quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Galões de favorito - coeficiente só ultrapassado pelo liverpool



Depois da Liga dos Campeões, Taça dos Campeões Europeus, Taça das Taças, Taça UEFA, Taça das Cidades com Feira, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental, o FC Porto inscreve a partir de amanhã o seu nome em encontros da Liga Europa. A Cristal Arena, em Genk, vai ser palco do 298.º jogo do FC Porto em competições internacionais, contra o 59.º do seu adversário. Uma diferença significativa que diz bem do historial dos dois clubes.

Não é por acaso que os dragões são apontados como um dos clubes favoritos à conquista do troféu. O seu coeficiente à entrada para o playoff situava-os em segundo lugar, só ultrapassados pelo Liverpool, equipa que, no entanto, teve de entrar em competição na 3.ª pré-eliminatória. Entre os dez primeiros está também o Sporting, mas em caso de apuramento terão de ser levadas em conta as formações que transitam da Champions.

Experiência

Seja como for, dificilmente os azuis e brancos deixarão de ser indicados como uma das equipas mais bem colocadas para chegar longe na Liga Europa. A experiência acumulada em vários confrontos da Champions permite-lhes sonhar alto, muito embora alguns jogadores com maior experiência não façam parte das escolhas de André Villas-Boas para o duplo embate com o Genk. Jorge Fucile não está sequer inscrito nesta fase, ao passo que Raul Meireles continua com o seu futuro por resolver. Já Mariano González recupera da lesão no joelho direito e só poderá entrar em ação em outubro. Cristian Rodríguez é outro atleta com experiência neste tipo de competições que não viaja à Bélgica, por lesão.

Mesmo assim, Villas-Boas, que faz a sua estreia como treinador principal nas competições europeias, conta com atletas que já pisaram relvados internacionais por diversas ocasiões, como são os casos de Helton, João Moutinho e Rolando.

Contudo, o técnico portuense não vai permitir que os seus jogadores se acomodem à sombra do estatuto e favoritismo que lhes são conferidos para relaxar perante o Genk. Aliás, o bom arranque de época da equipa de Frank Vercauteren é um sério aviso à navegação. Tendo perdido em todas as deslocações à Bélgica, o FC Porto quer inverter a tendência.

in "record.pt"

Sem comentários: