terça-feira, 5 de julho de 2011

Kleber: "Um ano de atraso? Cheguei na hora certa"

Chegou, viu e falou. Kléber tornou-se oficialmente no quinto reforço do FC Porto para esta época; com um ano de atraso, é verdade, mas ainda assim no "momento certo", como o próprio avançado referiu no dia da apresentação. Antes de ter treinado pela primeira vez com os novos companheiros, Kléber assinou o contrato que, tal como O JOGO adiantou, terá uma validade de cinco anos e uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros, motivos mais do que suficientes para o deixarem "muito feliz". "Todos os jogadores sonham em dar o salto para um grande clube. O FC Porto é conhecido no mundo inteiro e, por isso, todos sonham em jogar aqui. Felizmente, estou a realizar esse sonho. Agora, só espero conseguir mostrar o meu valor". Estas foram as primeiras palavras da mais recente contratação do FC Porto, que serviram de mote ao discurso que se seguiu: depois do sonho, sobra o trabalho. Pelo menos para já, porque os golos ficam para mais tarde. "Titular? Chego com a expectativa de treinar para encontrar o meu espaço, e para ganhar a confiança dos meus companheiros e do treinador. Estou certo de que a oportunidade de jogar vai chegar e, quando isso acontecer, espero marcar muitos golos para ajudar o FC Porto", explicou.

Numa altura em que se continua a especular sobre uma possível transferência de Falcao, Kléber anunciou ainda que recusa a ideia de ter perdido um ano devido à intransigência do Marítimo em aceder a libertá-lo mais cedo para o Dragão. "Tudo acontece quando tem de acontecer. Este é o momento certo para estar aqui, no FC Porto. Chego na hora certa, no momento certo", explicou o brasileiro. Simpático e sorridente, o avançado, de 21 anos, só encontrou adjectivos positivos para descrever os sentimentos do momento. "Estou feliz, bastante feliz. Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. Estou muito contente com a oportunidade que o FC Porto me está a dar. Espero corresponder dentro do campo a esta aposta que fizeram em mim".

"Venho para aprender a marcar como o Falcao"

Falcao, Hulk, Varela e muitos outros. O ataque do FC Porto "tem jogadores de grande qualidade", mas Kléber assume que chegou tranquilo, sem estar obcecado com a titularidade, e com muita vontade de aprender. De preferência com Falcao, "uma referência" quando se fala de golos. "É um grande avançado. Excepcional! Um goleador. Venho para aprender com ele... Espero aprender a forma como ele se movimenta, como ataca a bola na área, como finaliza. Ele é simplesmente excepcional". Os elogios estenderam-se, depois, aos restantes jogadores do FC Porto. "É fantástico ter como companheiros de equipa jogadores tão conhecidos internacionalmente. Sou novo e venho para aprender com todos eles. Uma coisa é certa: com jogadores assim, tudo fica mais fácil".

Kléber, como já se escreveu aqui ao lado, não ficou triste por ter perdido a última temporada do FC Porto, com tantas conquistas difíceis de repetir, e assume que será "apenas mais um" que chega ao clube para se habituar a vencer. "Sou apenas isso, mais um que, tal como muitos outros, vão tentar encontrar o seu espaço na equipa. O grupo tem muita qualidade, não só no ataque, mas em todos os sectores, como ficou comprovado no ano passado, com todas aquelas conquistas. É um orgulho estar aqui".

Apesar de ter jogado duas épocas no Marítimo (número 10 na camisola), durante as quais apontou 15 golos em 38 jogos do campeonato (29 como titular), Kléber não se importou de fazer um auto-retrato para os mais desatentos. "Sou um jogador bastante raçudo e corro sempre atrás daquilo que quero. Tenho consciência de que vou ser muito cobrado no FC Porto, porque todos estão à espera que eu faça muitos golos... E eu espero marcar bastantes, até porque quero dar muitas alegrias aos adeptos".

Um "claro" ao campeonato e um "vamos ver" à Champions

A pergunta parece obrigatória; a resposta também. Será que Kléber já sonha com a conquista do campeonato? "Claro que sim! O FC Porto é um clube com uma grande dimensão e está sempre na luta por todos os títulos. Mas é preciso trabalhar para os conquistar. Há bastantes clubes qualificados no nosso campeonato e nós somos apenas mais uma equipa nesta briga". O brasileiro também vai ter a oportunidade de jogar nas competições europeias. E logo na Liga dos Campeões. "Todos os jogadores sonham conquistar essa competição... Vamos ter a oportunidade de jogar a Champions e estou certo de que correremos atrás das vitórias em todos os jogos e, quem sabe, se não poderemos mesmo vencer a competição". Fica o desejo.

"Escolhi o FC Porto porque é o melhor"

Kléber assumiu ontem que nunca chegou a falar com ninguém ligado ao Sporting, apesar da proposta que a formação leonina fez ao Marítimo, mas teve cuidado ao escolher as palavras quando foi questionado sobre a eventualidade de sempre ter tido como objectivo representar o FC Porto. "O meu interesse era esperar que o meu contrato acabasse para depois escolher o melhor para mim. E quando acabou, escolhi o FC Porto, pela dimensão do clube, pela qualidade dos jogadores, e também porque é o melhor". No meio de tanto especulação, sobrou ainda as dificuldades criadas pelo Marítimo ao longo do último ano. Apesar disso, Kléber garante que saiu a bem do clube insular. "Não estou triste com os dirigentes do Marítimo. De forma alguma. Agradeço aos adeptos pelo carinho que sempre tiveram por mim e ao clube pela oportunidade que me deu".

Assinou, conversou com os jornalistas e treinou duas vezes

O primeiro dia de Kléber no FC Porto foi intenso; começou bem cedo, com uma visita ao Estádio da Dragão para a assinatura do contrato. Depois, o avançado seguiu para o Olival e, ainda antes de falar aos jornalistas, trocou algumas palavras com Vítor Pereira. "Conversei com o treinador no balneário. Cumprimentou-me, deu-me as boas-vindas e disse que está à espera que eu faça um grande trabalho no clube". Seguiu-se o treino, o primeiro, mas foram apenas 30 minutos com poucas oportunidades para lhe tirar a pinta. Antes, Kléber trocou ainda algumas palavras com Beto, depois de ter saído dos balneários na companhia de Pinto da Costa e Antero Henrique.

Projecto desenhado com três pontas-de-lança

O FC Porto fez a época passada apenas com dois pontas-de-lança - Falcao e Walter -, mas este ano os responsáveis portistas pretendem contar com três jogadores para essa posição específica. Foi com esse objectivo que avançaram para a contratação de Kléber, um avançado que já esteve para ingressar no FC Porto na última temporada. Para completar a equação, falta desvendar o futuro de Falcao. Para já, e sobre o assunto, sobra apenas uma garantia: se o colombiano sair, os portistas avançam de imediato para a contratação de um avançado, tendo já sido associados a nomes como Denis Stracqualursi (Tigre) ou Leandro Damião (Internacional). Mas há outros nomes referenciados em caso de emergência. No entanto, primeiro é preciso aparecer uma proposta capaz de tirar Falcao do Dragão. E, até ao momento, ainda não houve. A equação com três pontas-de-lança, para já, garante-se com El Tigre, Kléber e Walter.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: