sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

JOÃO SANTOS CONVOCA OS ADEPTOS PARA O JOGO COM O LUSITÂNIA


Ser MVP ou emergir entre os melhores, como aconteceu em Guimarães, não é a prioridade que o move. Depois de conduzir a reviravolta no jogo da última jornada, João Santos mantém o desempenho colectivo no topo dos seus cuidados e é argumentando com a qualidade da equipa que prepara a recepção ao Lusitânia.

O FC Porto Ferpinta-Lusitânia, da 13.ª ronda da Liga, começa às 17h00 de sábado, no Dragão Caixa, onde João Santos espera «ver muito público», predispondo-se a gerar a sensação de que os adeptos também fazem parte da equipa. 

Tudo para vencer
«O jogo da primeira volta, nos Açores, aconteceu numa fase inicial da temporada. Foi o segundo do campeonato, sabíamos que ia ser difícil, mas acabámos por torná-lo fácil. Agora estamos numa fase da época mais adiantada ao nível da preparação e da assimilação dos próprios conceitos de jogo, pelo que só temos de encarar esta partida com confiança, sabendo de antemão que não há encontros fáceis, que temos de defender bem e fazer tudo para vencer.»

Do individual ao colectivo
«O Lusitânia tem jogadores com qualidade e que em determinadas alturas poderão fazer a diferença, tanto no jogo exterior como no jogo interior. Contudo, o basquetebol é um jogo colectivo e, por isso, mais importante do que estarmos preocupados com a valia individual deste e daquele, será concentrarmo-nos em ser melhor equipa do que o Lusitânia.»

Aprender com os erros
«Temos demonstrado, no decorrer da época, que já melhorámos em muitos aspectos. É natural que em certos jogos nem tudo nos corra da melhor forma, mas temos cumprido o objectivo no campeonato, que é vencer jogo após jogo. Só necessitamos de olhar para os erros, aprender com eles, corrigi-los e manter a consistência defensiva durante os 40 minutos, algo que é sempre muito difícil para qualquer equipa, até porque as outros também têm as suas armas e qualidade para nos dificultar o jogo.»

Qualidade suficiente
«Numa equipa, é quase impossível que os jogadores atinjam simultaneamente o pico de forma, e o bom deste grupo é que tem qualidade suficiente para, semana a semana, ter um jogador que se destaque. Neste último jogo, posso ter sido eu, ou o Zé Costa, no sábado pode ser o Carlos Andrade ou o Julian Terrell...» 

Consistência defensiva e táctica
«Tenho a noção de que não podemos ser MVP em todos os jogos e o fundamental é que a equipa mantenha a consistência defensiva e táctica. Não é importante que seja sempre o mesmo jogador a destacar-se, mas sim que a cada jogo seja um jogador diferente. Desta forma, torna-se até mais difícil para as outras equipas conseguirem fazer o scouting da nossa equipa.»

Integrar os adeptos na equipa
«Gostava de ver muito público no sábado, no Dragão Caixa. Estamos em primeiro e vamos entrar numa fase decisiva da época. Queremos que os adeptos sintam que fazem parte da equipa e que tenham prazer em assistir aos nossos jogos.»


in #fcp.pt"

Sem comentários: