quarta-feira, 18 de agosto de 2010

João Moutinho é o dragão com mais pedalada europeia

As aparências iludem. Apesar da cara de miúdo e da idade que lhe corresponde, João Moutinho tem muita rodagem. Com 23 anos, é um dos mais novos da lista de convocados elaborada por Villas-Boas para o encontro com o Genk, mas é o que melhor currículo europeu apresenta. Nenhum outro jogador do plantel, nem Helton que é nove anos mais velho, tem tantos jogos internacionais (53) nas pernas. A explicação é simples: o médio era indiscutível na equipa do Sporting, onde esteve seis temporadas a competir na Liga dos Campeões e na Taça UEFA, com várias eliminatórias de acesso à fase de grupos a ajudar à contabilidade. Já Helton (41 jogos) só assumiu a baliza do FC Porto, na Europa, em 2006/07.
Amanhã, em Genk, João Moutinho somará a 54ª presença em jogos europeus, mas apenas a primeira com a camisola do FC Porto. Contudo, tantos jogos não significam que o ex-leão seja o melhor marcador do actual plantel azul e branco nestas andanças. Esse estatuto cabe a outro médio: Rúben Micael. Na época passada, foi ele a figura da participação do Nacional na Liga Europa, marcando sete golos em oito jogos. Moutinho tem quatro golos, os mesmos de Falcao.
Voltando à temática da experiência, além de Helton e Moutinho, o FC Porto não leva para a Bélgica outro jogador com mais de 25 jogos europeus. Raul Meireles (35) e Rodríguez (30) ficam em casa: o primeiro porque estará de saída do Dragão e sua utilização inviabilizaria a transferência para outro clube presente nas provas europeias; o segundo por lesão. Por outro lado, há várias estreias em perspectiva nas competições europeias: Walter, Souza, Miguel Lopes, Sereno, Castro e Ukra

Walter, Rúben e Castro chamados


Villas-Boas riscou dois nomes e acrescentou três na lista de convocados para o encontro com Genk. Walter, cujo certificado chegou na segunda-feira, Rúben Micael e Castro seguem esta manhã viagem para a Bélgica, integrados numa comitiva de 19 jogadores. Na realidade, este trio estreia-se em convocatórias, uma vez que, por diferentes motivos, falharam os jogos da Supertaça e da Naval. Aumenta, assim, a expectativa quanto à possível utilização do reforço brasileiro em provas oficiais. Rúben esteve lesionado, mas já está em condições de lutar por um lugar na equipa.
Por outro lado, Guarín e Rodríguez ficam em terra devido a lesões. O colombiano continua a fazer tratamento à entorse traumática no tornozelo esquerdo sofrida na Figueira da Foz, enquanto o uruguaio procura debelar um problema num adutor. Ontem fez trabalho de ginásio.
Entre os jogadores que estão inscritos nas provas europeias ficaram, ainda, de fora Kieszeck, Raul Meireles e Sérgio Oliveira, entretanto cedido ao Beira-Mar.


in "ojogo.pt"

Sem comentários: