domingo, 11 de janeiro de 2015

JACKSON, ÓLIVER E EVANDRO DERRUBARAM MURO DE BELÉM

​Dragões bateram Belenenses por 3-0 e continuam a ter o melhor ataque da Liga portuguesa, com 39 golos

​Golos de Jackson, a abrir a primeira parte (10 minutos), Óliver Torres, a abrir a segunda (47), e Evandro, a fechar a partida (93), permitiram ao FC Porto bater de forma clara o Belenenses, por 3-0, e manter-se a seis pontos do líder Benfica. Com uma postura bastante defensiva, que pareceu a espaços destinar-se apenas a evitar a goleada, os lisboetas não foram o adversário ideal para proporcionar um encontro de grande espectáculo, mas os Dragões derrubaram o muro do opositor e mantiveram até o estatuto de melhor ataque da prova, agora com 39 golos, numa partida que serviu igualmente para transmitir outras mensagens.

A partida começou com a Superior sul despida, devido a um protesto dos Super Dragões contra as arbitragens na Liga portuguesa. Só ao fim de seis minutos (o número de pontos de desvantagem do FC Porto face ao Benfica, à entrada para a 16.ª jornada) é que a claque ocupou os seus lugares e recolheu as faixas em que se lia "Se roubo de igreja era habitual / agora são roubos de catedral" e o lençol em que se via um andor a carregar figuras do clube lisboeta. Porém, se os Super Dragões chegaram simbolicamente atrasados ao encontro, a equipa azul e branca não o fez.

Pressionando o adversário e circulando bem a bola, os Dragões cercaram um Belenenses que pareceu traumatizado pela goleada sofrida na quarta-feira (7-1 no terreno do Sporting de Braga, em encontro da Taça de Portugal) e que se recolhia em 25 metros quando defendia. O primeiro remate foi de Jackson Martínez, aos oito minutos, e, apenas dois minutos depois, o colombiano abriu o marcador: Herrera desmarcou-se e cruzou da direita para o avançado, que apenas teve de encostar a cabeça. Jackson está agora a apenas um golo de igualar Hulk (44 golos) como melhor marcador de sempre do Estádio do Dragão.

A formação de Belém ainda se libertou em meados da primeira parte, mas sem conseguir criar perigo. E quando o FC Porto acelerava e aproveitava o terreno oferecido para trocar bem a bola, o adversário tremia. Foi assim aos 39 minutos, quando Quaresma aplicou uma trivela na esquerda e Jackson, ao segundo poste, bem se esticou mas não conseguiu rematar para a baliza. Antes, aos 35, Maicon cabeceou por cima, na sequência de um canto, e os Super Dragões voltaram a evidenciar-se, aos 30, com um minuto de aplausos em honra de José Maria Pedroto, três dias depois de se terem assinalado os 30 anos do seu desaparecimento.

A segunda parte arrancou praticamente com o 2-0: Óliver Torres aproveitou a cerimónia da defesa do Belenenses para aliviar a bola e rematou de forma imparável à entrada da área, apontando o quinto golo com a camisola dos Dragões. O 2-0 esfriou qualquer tentativa de reacção por parte dos visitantes e os Dragões foram gerindo o resultado, mesmo que o Belenenses se procurasse estender no terreno. O 3-0 pareceu sempre mais próximo do que o 2-1 e Tello (Ventura desviou o remate para a barra) e Indi (em boa posição, cabeceou por cima) ameaçaram fazer mexer de novo o marcador.

A melhor ocasião do Belenenses foi já nos descontos, mas Maicon travou em cima da linha o remate de Camara. Curiosamente, na resposta, o FC Porto chegou ao 3-0, através de um remate de fora da área de Evandro (substituiu Óliver aos 69 minutos), que assim se estreou a marcar pelos azuis e brancos. A luta pelo título continua no próximo sábado (20h15), quando os azuis e brancos se deslocarem a Penafiel para fechar a primeira volta da Liga.



in "fcp.pt"

Sem comentários: