sábado, 28 de janeiro de 2012

Mercado

Ganso negociado


O FC Porto está interessado em Ganso e já fez uma proposta formal pelo médio do Santos. A ideia será contratar o jovem (22 anos) já nesta janela do mercado, mas também existe a possibilidade de Ganso só chegar no Verão. Isto se o FC Porto conseguir convencer o Santos a negociar, o que parece ser complicado, a julgar pelas declarações do presidente do clube. "Propostas como estas, eu diria que são cómicas, para não dizer trágicas. Diria que tem um erro de digitação, na proposta tem um 0 a menos. Mas vou responder segunda-feira [véspera do fecho do mercado] dizendo que não temos nenhum interesse e mandar uma cópia para os sócios dos direitos dele", referiu Luís Álvaro de Oliveira no programa Arena, da SporTV brasileira.
O Santos porém, não fecha as portas à saída de um dos seus principais activos. "Na hora em que ele quiser sair, eu não quero ser um obstáculo. É lícito que o jogador também desista no meio do contrato, mas para isso existe uma multa contratual para a rescisão unilateral", frisou. Ora essa cláusula é de 50 milhões de euros. "Nesta conjectura de mercado nenhum clube do mundo pagaria esse valor. Ainda não está ao nível de um Kaká ou de um Ronaldo. Ele ainda não estourou na Europa", lembrou a O JOGO Diogo Kotscho, assessor do médio, que raramente fala com a Imprensa.
Confrontado pelo nosso jornal com as declarações do presidente do Santos, Kotscho deixou um aviso. "O que ele disse é um exagero. Estamos a falar de uma negociação que ainda não acabou. Aliás, está a começar. A oferta do FC Porto não deve ser assim tão baixa se o DIS, que detém 55 por cento dos direitos económicos do Ganso, ficou satisfeito. Não tenho conhecimento dos números em questão, mas a oferta não será trágica ou cómica seguramente", frisou.
O assessor garante que Ganso tem vontade de sair do Santos e assinar pelo FC Porto. "Mas os clubes precisam de chegar a um acordo primeiro", alerta. "Entre o Ganso e o FC Porto será fácil chegar a um entendimento. É o momento de ele sair", sublinhou, explicando as razões do sim aos dragões. "O FC Porto disputa sempre a Liga dos Campeões e ganha títulos. E o campeonato português também é muito interessante, o que pesa muito. O FC Porto é uma grande montra porque disputa grandes competições. Além disso a língua facilita a integração de um jovem como ele", referiu.
As más relações entre o grupo DIS e o Santos não são, para o assessor do médio, um entrave. "As negociações não são feitas com base em relacionamentos, mas em interesses financeiros. A má relação do Santos com o DIS não é de agora e isso não prejudicou o acordo com o Danilo", lembrou. E Ganso até já terá falado com o antigo companheiro sobre o FC Porto. "É natural que lhe tenha ligado. E ao Alex Sandro. Eles eram muito amigos e o Danilo até é representado pela mesma empresa", referiu.
Ganso
NOME COMPLETO Paulo Henrique Chagas de Lima
IDADE 22 anos (12/10/1989)
ALTURA 1,82 m
PESO 78 kg
POSIÇÃO Médio-ofensivo
CLUBE Santos (desde 2008)

Um pensador de jogo que tem de ir à bruxa

Começou muito novo no futebol de salão, no modesto Tuna Luso. A técnica apurada, dizem, foi aperfeiçoada nesses torneios. Aos 15 anos trocou o piso sintético pelos relvados para jogar nas camadas jovens do Paysandu, de onde se mudou para o Santos pouco depois. Em 2007 sofreu uma lesão que o obrigou a parar seis meses. Seria a primeira de muitas. Mesmo assim, a qualidade que mostrava em campo e a forma como desequilibrava os jogos pela equipa júnior do Santos despertou a atenção de muitos clubes. Em 2008, o camisola 10 - a mesma que Pelé usou na Vila Belmiro - já era apontado como uma das grandes revelações do Brasil. Aos 18 anos estreou-se na equipa principal e foi conquistando o seu espaço e influência na equipa. O Santos apressou-se a renovar o contrato (2014) incluindo uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Só que a praga de lesões não o larga. Em Agosto de 2010 sofreu uma rotura de ligamentos no joelho esquerdo e esteve parado sete meses. Voltou em Março do ano passado, mas jogou pouco tempo. Em Maio nova lesão muscular - coxa direita - e um mês e meio no estaleiro. Em Setembro, foi a vez de a outra coxa ceder e mais 45 dias de inactividade.~

Mais estatuto que regularidade

Com 68 jogos no campeonato ao serviço do FC Porto, Belluschi é um jogador de qualidade insuspeita, mas que parece ter ficado sempre distante da regularidade que prometia. Indiscutível foi apenas com Villas-Boas, mas até na temporada passada perdeu o lugar, em prejuízo de um Guarín que cresceu muito na segunda fase da época. Guerreiro, tacticamente culto e com pormenores de qualidade no último terço do campo, Belluschi tem um perfil que o distingue da concorrência, sem no entanto lhe garantir lugar no onze. Com 28 anos (faz 29 em Setembro), tem cartel na Europa antes do regresso prometido ao River Plate e é essa fama que lhe permite agora chegar à Serie A italiana. O FC Porto pagou 5 milhões de euros por 50 por cento do seu passe em 2009, esperando que o Samurai pudesse colmatar a vaga deixada por Lucho González. Ora, dessa comparação poucos poderiam sair a ganhar. Belluschi não foi excepção...

Belluschi tem caminho aberto para Génova

Andou Itália a namorar Guarín durante todo o mês para, feitas as contas, a porta da Serie A se escancarar, agora, para outro médio do plantel. O FC Porto está em negociações muito adiantadas com o Génova para a cedência de Belluschi até final da temporada, ficando fixada uma opção de compra de 5 milhões de euros. A operação não ficou ainda concluída porque, ao que tudo indica, o argentino vai ser convocado para o jogo de amanhã, até porque Vítor Pereira só conta com 14 jogadores de campo para formar a convocatória, entre lesões e o castigo de Fernando.
Belluschi deve despedir-se em Barcelos, seguindo depois para o Luigi Ferraris, onde tentará convencer o Génova a avançar para a sua aquisição definitiva. O argentino ficou agastado com a novela da sua renovação com o FC Porto, interpretando o congelamento das negociações como um sinal de que o vínculo até 2013 não seria revisto. Tendo custado 5 milhões de euros, depressa se percebe que a SAD dificilmente arriscaria a que pudesse sair a custo zero no termo do contrato, pelo que o adeus se tornava previsível, se não agora, no final da temporada.
O interesse do Génova, que assegura os seus salários, cria condições para que o FC Porto recupere parte do investimento numa fase em que Belluschi perdeu algum protagonismo entre as primeiras opções de Vítor Pereira. O perfil do argentino sempre foi muito elogiado na Invicta, ao ponto de ser visto como um elemento de relevo no balneário, mas as condições parecem concorrer para que Guarín seja "reforço" para a segunda metade da temporada, saindo Belluschi.
O agente do colombiano continua em contactos com o Inter, mas a SAD insiste que não tem propostas pelo camisola 6.

Lucho faz amanhã o último jogo pelo Marselha

Lucho de regresso ao FC Porto ainda não passa de uma hipótese que precisa de muitas cedências por parte do jogador e do Marselha para que se torne realidade. Porém, ao que O JOGO apurou, o médio deve fazer amanhã o último jogo com a camisola dos franceses, diante do Rennes. Na segunda-feira, Federico Simonian, empresário de El Comandante, vai reunir-se com Vincent Labrune, presidente do Marselha, para acertar a saída do jogador. O destino? Para já é uma incógnita, mas se depender dele, será o Dragão. O Marselha está a atravessar problemas financeiros e como Lucho tem o contrato mais alto do plantel, o clube aceitou libertá-lo, tendo pedido que faça este último jogo, com o Rennes.
Ontem, Deschamps, treinador do Marselha, garantiu desconhecer o interesse do FC Porto. "Não há caso. Ao dia de hoje, o presidente não me disse: 'Há um clube interessado e a proposta agrada-me'. Se os agentes de Lucho estão em contacto com o FC Porto? Não sei, não é o meu trabalho. Não é a mim que devem fazer essa pergunta. Ele faz parte do plantel e está concentrado no jogo", referiu. Já o presidente do clube fez um desafio ao FC Porto: "Telefonem caso estejam interessados".

in "ojogo.pt"

Sem comentários: