quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Um duelo central

  

Hoje, quando enfrentar os jornalistas para antecipar a estreia no campeonato, André Villas-Boas ainda não terá a questão do central resolvida. Aliás, é bem provável que até precise de uma cábula se quiser recordar todos os nomes que já foram avançados como hipótese para reforçar a defesa e colmatar a saída de Bruno Alves, mas, no melhor dos cenários, dele só se deverá arrancar palavras de confiança em relação à dupla Rolando-Maicon, que se manterá firme na Figueira.


Apesar da longa lista, o brasileiro Rafael Tolói e o argentino Otamendi continuam a ser apontados como os alvos mais sólidos, com declarações a suportar essas duas vias. Syd Oliveira, presidente do Goiás, onde joga Tolói, admitiu que, mediante as sondagens que tem recebido, conta apresentar ao Conselho Deliberativo um pedido de autorização formal para negociar a parte do passe (50 por cento) que pertence ao clube, devendo fazê-lo amanhã ou, o mais tardar, no início da próxima semana. Os brasileiros contam encaixar com a venda de Tolói uma verba próxima dos quatro milhões de euros. A outra parte do passe, recorde-se, pertence ao empresário Juan Figger, agente que viabilizou a transferência de Walter para o Dragão e que representa também Hulk. A título oficial, o Goiás continua a desmentir qualquer proposta formal dos dragões, sugerindo apenas abordagens de intermediários. Aliás, de há várias semanas para cá que, pontualmente, os dirigentes do clube têm sido confrontados com a hipótese FC Porto.

Citado também como objectivo de clubes italianos, e para aumentar um pouco a confusão, Tolói aparecia ontem, em Itália, como alvo supostamente mais acessível porque, imagine-se, o FC Porto teria preferido investir em... Danilo Laranjeiro, do Palmeiras. O empresário de Danilo, Márcio Rivellino, garantiu a O JOGO não ter conhecimento de "qualquer abordagem". "Tenho 15 por cento do passe e não ouvi nada sobre isso. Sei que houve clubes italianos interessados, até porque ele tem passaporte italiano", acrescentou. Terá sido apenas mais um nome na poeira que se vai levantando sobre o assunto.

Sobre Otamendi, refira-se que, depois do presidente do Vélez, agora foi um vice-presidente, Julio Baldomar, a alimentar o assunto. "Estamos a par do interesse do FC Porto, mas não podemos dizer nada até que chegue uma proposta. Se for pelas verbas que têm sido faladas, não veríamos com maus olhos", disse ao jornal "Olé", que aponta os seis milhões de euros como montante considerado adequado. Certo é que o Vélez já tem substituto para Otamendi, tendo contratado Fernando Ortiz. Agora, só falta que o empresário Marcelo Simonian, também com óptimas relações no Dragão, encontre um clube na Europa para o internacional argentino.

Com mais de duas semanas para tomar uma decisão, e já sem hipótese de utilizar o futuro reforço no play-off da Liga Europa, o FC Porto poderá também jogar com a teia de nomes para, em jeito de leilão invertido, conseguir ao melhor preço possível um dos vários alvos a que terá apontado baterias. Para já, a O JOGO, garantem que este é um dossiê que continua aberto...

Otamendi

Tem 22 anos, esteve no Mundial da África do Sul, onde Maradona o adaptou ao lado direito da defesa. Joga no Vélez Sarsfield, tem 1,83 metros, e conta dar o salto para o futebol europeu esta época, tendo sido também apontado a clubes italianos e espanhóis.

Rafael Tolói

Completa 20 anos em Outubro e é internacional sub-20 pelo Brasil, sendo apontado como um dos valores seguros do futebol brasileiro. Joga no Goiás, tem 1,85 metros, e está há muito referenciado pelos portistas.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: