terça-feira, 11 de outubro de 2011

Hulk: "Rejeitei jogar por Portugal"


É uma revelação, no mínimo: segundo Hulk, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ou alguém ligado a ela, convidou-o para jogar por Portugal. E a resposta não podia ter sido mais pronta. "Nunca passou pela minha cabeça. Quando joguei no Japão, pude virar japonês e rejeitei. Em Portugal, também tive proposta e rejeitei, disse que não queria. Agradeci, mas disse que tinha o sonho de jogar na selecção do Brasil. Consegui realizar esse sonho, aos poucos vou ocupando o meu espaço e vou fazer isso até ficar com um lugar", respondeu ontem, no México, na conferência de Imprensa que lança o jogo particular do Brasil da próxima madrugada.
Curiosamente, há exactamente dois anos Hulk não tinha sido tão assertivo quando lhe foi sugerida essa possibilidade. "É difícil falar sobre a hipótese de jogar por Portugal. O meu sonho é jogar na selecção brasileira. Estou ainda com 23 anos, mas nunca se sabe o dia de amanhã...", disse então, numa "superflash" no Centro de Treinos do FC Porto. Um mês depois seria chamado por Dunga para cumprir o dito sonho e jogar de canarinha ao peito no Catar.
Qualquer hipótese que Hulk tivesse de vir a jogar por Portugal ficou desfeita nesse dia. E se o suposto convite português só pode ter sido feito antes da estreia pelo Brasil - ou seja, na era de Queiroz -, o Incrível não poderia nessa altura cumprir com o período exigido por lei para a naturalização: seis anos de permanência no país. Assim sendo, ou a sondagem tinha perspectivas futuras ou então a árvore genealógica do jogador inclui ascendência portuguesa, o que nunca foi desvendado por Hulk. Nesta fase, porém, episódios destes não mudam o rumo da novela...


5

Hulk foi cinco vezes internacional pelo Brasil. A primeira, na era de Dunga, ocorreu um mês depois da suposta chamada portuguesa

3

No auge das naturalizações em Portugal, chegaram a ser três os brasileiros a jogar em simultâneo. Mas mais nomes foram sugeridos.

Federação nega convite institucional

Contactada por O JOGO para se pronunciar acerca deste convite, a FPF, através de fonte oficial, negou qualquer tipo de convite institucional ao jogador. Sondagens podem ter sido feitas por qualquer um, até porque se sabe que o seleccionador nacional de então, Carlos Queiroz, era favorável à naturalização de jogadores que pudessem representar mais-valias.
Liedson foi o único a concretizar esse processo - Deco e Pepe já eram do tempo de Scolari -, mas nos meses anteriores ao Mundial'2010 falou-se ainda na vontade do treinador de requerer a chamada dos gémeos do Manchester United, Rafael e Fábio da Silva, além do guarda-redes do Flamengo, Bruno, este posteriormente detido por ser suspeito de ter assassinado a namorada. Manuel Casaca

"Talvez marque num remate forte, como muitos esperam"

Sendo uma das caras mais desconhecidas do escrete para os jornalistas brasileiros, não admira que, na conferência de Imprensa do lançamento do jogo, as origens do jogador tenham sido vasculhadas. Hulk começou por explicar que o nome teve origem na infância, quando admirava o super-herói e o pai lhe disse que um dia ele seria assim. "Quando me chamam Givanildo até estranho", riu.
Depois, mostrou a vontade de levar bem alto o nome de Paraíba - é natural dessa região - naquela que, sabe bem, será a sua grande apresentação pública na selecção. "Estive no Japão, depois no FC Porto e hoje jogo na Liga dos Campeões e sou cada vez mais bem visto na selecção. Os brasileiros já assistem aos meus jogos e as interrogações começam a ficar de lado", afirmou. Um golo colocaria de vez a desconfiança para trás. "Não dá nem para imaginar", exclamou. "Bonito ou feio não interessa... é golo. Vou fazer o que o Mano me pedir. Se puder fazer um golo, ficarei muito feliz. É difícil imaginar, mas talvez marque num remate forte como muitos esperam", prognosticou.

Enfim titular e logo no eixo

ANDRÉ MORAIS
A sexta internacionalização será especial para Hulk. Depois de 67 minutos repartidos por cinco jogos (Catar, Omã, França, Gana e Costa Rica) na selecção - dois com Dunga, três com Mano Menezes -, o Incrível do FC Porto terá finalmente a oportunidade com que tanto sonhou: ser titular. "Começar de início vai ser a maior oportunidade. Quando se começa, entra-se mais concentrado em tudo. Quando se sai do banco para entrar, até aquecer os outros jogadores estão noutro nível. Mas temos de estar preparados, de início ou não, porque cada minuto é importante", referiu.
O que não deixa de ser curioso é que a estreia se vá dar no eixo do ataque, posição em que Hulk não se sente tão à vontade e em que raramente actua nos dragões. "Não sei ainda se vou jogar...", começou por dizer, embora tenha sido treinado num ataque entre Neymar e Lucas. "O FC Porto joga com três atacantes, e eu aberto pela direita. Mas também já joguei no meio. Para mim, é um pouco diferente. Mas não tenho dificuldade. Procuro jogar nas três posições da frente", continuou.
Mano Menezes já lhe deu indicações e tudo. "Pediu para me movimentar e abrir espaços, pois com certeza a bola vai entrar", contou.

Hulk cabe no protótipo de Mano

O jogo contra o México será apenas o quarto de Hulk nos 15 já disputados pela canarinha debaixo da orientação de Mano Menezes, mas a (falta de) opção não tem a ver com as características do jogador, e sim com a sua identidade. O seleccionador tem preferido Leandro Damião, Alexandre Pato ou até Fred, todos muito diferentes daquele que o treinador tem estereotipado como avançado ideal: Ronaldo Fenómeno.
Chicão, defesa-central do Corinthians, chegou a ser capitão da equipa treinada por Mano Menezes - e não tem dúvidas. "O homem do meio não precisa de correr atrás. Mas tem de ser muito bom no posicionamento, forte, rápido e brigão. No Corinthians, era o Ronaldo. E um avançado como ele enche as medidas de Mano Menezes", explicou.
Num Brasil com poucas soluções a esse nível, porquê apenas agora Hulk? "O Mano está numa fase de experiências... Ele já sabe que Hulk pode jogar na direita, mas a sua opinião diz que é mais indicado para o meio. Esse treinador gosta de avançados que segurem bem a bola. E é muito difícil tirar uma dos pés do Hulk", prosseguiu, certo de que o Incrível "vai mostrar serviço porque na selecção todos dão um pouco mais."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: