domingo, 7 de outubro de 2012

FC Porto 2-0 Sporting: magia de Jackson e penalti de James

Jackson Martínez em ação no FC PortoDragões igualam o Benfica no topo da classificação, com 14 pontos, e os leões estão já a oito dos dois primeiros. 

O FC Porto derrotou o Sporting por 2-0, no clássico da jornada 6 do campeonato. Um resultado que permite aos dragões apanharem o Benfica, no topo da classificação, somando as duas equipas 14 pontos cada. Já os leões ficam a oito pontos dois dois primeiros.

No Dragão mandam os dragões
- A equipa da casa entrou a mandar no jogo e logo aos 3 minutos, João Moutinho rematava, depois de uma boa jogada coletiva. Ficava o primeiro aviso à equipa de Oceano Cruz que se apresentava com várias novidades, designadamente Izmailov a jogar a 10.

Jackson à Madjer
! - Rui Patrício foi cedo chamado a defender as suas redes, negando o golo a Jackson Martínez depois de o colombiano levar a melhor sobre os centrais rivais. Aos 10 minutos, o sucessor de Falcao não falhava e inaugurava o marcador, ultrapassando o guardião leonino de calcanhar. Um belo golo para ver e rever. O avançado portista recebeu a bola de Danilo e, de costas para a baliza, desviou à Madjer para o fundo da baliza.

A seguir, Vítor Pereira era forçado a fazer a primeira substituição no jogo, ainda antes dos 20 minutos, depois de lesão muscular de Maicon. Mangala entrou para o seu lugar e o momento acabou por coincidir com uma maior preponderância dos leões no jogo. A equipa de Oceano conseguiu equilibrar a contenda, impondo muita alma na disputa de cada bola, mas sem criar verdadeiras ocasiões de perigo.

Lucho falha penalti...
- Na segunda parte, o FC Porto começou por ter ocasião flagrante para ampliar o marcador, com um penalti assinalado a seu favor, depois de uma mão na bola de Cédric. O lance parece involuntário, com o jogador do Sporting no chão, mas o que é certo é que o árbitro apontou para a marca de castigo máximo. Lucho González não conseguiu contudo concretizar, atirando ao poste.

A segunda metade foi mais jogada a meio-campo, sem grandes oportunidades de golo, e fica marcada pela expulsão de Marcos Rojo, aos 73 minutos, com o segundo cartão amarelo. A jogar com menos um, a tarefa tornou-se ainda mais complicada para a equipa de Alvalade que só conseguiu criar uma verdadeira ocasião de perigo, com Pranjic a rematar, de livre direto, para uma grande defesa de Helton.

... James não
- A seis minutos dos 90, as esperanças leoninas ficavam por completo desfeitas, com o 2-0 do FC Porto. Novo penalti assinalado a favor dos da casa e desta feita, James Rodríguez não falhou. Antes, Mangala tinha atirado uma bola à trave e no seguimento do lance, o juiz assinalou falta de Boulharouz sobre Jackson, na área, num lance que suscita algumas dúvidas.
Ficha de Jogo:

4 comentários:

100% Dragão disse...

Boas

Entramos muito bem e o golo monumental do Jackson deu justiça ao resultado, depois baixamos o ritmo e pressionamos menos. O jogo ficou mais dividido mas sem que o adversário conseguisse criar perigo. O sporting como sempre vai chorar mas todos os "casos" foram bem ajuizados. Eles não fizeram uma única oportunidade, ZERO, só o Porto poderia ganhar este jogo. Vitória justíssima.

Abraço

http://100porcentodragao.blogs.sapo.pt/

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem tivemos uma entrada forte na partida e obtivemos a vantagem. Depois dominamos e controlamos o jogo.
Na segunda parte voltamos a entrar fortes, e foi com naturalidade que obtivemos o segundo golo.

Pena foi que Jorge Sousa tenha efectuado uma má arbitragem. Muitos amarelos, dois penaltis duvidosos a nosso favor, sempre a quebrar o ritmo de jogo etc.

O dérbi merecia um melhor árbitro, que não fosse na manhosice do jogador típico do nosso campeonato que se atira ao tapete mal sente o calor humano.

O Sporting pode observar que existiram penaltis duvidosos, mas sem qualquer influência no resultado.

O Sporting não criou uma única oportunidade de golo.
Sinceramente esperava um Leão mais bravo, a querer mostrar valor.

Mas foi um Sporting amorfo.

Ao FC Porto aponto novamente o erro de depois da vantagem cair no marasmo e não resolver logo a contenda.

Quanto aos jogadores, estiveram bem colectivamente, com Jackson a apontar mais um golo de belo efeito.
James cada vez mais cimenta a sua posição no plantel, Varela está em boa forma e Moutinho é aquela máquina, sempre com o eucalipto Fernando a secar tudo à sua volta e Lucho a comandar.

Danilo e Alex Sandro muito bem no papel de laterais, a saber temporizar o seu jogo ofensivo e defensivo.

Excelente ambiente nas bancadas. A família azul e branca está com a equipa.
Estamos em evolução e isso distingue-nos dos adversários que já estão espremidos.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

O FC Porto entrou bem e fez um quarto de hora de excelente nível, altura em que justificou não só o espectacular golo de Jackson como também merecia ter dilatado o marcador.

Depois caiu numa toada sofrível, caracterizada por excessivas perdas de bola e erros primários que os calimeros nunca souberam explorar.

Parece inexplicável a atitude portista, só ligeiramente atenuada pelo facto de, à falta de melhores argumentos, os calimeros tenham enveredado pelo recurso da «sarrafada», com a complacência do árbitro, que apesar de os carregar de amarelos, não teve coragem de expulsar mais cedo, dois ou três infractores recorrentes. Por causa disso Fernando viu um amarelo.

O trabalho do árbitro foi, ainda assim, obviamente contestado, no final, pelo já habitual mau perder dos calimeros. Se como já afirmei, não esteve bem disciplinarmente, tecnicamente esteve bem melhor. Não cometeu grandes falhas e a única dúvida terá sido a segunda grande penalidade, que no Estádio me pareceu correcta. De resto, em seis jogos do campeonato, este foi o primeiro em que o FC Porto, em termos técnicos, não foi prejudicado.

Um abraço.

dragao vila pouca disse...

Sem ser tão brilhante como na última quarta-feira e com alguns jogadores - Varela, Maicon, Alex e Lucho - a acusarem os efeitos de uma partida que obrigou a um grande desgaste físico e mental, o F.C.Porto venceu com toda a justiça um Sporting que apenas uma vez colocou Helton, verdadeiramente, à prova.

Depois, como é normal para os lados de Alvalade, tentam branquear a incompetência e os constantes desvarios, com críticas requentadas aos árbitros. Já os topamos.

Abraço