terça-feira, 10 de agosto de 2010

Figueira do golo - moutinho estreou-se a marcar à naval

16 de dezembro de 2005. Esta é uma data que João Moutinho dificilmente esquecerá, pois foi nesse dia que marcou o seu primeiro golo no campeonato português, ainda ao serviço do Sporting. Tinha apenas 19 anos e assumiu a cobrança de uma grande penalidade que tinha acabado de “arrancar”. Tudo isto no terreno da Naval 1.º de Maio, curiosamente o mesmo palco que vai pisar, este sábado, na sua estreia na Liga com a camisola azul e branca do FC Porto.


Bem mais maduro do que quando lá se estreou a marcar, o camisola número 8 do FC Porto espera poder repetir a dose pelo FC Porto, por forma a ajudar a equipa a entrar na Liga com uma vitória. Será também uma ótima oportunidade para quebrar o enguiço, uma vez que, apesar de ter sido dos mais utilizados nesta pré-época, ainda não assinou qualquer golo à dragão. Aliás, esse é um mal que tem afetado quase todos os médios do plantel, à semelhança do que já havia acontecido no último ano da era Jesualdo Ferreira...

Nesta pré-época, que teve 7 jogos e 10 golos marcados, Castro e Fernando foram os únicos médios a fazer o gosto ao pé. O português marcou ao Tourizense, num jogo à porta fechada, e o brasileiro à Sampdoria, na apresentação aos sócios... João Moutinho, Belluschi, Ruben Micael, Guarín, Souza e Tomás Costa pura e simplesmente ficaram em branco na pré-temporada e não inverteram essa tendência, no primeiro jogo oficial da época, frente ao Benfica. Meireles, que somou os seus primeiros minutos nessa partida, também não.

Melhor

Nesse capítulo da finalização, as atenções vão agora estar centradas em João Moutinho. O ex-leão foi o reforço mais caro e mais mediático deste defeso e é também o médio portista com mais golos marcados na Liga portuguesa – 21 em 6 épocas.

Deivid, seu antigo colega no Sporting, e que agora joga no Fenerbahçe, acredita que o “garoto” vai superar as expectativas no Dragão: “Quando eu estive no Sporting havia muita garotada por lá, mas via-se que o Moutinho e o Nani eram os melhores. Sabia que sairiam para clubes ainda maiores e isso aconteceu mesmo: o Nani foi para o Man. United e o João para o FC Porto. Aposto que vai marcar muitos golos e continuar a praticar o seu futebol rápido e seguro. Vai ser um jogador ainda melhor...”

in "record.pt"

Sem comentários: