quarta-feira, 6 de outubro de 2010

AVB: "Não há caso para grande penalidade"

André Villas-Boas cumpriu a promessa feita no final do jogo com o Vitória do Guimarães e reconheceu a inexistência de grande penalidade no lance entre Alex e Rúben Micael que antecedeu a sua expulsão. O treinador do FC Porto tinha dito que estava convencido da existência de um penálti nesse lance, mas também garantiu que se retractaria caso estivesse equivocado. "Se não estiver correcto, na próxima conferência de Imprensa faço mea culpa", disse. Pois bem, o técnico portista resolveu não esperar pela próxima conferência de Imprensa e ontem, em declarações publicadas no site do clube, reconheceu o equívoco, embora reforçando a expectativa em relação à análise que será feita ao jogo por parte de Vítor Pereira à passagem da 10ª jornada. "Na sequência de uma série de imagens proporcionadas hoje pela TVI sobre o lance na grande área do Guimarães, e que originou a minha expulsão, confirma-se que não há realmente caso para grande penalidade. Nessa jogada as críticas são infundadas e injustas", começa por referir o treinador do FC Porto. "No entanto", refere, "esta reapreciação não apaga uma sequência de erros, cuja referência mantenho e que devem ser analisados à 10ª jornada". E especificou: "Estaremos, pois, atentos ao rigor e à ponderação dados pelo presidente da Comissão de Arbitragem às faltas de Ricardo e João Alves sobre Falcao e João Moutinho, respectivamente, e à entrada violenta por trás do João Paulo sobre Falcao. Para além disto, houve dois foras-de-jogo mal assinalados, sendo que um dos quais deixava o Falcao isolado frente ao guarda-redes."

Bola na mão mas de...Rúben Micael

André Villas-Boas afirmou que no minuto 78 do jogo entre o Guimarães e o FC Porto ficou um penálti por marcar a favor dos portistas, por alegada mão na bola de Alex quando disputava um lance com Rúben Micael na área minhota. E pediu para a TVI mostrar o lance. Pois bem, ontem a estação televisiva mostrou imagens não difundidas durante o jogo e, de diversos ângulos, viu-se uma mão na bola, mas de Rúben Micael. Alex estava atrás do médio portista e a bola não chegou sequer ao jogador do Guimarães. Lance esclarecido.

Uma multa ou um mês de fora

A punição de Villas-Boas na sequência da expulsão do banco no jogo com o Guimarães depende em larga medida do relatório do árbitro Carlos Xistra. De acordo com o Regulamento Disciplinar da Liga, os protestos contra a equipa de arbitragem são matéria no artigo 112º, que prevê a pena de advertência e multa acessória entre 125 e 500 euros. Esta é a pena mais comum. O artigo 109º, que abrange os casos de lesão da honra e reputação dos elementos da equipa de arbitragem, prevê a aplicação de suspensão entre um mês e um ano e multas entre 1000 e 10 000 euros.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: