terça-feira, 30 de abril de 2013

Dragões recebem Benfica com apenas quatro golos sofridos em casa


FC Porto com 12 golos consentidos na Liga. Apenas em 2008 a marca era melhor.

O mérito do FC Porto em fechar todos os caminhos para a baliza de Helton tem expressão única nos campeonatos continentais de referência e mesmo na biografia portista é raro identificar casa tão bem construída, apesar de historicamente o dragão privilegiar a robustez defensiva na construção das equipas. 

Neste novo século e com 27 jornadas disputadas, Vítor Pereira fica tecnicamente apenas a perder para Jesualdo Ferreira, que em 2007/08 atingiu a mesma ronda com apenas 10 golos consentidos. Jesualdo reunia então um grupo defensivo de alto nível e que lhe garantia ótimos resultados, com Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucile como jogadores prioritários no setor. 

O mérito dos dragões na linha defensiva ultrapassa todas as barreiras europeias, apenas o Bayern pede meças à defesa portista. O novo campeão da Bundesliga consentiu até agora 14 golos, em Espanha o Atl. Madrid está cotado como melhor defesa (27), a Juventus reina em Itália (20), o PSG em França (20) e por fim o Manchester City na Premier League (31).

A forma como o FC Porto se une como uma barreira é mais notória em casa, onde o dragão consentiu apenas quatro golos este ano para a Liga - a SC Braga, Rio Ave, Olhanense e Académica. É precisamente com estes números que se aproxima do final de ciclo, o encontro com o Benfica será o último a realizar no Estádio do Dragão esta temporada.


in "abola.pt"

Sem comentários: