sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Falcao com o Benfica na mira

O próximo adversário do FC Porto é o Gil Vicente, no sábado, para a Taça da Liga, mas a prioridade número um no Olival tem outro nome: Falcao. Sendo certo que não estará em condições de jogar em Barcelos, a recuperação do colombiano para o jogo com o Benfica, na quarta-feira, assume contornos de capital importância. E, nesta altura, ainda não é completamente seguro que consiga recuperar a tempo. Na verdade, trata-se de uma luta contra o relógio e só nos próximos dias se saberá se vai conseguir ter o aval do departamento médico.

É verdade que Hulk está a desempenhar de forma brilhante o lugar de El Tigre, mas André Villas-Boas quer ter Falcao em condições o mais rápido possível. O ataque passa a ter outras soluções com o camisola 9 ao centro e Hulk na direita. Mais não fosse, o treinador quer enfrentar o Benfica na Taça de Portugal com os dois melhores marcadores em campo.

Os últimos tempos de Falcao não têm sido fáceis. Lesionou-se no último jogo de 2010 (14ª jornada), em Paços de Ferreira, e parou várias semanas devido a uma distensão muscular. Conseguiu recuperar um mês depois para o jogo com a Naval (16ª jornada), marcou o primeiro golo, de resto, mas o azar bateu-lhe de novo à porta. Saiu lesionado na parte final do jogo, devido a uma "forte contusão no joelho esquerdo", segundo a informação médica oficial, e desde aí ainda não voltou aos treinos sem limitações. Tem acumulado as sessões de tratamento com idas ao ginásio, de maneira a não perder forma física. Ontem, de acordo com a assessoria de Imprensa, realizou treino condicionado durante a sessão da manhã. A prova de que a recuperação está a ser acelerada está na declaração que o jogador fez no Twitter, dando conta que estava a caminho do segundo treino do dia. Ou seja, a caminho de mais uma sessão de tratamento no Olival.

Ora, com menos de uma semana até ao jogo com o Benfica, Falcao ainda acalenta esperanças de uma recuperação que lhe permita disputar o segundo jogo este ano. André Villas-Boas também ainda não perdeu a esperança de contar com o melhor marcador na Liga Europa e o segundo melhor goleador da equipa nos jogos do campeonato. Já agora, depois do Benfica, segue-se a visita do Rio Ave e a deslocação a Braga.

Três golos ao rival encarnado

Esta época o peso de Falcao nos jogos com o Benfica foi determinante. Se na primeira temporada em Portugal o colombiano não conseguiu marcar qualquer golo aos encarnados nos dois jogos que disputou (na Luz e na final da Taça da Liga no Algarve, tendo cumprido castigo no jogo realizado no Dragão), esta época tudo foi diferente.

Logo no primeiro jogo oficial, ou seja, a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, Falcao recebeu um passe de Varela, na esquerda, e marcou o segundo golo do jogo, que terminou com a vitória da equipa de André Villas-Boas por 2-0. Foi o primeiro golo de El Tigre ao Benfica. Na 10ª jornada do campeonato, quando os portistas receberam os encarnados no Dragão, Falcao fez ainda melhor. Marcou dois golos e contribuiu decisivamente para a goleada histórica de 5-0. As duas assistências foram feitas por Belluschi. O primeiro golo teve contornos especiais. Na área, o colombiano elevou-se e marcou de calcanhar, perante a passividade da defesa encarnada.
Não só pelo número de golos marcados esta época (19), mas sobretudo pela dinâmica que empresta ao ataque, percebe-se que o departamento médico esteja a acelerar o processo de recuperação de Falcao.

Selecção colombiana também está em risco

As dúvidas sobre a participação de Falcao no jogo com o Benfica, relativo à primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, estendem-se também para o jogo amigável que a selecção da Colômbia vai realizar em Madrid, com a congénere espanhola, agendado para o dia 9 de Fevereiro. Falcao faz parte da convocatória elaborada pelo seleccionador Hernán Darío Gómez, tal como o médio Guarín, de resto, mas só perto do dia do jogo é que saberá se poderá viajar para a capital espanhola. Defrontar a selecção campeã do mundo funciona como um aliciante extra para o goleador portista, para além do objectivo de somar pontos junto do seleccionador tendo em vista futuras chamadas à selecção colombiana.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: