, porém, com a particularidade de os exercícios serem realizados num espaço de terreno mais amplo do que acontecia com Villas-Boas, o que poderá alterar ligeiramente os conceitos da circulação de bola, que foi uma das imagens de marca do FC Porto, versão vencedora de 2010/11.

Nos primeiros minutos dos treinos, aqueles em que é permitida a presença dos jornalistas, o protagonismo tem sido de Filipe Almeida, o elemento que escolheu para tratar dos músculos à equipa. Depois, é o próprio Vítor Pereira a assumir o comando das operações, até porque o número 2 da hierarquia, Rui Quinta ainda dá sinais de alguma timidez, inerente ao seu perfil.

Ontem, Vítor Pereira entrou no Olival com os apontamentos debaixo do braço, em que se podiam ver os "rabiscos" dos exercícios escolhidos para a manhã. Mas nessa altura já o treino era interdito a olhares curiosos. Ainda assim, ao que O JOGO apurou, o treinador tem assumido uma postura bastante interventiva, insistindo, sobretudo, com as caras novas do plantel: Kelvin, Djalma, Bracali.

Sapunaru falhou treino

Sapunaru foi uma ausência notada no segundo treino da era Vítor Pereira. O lateral romeno teve que se ausentar, devidamente autorizado pelos dirigentes do clube, para tratar de assuntos pessoais, segundo informou o FC Porto. Ao que tudo indica, hoje deverá regressar ao activo. Sem o romeno, mas com Djalma integrado, recorde-se, o grupo manteve os mesmos 23 jogadores da véspera, número que deverá crescer já hoje e aumentar ainda mais com as chegadas de Rolando, João Moutinho e Varela, cujas apresentações estão previstas para segunda-feira.

Ainda de fora da preparação neste início de temporada continuam Rafa e Belluschi. Os dois jogadores voltaram a não ser vistos no relvado, ficando a trabalhar no ginásio do Olival, prosseguindo com os respectivos planos de recuperação às lesões sofridas. Tal como já tinha acontecido no dia da apresentação do plantel. Sem competição pela frente, Rafa e Belluschi deverão fazer a recuperação sem pressa, de modo a entrarem nos treinos sem correr o risco de sofrer problemas decorrentes das lesões.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: