quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Último forcing por Kléber não deve evitar tribunais


Alexandre Kalil, presidente do Atlético Mineiro, viajou para Portugal, procurando desbloquear em definitivo a transferência de Kléber para o Dragão. A viagem, bem como o motivo, foi ontem confirmada a O JOGO pela assessoria de Imprensa do clube brasileiro. Kalil teria, ainda de acordo com a mesma assessoria, a intenção de fazer uma derradeira tentativa para ultrapassar os desentendimentos com o Marítimo, que se arrastam há quase dois meses, mas, ao que apurou O JOGO, a desavença prossegue e só deverá mesmo resolver-se na FIFA.
Recorde-se que o Atlético Mineiro fechou negócio com o FC Porto na última semana de Junho, a troco de 2,3 milhões de euros, mas, por causa do ano de empréstimo que o avançado tinha para cumprir na Madeira, a transferência acabou congelada, com inúmeras acusações e ameaças pelo meio.
Apesar de interessados no jogador, os portistas deixaram o palco público das declarações públicas para madeirenses e brasileiros, aguardando pacientemente por um entendimento entre ambos que permitisse a Villas-Boas fechar o ataque com Kléber, que se mantém no Brasil enquanto aguarda o desfecho da novela.
Um novelão, aliás. Basta espreitar a sucessão de factos que O JOGO recorda aqui ao lado - e foi preciso seleccionar só os mais relevantes... -, para perceber a riqueza do enredo. Ontem, mesmo com as indicações da viagem de Kalil, o presidente do Marítimo, Carlos Pereira, repisou críticas. "Mantemos disponibilidade para negociar", disse, à tarde, no final da AG da Liga, que decorreu no Porto, sem deixar de repetir também, nessa altura, o que tinha dito de manhã: "Vai ser resolvido quando o atleta, o FC Porto e o Atlético Mineiro entenderem e quando o FC Porto se portar à altura dos seus pergaminhos e deixar de fazer aliciamento a jogadores com contrato. É um assunto que, com certeza, se discutirá nos tribunais". O presidente do Atlético Mineiro, insistiu, "não solicitou qualquer reunião". "O Marítimo não abdica dos seus princípios nem das partes contratuais e lamenta que o FC Porto tenha este tipo de comportamento. Vamos accionar o FC Porto e o Atlético Mineiro", rematou Carlos Pereira.
Os jornais brasileiros, sublinhando a importante injecção de capital que resultaria do desfecho do caso, sustentavam a ideia de que Alexandre Kalil, sem descartar a batalha jurídica, acreditava ainda num acordo e que, por isso, decidira viajar directamente para Portugal, esgotado que estava o prazo de paciência razoável, isto porque o FC Porto também queria responder, em definitivo, à vontade de Villas-Boas em ter mais uma alternativa de ataque. A cerca de 20 dias do encerramento do mercado, falta saber se a novela ainda aguenta outra reviravolta no enredo. Improvável, mas não impossível...
Liga não serviu para aproximar

Carlos Pereira, presidente do Marítimo, cruzou-se ontem com Antero Henrique, director-geral para o futebol portista, na Assembleia Geral da Liga, mas a O JOGO garantiram que Kléber não foi assunto tratado entre ambos. O presidente do Marítimo criticou o FC Porto uma vez mais.


CAPÍTULOS
2 JUNHO - Kléber assume desejo de jogar no FC Porto.
10 JUNHO - Alexandre Kalil, presidente do Atlético Mineiro, confirma contactos com o FC Porto.
12 JUNHO - Kléber confessava aguardar telefone para definir futuro.
14 JUNHO - Empresário de Kléber, Luciano Brustolini, garantia que a hipótese FC Porto agradava.

15 JUNHO - Kléber chegava a Portugal, depois das férias.
24 JUNHO - Atlético Mineiro confirma oficialmente acordo com os dragões, a troco de 2,3 milhões de euros.
26 JUNHO - Kléber chega ao Porto com o Marítimo para o estágio em Ofir e sublinha alegria pelo acordo. Carlos Pereira avisa que não estava fechado.
27 JUNHO - Avançado recusa-se a treinar com os madeirenses.
28 JUNHO - Kléber passa a treinar sozinho, regressando depois à Madeira.
6 JULHO - Afastado, Kléber confessa-se ansioso. "Não aguento mais esta novela". E nem a meio ia...
11 JULHO - Carlos Pereira, a O JOGO, dizia-se descontente com o FC Porto e ameaçava com os tribunais.
12 JULHO - Kléber não foi inscrito na UEFA pelo Marítimo.
16 JULHO - Presidente do Atlético ordena regresso de Kléber ao Brasil.
18 JULHO - Brasileiros ameaçam recorrer à FIFA.

20 JULHO - Carlos Pereira diz querer 460 mil euros para libertar jogador.

21 JULHO - Carlos Pereira denuncia pressões e aliciamentos.

24 JULHO - "Sem dinheiro não há Kléber", avisa Carlos Pereira.

4 AGOSTO - Kalil volta a apontar incumprimentos do Marítimo.

5 AGOSTO -  Carlos Pereira aponta a Suíça como campo de batalha e denuncia "pirataria".

10 AGOSTO - Kléber diz-se feliz com vitória do FC Porto na Supertaça e atento ao clube.


Kalil põe ponto final no negócio por Kléber

O presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, deslocou-se propositadamente a Portugal para desbloquear o caso Kléber, acabando por ser obrigado a pôr um ponto de final no negócio com os dragões.

“Já está tudo resolvido: não há negócio com o FC Porto e o jogador, que se encontra no Brasil, vai ser reintegrado no plantel do Atlético Mineiro. Ficará lá até a FIFA decidir este caso. Acredito que essa decisão ser-nos-á favorável e, depois, quem o quiser, seja o FC Porto, o Marítimo, o Benfica, a Roma ou o Inter de Milão, terá de negociar connosco”, disse Kalil a Record, ao fim da tarde de ontem, mostrando-se, depois, bastante insatisfeito com a postura adotada pelo Marítimo em todo este processo: “Carlos Pereira disse-me pessoalmente que iria resolver esta questão com o FC Porto, mas não o conseguiu fazer. Agora, resta-nos esperar pela decisão da FIFA. Foi o Marítimo quem motivou esta situação desagradável e todas as partes envolvidas ficaram a perder. O Kléber já pediu a rescisão do contrato de empréstimo com o Marítimo e vai ficar connosco até tudo estar resolvido.”

A terminar, Kalil ainda deixou elogios aos dirigentes portistas, com os quais se reuniu nesta viagem relâmpago a Portugal: “O senhor Antero (Henrique) e o senhor Adelino (Caldeira) foram muito gentis e tenho pena que o negócio não tenha avançado.”

Recorde-se que o FC Porto iria pagar 2,3 milhões de euros ao Atlético Mineiro por 50 por cento do passe de Kléber. Agora, depois de a FIFA tomar uma decisão, terá de renegociar com o clube brasileiro. De resto, apesar de tudo, Record sabe que esta decisão não atenuou a vontade dos dragões em contratarem Kléber. Contudo, o fecho do mercado está à vista e Walter é o único concorrente de Falcão...

in "record.pt"

Sem comentários: