quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Falcao: "Se defrontar o FC Porto e marcar, não festejo"

Falcao vive ao lado de outros grandes craques, em Madrid. Escolheu o famoso bairro de La Finca, onde passa o pouco tempo livre que tem. Por isso, ainda não voltou à Invicta desde que se transferiu, mas assume o seu "portismo". Voltar ao Dragão não é impossível, ainda que não pense nisso a curto prazo.

Imaginava que Villas-Boas tivesse uma época tão complicada no Chelsea?
São ciclos e esta equipa do Chelsea já leva muitos anos a jogar junta e chega a um momento em que os jogadores precisam de mudar e o clube de renovar.

Mantém contacto com ele?
Não, ainda não tive a possibilidade de voltar a conversar com o André.

Mas gostava de o voltar a reencontrar como treinador?
Neste momento penso apenas no Atlético. Fala-se muito aqui em Espanha e em Inglaterra da possibilidade de ir para o Chelsea, mas estou convencido de que devo manter-me concentrado no Atlético, que está a construir uma grande equipa. Sou o terceiro goleador na liga [15 golos], atrás do Messi e do Ronaldo e sei que se fizer as coisas bem, a curto ou médio prazo, se abrirão outras portas. Mas quero deixar a minha marca neste clube primeiro como fiz no FC Porto.

Que campeonatos gostaria de experimentar?
Para já estou muito bem aqui, esta liga é impressionante. As equipas são muito competitivas e temos sempre o nosso estádio cheio. Quero desfrutar e depois, obviamente, poderei experimentar outra liga, como a inglesa ou a italiana.

E um eventual regresso ao FC Porto está fora de questão?
Neste momento não penso nisso. Quero fazer a minha carreira aqui e depois veremos se essa possibilidade aparece.

Se defrontar o FC Porto e marcar vai festejar?
Não. O FC Porto significa muito para mim e claro que não festejava.

O facto de Vítor Pereira ter sido o número dois na época passada dificulta, aos olhos dos jogadores, vê-lo como treinador principal?
Não. Todos os jogadores o respeitam porque ele ganhou esse respeito. Tem capacidade para o cargo. Por vezes, os fatores externos influenciam e dentro do campo não se consegue fazer refletir o trabalho. Ele já se estava a preparar para dar este passo na carreira.

Iniciou a época no FC Porto e teve a oportunidade de treinar ao lado de Kléber. O que lhe pode dizer nesta altura em que nem é convocado?
Trata-se de um jovem com um bom futuro pela frente, mas tem de trabalhar muito. Só com trabalho e suor poderá ultrapassar essa situação e dar ao FC Porto tudo o que os adeptos esperam dele.

"Janko: não há segredos, basta acreditar"

Falcao recebeu O JOGO em Madrid para uma entrevista exclusiva a poucos dias do clássico na Luz. Não fugiu a nenhuma das questões mais "quentes", como a saída do FC Porto, mas ponderou sempre muito bem cada resposta. El Tigre é assim: feroz dentro das quatro linhas e um diplomata fora delas, procurando evitar polémicas desnecessárias. Ainda assim, revelou que não voltou a falar com Pinto da Costa, nem com Villas-Boas, desde que deixou o Dragão e entende que os portistas estejam desiludidos com a sua mudança para o Atlético de Madrid. Encara a liga espanhola como um grande desafio pessoal, admitindo um dia experimentar o campeonato inglês ou o italiano. E, quem sabe, voltar ao Dragão. Certo é que não se vê a comemorar um golo à antiga equipa, esperando vê-la terminar a época como começou: a conquistar troféus. Desta vez, o FC Porto não pode sagrar-se campeão no campo do rival, mas o clássico de depois de amanhã poderá ter forte influência nas contas do título. El Tigre venceu duas vezes na Luz na época passada e diz que o segredo é "acreditar", aconselhando a sua antiga equipa a entrar "com o espírito do Dragão" para se impor.

Acompanha com atenção o campeonato português?

Sim. Dentro do possível. Aqui em Espanha os jogos praticamente não passam na televisão, mas procuro acompanhar pela internet. Está mais equilibrado e vai ser assim até ao fim, parece-me. Oxalá o FC Porto seja campeão.

Vem aí um Benfica-FC Porto. Na época passada, venceu duas vezes na Luz. Qual é o segredo?

Para voltar a vencer lá é importante manter o sentimento e o espírito que a equipa demonstrou na época passada. Não há segredos. Espero que a equipa consiga encontrar-se nesse jogo tão importante, mas que não vai decidir ao título. Porém, espero que ultrapassem em definitivo o Benfica na liga.

Quer deixar algum conselho aos antigos companheiros?

Que entrem com o espírito do dragão para se imporem e ganharem, sejam quais forem as condições que encontrem.

Existe algum truque para o Janko fugir à marcação do Luisão?

[risos]. Não há segredos. Basta nunca deixar de acreditar que a oportunidade para marcar vai chegar.

Que conhece do Janko?

Não muito. Sei que foi contratado agora em Janeiro e que jogava na Holanda, mas não conheço bem as suas qualidades. Oxalá possa dar à equipa aquilo que ela precisa neste momento, que são os golos

E quem vai resolver o clássico?

O Hulk ou o James, se jogar… Ou talvez seja o dia do Janko. Oxalá o FC Porto ganhe, fico a torcer por fora.

Arrisca algum palpite?

O FC Porto está em recuperação e vai ganhar. Só não sei por quantos.

Há um ano, o FC Porto foi à Luz com muitos pontos de avanço, agora as equipas estão empatadas. O que mudou?

O Benfica reforçou-se com jogadores que elevaram o nível do plantel e encararam a época com uma motivação diferente. Isso permite que o Benfica esteja mais sólido. Continua vivo na Liga dos Campeões e está na luta no campeonato.

Apesar da saída, ainda é acarinhado pelos adeptos do FC Porto?

Sim e estou agradecido pelo apoio que sempre me deram. Alguns escrevem-me no Twitter e procuro responder-lhes em português.

"Vejo em Hulk um líder que motiva os companheiros"

Falcao foi um dos capitães do FC Porto na época passada, partilhando a responsabilidade com Helton e Mariano. O argentino também já saiu do Dragão e o guarda-redes deixou de exercer nas quatro linhas porque, segundo foi explicado, o clube prefere ter um jogador de campo a intervir com o árbitro. Falcao concorda. "Esse é um argumento válido. O guarda-redes está muito longe do que se passa no campo e não pode estar sempre a sair e a correr da baliza para falar com os árbitros. Por isso, creio que tomaram uma boa decisão", considerou, aplaudindo a entrega da braçadeira ao Incrível, mesmo que seja um jogador temperamental. "Ele contagia muito os companheiros. Já nas outras épocas ele motivava-nos. Claro que terá de aprender a controlar-se um pouco mais e todos nós temos coisas a aprender. Mas vejo nele um líder que pode ajudar muito a equipa", sublinhou.

"Oxalá que Téo ou Jackson possam assinar"


Falcao pode ser apresentado como um caso a estudar, um paradigma dos bons negócios realizados pelo FC Porto. Contratado por quatro milhões de euros, com acertos pelo meio, rendeu quase dez vezes mais, duas temporadas e 72 golos depois. O avançado considera, por isso, que o Dragão é uma "excelente porta de entrada" para os jogadores sul-americanos na Europa. "Pessoalmente, estou muito agradecido às pessoas do clube, ao presidente, ao Antero Henrique, aos treinadores e a toda a instituição. O Jesualdo e o André foram muito importantes. O FC Porto foi uma boa entrada na Europa, permitiu-me aperfeiçoar o meu futebol, crescer como jogador e chegar à liga espanhola. Não me posso queixar", atirou. Por isso, gostava de ver mais compatriotas seguirem-lhe os passos. No último mercado falou-se com alguma insistência de Téo Gutiérrez e de Jackson Martinez. "Oxalá um dia o Téo possa assinar pelo FC Porto, ou o Jackson. Não sei como estão as conversações ou se elas existem e não quero alongar-me muito neste tema. Darei sempre boas referências do FC Porto e espero que o clube contrate mais alguns jogadores colombianos", frisou.



"Interesse nos jogadores talvez tenha deixado marcas"


Considerando a estrutura do FC Porto, imaginava que o clube sentisse tanto a sua falta?
Não penso nisso, na verdade. Se os dirigentes do clube me deixaram sair pela quantidade de dinheiro que o Atlético pagou é porque, como é habitual, já tinham uma solução e alguém para me substituir dentro do plantel. Cabia aos dirigentes eleger a pessoa ideal para que não sentissem a minha falta.


E consegue explicar a diferença de resultados e de exibições da época passada para esta?
Quando se ganha tudo é normal que isto aconteça… É uma forte possibilidade. Ter feito uma grande temporada motivou o interesse de muitos clubes nos jogadores e isto, talvez, também tenha deixado marcas. Mas é normal. Espero que o FC Porto possa conseguir vencer as duas provas que ainda está a disputar porque tem um plantel impressionante, com jogadores importantes.


Como analisa a participação nas competições europeias?
Não consegui acompanhar muito a carreira do FC Porto na Champions, mas de certeza que o objetivo era fazer uma boa prova e chegar mais longe. Era o favorito do grupo, mas isto acontece. Caiu na Liga Europa, mas defrontou uma grande equipa. O importante é que se levante para que possa defender o título nacional ganho na época passada.


Chegou a pensar numa final FC Porto-Atlético na Liga Europa?
Era uma hipótese espetacular, que me agradaria, mas agora o FC Porto já está fora da competição. Nós temos uma eliminatória difícil com o Besiktas, mas se mantivermos o espírito dos últimos jogos poderemos chegar ainda mais longe.



"James quer jogar na Luz"


James está a realizar uma época com altos e baixos. Está-lhe a faltar o Falcao por perto?
Não, nem pensar. O James é um jovem e tem um talento incrível. Tenho a certeza de que as coisas lhe vão correr bem, tem marcado alguns golos, e o FC Porto é o clube ideal para ele crescer.


Encontra alguma explicação para ele ainda não ter "aparecido" em jogos grandes?
Seguramente terá de crescer mais e, às vezes, as próprias partidas não proporcionam que um jogador como ele - e na posição em que ele joga - brilhe. Mas chegará o momento em que poderá ser determinante nesses jogos importantes. Não duvido.


Acha que ele vai estar no clássico?
Será difícil. É uma decisão que terá de ser tomada entre ele e a equipa técnica. Ele quer estar no jogo porque ninguém gosta de perder estes clássicos. Contudo, é preciso ver o que será melhor para a equipa. Isso é o mais importante, depois de uma viagem tão grande que o James terá de fazer.


Que espaço pensa que ele vai ocupar no futebol mundial a curto prazo?
Tem tudo para triunfar e ser um desequilibrador na Europa



"Futre é uma figura"


Falcao ainda não tinha vestido a camisola 9 do Atlético de Madrid quando conheceu Paulo Futre. O antigo craque português foi de propósito à capital espanhola, em Agosto, para dar as boas-vindas ao goleador, que ficou com a melhor impressão do "embaixador" dos colchoneros. "Mal cheguei contaram a história dele aqui no clube. Ele esteve na minha apresentação e, na verdade, foi especial poder partilhar com ele esse momento. É uma grande figura deste clube e todos o adoram", referiu.



"Nunca percebi a relação dos portistas com Guarín"


Na época passada eram três, mas a armada colombiana do FC Porto está agora reduzida a James. Falcao foi o primeiro a sair, Guarín seguiu-lhe as pisadas no mercado de inverno, embora o destino tenha sido outro: Milão. El Tigre não ficou surpreendido pela transferência do médio para o Inter. "Ele tem um potencial enorme e fez uma grande ponta final na época passada. É verdade que não conseguiu manter esse nível por causa de algumas lesões e por outros motivos, mas penso que no Inter vai conseguir demonstrar todo o seu valor", referiu, sem querer especificar que outros motivos foram esses que levaram ao baixo rendimento de Guarín. "São situações que acontecem no futebol. São muitos os fatores que influenciam e impedem um jogador ou uma equipa de repetir a boa época anterior", frisou. A intermitência exibicional de Guarín desde que chegou ao Dragão terá sido, aliás, responsável por uma estranha relação amor/ódio com os adeptos. "Nunca entendi bem o que se passava. Tanto ele como a equipa precisam que, quando jogam em casa, os adeptos tenham mais paciência. Os jogadores precisam de se sentir apoiados nos bons e nos maus momentos", lembrou.


in "ojogo.pt"

Sem comentários: