quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Defour: "Clássico ganhou ainda mais importância"

O clássico era aguardado com muitas expectativas pelo FC Porto, que pretendia aproveitar a deslocação à Luz para corrigir a diferença pontual que separava as duas equipas. Mas com os cinco pontos recentemente perdidos pelo Benfica, as motivações passaram a ser outras. Defour, mesmo estando ao serviço da seleção belga, não escondeu, em declarações à Imprensa local, a forma como aguarda o jogo da Luz. "O Benfica perdeu cinco pontos, ficámos em igualdade pontual na frente do campeonato. Com isso, o clássico ganhou mais importância ainda", explicou.
Apesar da igualdade pontual e da possibilidade de o FC Porto poder aproveitar este encontro para se distanciar do seu maior rival na corrida ao título, o belga acredita que este duelo só terá um peso relativo em termos de decisão do título. "Se vencermos será muito positivo. Mas não acredito que seja decisivo, porque está visto que qualquer equipa pode perder pontos quando menos esperar", comentou. Os pontos perdidos pelo FC Porto e, mais recentemente, pelo Benfica, são, aliás, argumentos que Defour usou para sustentar a sua convicção: "Este campeonato está a surpreender pela sua competitividade. Sabemos que há meia dúzia de equipas muito boas, mas as mais pequenas também já demonstraram condições para roubar pontos aos mais fortes. Isso faz com que todos os jogos sejam importantes e obriga a uma concentração permanente."
Por tudo isso, o belga não escondeu uma opinião positiva em relação ao futebol que encontrou em Portugal. "O futebol português está a revelar-se muito forte e o que não faltam são jogadores de qualidade", garantiu.
Entretanto, Defour prepara-se para apresentar a sua biografia. A última semana de Fevereiro marcou o lançamento do livro, mas o belga do FC Porto ainda não tem agendada a data para a sua apresentação oficial, algo que só não aconteceu ainda por falta de disponibilidade. "Teve de ser adiado, porque estou longe e tem sido difícil encontrar uma data para isso", justificou o jogador que conseguiu ainda acrescentar um capítulo sobre o seu ingresso no FC Porto.

"Com Lucho a titularidade tem sido mais difícil"


Com as saídas de Belluschi, Guarín e Souza, na janela de transferências de inverno, podia pensar-se que Defour teria a vida mais facilitada para se afirmar como titular do FC Porto, mas a chegada de Lucho deixou tudo praticamente... na mesma em termos práticos. "Saíram três médios e entrou um, podia pensar-se que a concorrência seria menor, mas nada disso aconteceu. A equipa continua com um meio-campo muito forte. Com Lucho a minha titularidade tem sido mais difícil", reconheceu. Mas nem por isso o belga promete baixar os braços: "Pela minha parte, quero trabalhar o melhor possível. O resto fica com o treinador. Ele é que tem de decidir e acredito que ele fará sempre o melhor em prol da equipa. Mas com trabalho e dedicação, tenho a certeza que a minha hora também vai chegar. Nesta altura, só me preocupo em estar bem para corresponder da melhor forma às solicitações do treinador." Aliás, Defour acabou com uma declaração que revela bem a sua atitude. "A concorrência não me incomoda, pelo contrário. Quanto mais qualidade houver, melhor e maior será a exigência para sermos competitivos. Isso só nos faz evoluir como jogadores", apontou.

Tem aprendido no FC Porto


Cerca de meio ano depois de se ter transferido para o FC Porto, Defour mostrou-se mais convencido do que nunca de ter dado o passo certo ao assinar pelos azuis e brancos: "Continuo a dizer que foi um passo importantíssimo para mim ter ido para o FC Porto. É uma segunda etapa na minha carreira que quero aproveitar para melhorar. Estou muito feliz por ter optado pelo FC Porto, porque estou num clube de topo, onde tenho aprendido muito."



in "ojogo.pt"

Sem comentários: