terça-feira, 5 de julho de 2011

Kléber. O verdadeiro Pinheiro cruza o Atlântico mas com destino ao Norte

Um ano depois do início da novela, FC Porto oficializa contratação do ponta-de-lança que fará sombra a Falcao


O Sporting bem o quis para colmatar a falta de um pinheiro que fizesse a bola entrar na baliza e ajudasse a tirar a equipa do sufoco que foi a última época. O desejo de ter Kléber Laube Pinheiro em Alvalade era tanto que, em Janeiro, os leões cobriram com duzentos mil euros a proposta que o FC Porto fizera pelo avançado brasileiro no Verão de 2010. Se os dragões queriam investir 2,3 milhões num negócio que o Atlético Mineiro aceitou fazer, o Sporting chegou-se à frente com 2,5 milhões.

O Marítimo, que tinha o jogador emprestado pela equipa brasileira desde 2009, não gostou que o FC Porto tivesse aliciado o atleta, opos-se à transferência para a equipa da Invicta e até avançou com um processo, ficando do lado dos números leoninos. Só que o clube de Belo Horizonte manteve-se fiel à primeira palavra e, ontem, Kléber trocou o verde e vermelho dos insulares pelo azul dos campeões nacionais.

O avançado cruzou finalmente o oceano Atlântico e treinou no Olival às ordens de Vítor Pereira. O Marítimo teve de "engolir o sapo" de um contrato válido até 2016 e uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. Termina assim a novela luso-brasileira, que em tempos também chegou a ser rodada nas imediações do Estádio da Luz, quando ecoaram rumores de uma cobiça encarnada.

NA SOMBRA Aos 21 anos, Kléber chega ao FC Porto para disputar um lugar que pertence (até ver) a um inquestionável. Depois de uma época irregular em que só conseguiu marcar sete golos no campeonato português, o brasileiro dá de caras com os expressivos números de Falcao: 17 golos na Liga, um na Supertaça e 17 na Liga Europa. Assim não é fácil e se o colombiano não for ter com André Villas-Boas a Chelsea, Kléber terá muito trabalho para sair da sombra do goleador.

À certeza absoluta das dificuldades que vai enfrentar entre os campeões nacionais, Kléber alia um discurso humilde: "Estou aqui para aprender com Falcao, é um goleador excepcional. Admiro a forma como se movimenta, ataca a bola e consegue finalizar e sei que só tenho a evoluir se o observar com atenção". Mas a garra de dragão também está lá e o "avançado raçudo", como se descreve, promete muitos golos e trabalho na certeza de que poderá ser campeão. "Estou num grupo com muita qualidade, como comprovam os títulos recentemente conquistados, e vou jogar a Liga dos Campeões. Este é o salto com que sonham todos os jogadores de futebol", rematou o ponta-de-lança.

CHEGADAS Além de Kléber, o técnico Vítor Pereira ganhou ontem mais três "reforços". Integrados no trabalho da selecção nacional depois da final da Taça, Rolando, João Moutinho e Varela juntaram-se uma semana depois aos companheiros de equipa. Isto, enquanto o mercado não mexe mais e não leva provavelmente o central ou o médio para longe do Dragão.



in "ionline.pt"

Sem comentários: