segunda-feira, 14 de março de 2011

U. Leiria-F.C. Porto (antevisão): contagem decrescente para o título

Portistas cada vez mais próximos da consagração


Os últimos dois maus resultados do Benfica (derrota em Braga e empate com o Portimonense) podem ter colocado a questão do título praticamente decidida a favor do F.C. Porto. As contas são cada vez mais simples, agora que os portistas podem passar a vantagem de 10 para 13 pontos, em caso de vitória esta segunda-feira, em Leiria. 

Este é um dragão que não afrouxa e estabeleceu a meta, há duas jornadas, de conseguir vencer os cincos próximos jogos. Dois já foram, faltam os restantes três. Mesmo com o exigente jogo de quinta-feira, num destino tão longínquo como Moscovo, debaixo de frio intenso e num relvado sintético, André Villas Boas garantiu que não haverá poupanças.

O F.C. Porto já se habituou a lutar contra tudo e todos, mas bate-se agora também contra uma ideia: a de que o campeonato já está acabado. Uma falsidade, no dizer de André Villas Boas, inventada pelas pessoas do Benfica para adormecer o dragão e alimentar a esperança de que ainda é possível. 

Por ironia, pode até dar-se o caso de os festejos do título acontecerem na Luz, no quinto encontro da série para ganhar definida pelo técnico portista. No ano passado, Jesus também teve essa oportunidade no Dragão mas o Sp. Braga não desarmou. Como será desta vez?

Ao contrário dos portistas, a U. Leiria tem perdido terrenos na classificação e, nos últimos oito jogos, desde a saída de Carlão e Silas, conquistou apenas cinco pontos e marcou dois golos, todos eles fora de casa. Em Leiria, a equipa vem de quatro derrotas consecutivas, não consegue finalizar com sucesso, e terá pela frente a melhor defesa da Liga, que não consente um tento há seis encontros. 

Alvaro Pereira e Mariano de volta

Álvaro Pereira e Mariano Gonzalez entram nos 18 escolhidos e são a novidade nos eleitos em relação ao jogo de Moscovo. Os dois sul-americanos surgem nos lugares de Sapunaru, Sereno e Souza, que ficam a descansar desta feita. 

Do lado da U. Leiria, Caixinha voltou a aproveitar um jogo grande para dar um prémio ao plantel e resolveu convocar todos os disponíveis. Quer isto dizer, que o guarda-redes Luiz Carlos, contratação de Janeiro, é estreia na convocatória, enquanto Paulo Sérgio, devido a uma lesão sofrida na sexta-feira, não figura nas opções. Pateiro e Panandetiguiri regressam após castigo.

Equipas prováveis:

U. LEIRIA: Gottardi; Paulo Vinícius, Bruno Miguel e Zé António; Hugo Gomes, Marcos Paulo, Iturra, Leandro Lima e Patrick; Cacá e Fabrício.
Outros convocados: Mika, Luiz Carlos, Panandetiguiri, Mamadou Tall, Diogo Amado, Cepeda, Rúben Brígido, Pateiro, João Silva, Zahovaiko e Rodrigo Silva.

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira; Fernando, Guarín e Belluschi; Hulk, Falcao e Varela.
Outros convocados: Beto, Otamendi, João Moutinho, Rúben Micael, Cristian Rodríguez, Mariano e James Rodríguez.

Sem comentários: