terça-feira, 5 de julho de 2011

Wil Coort renovou até 2013

O treinador de guarda-redes do FC Porto renovou contrato por mais duas épocas, isto é, até Junho de 2013. O anterior vínculo havia expirado no final da temporada passada. Desta forma, Wil Coort passa a ter um contrato com a mesma duração do que os restantes elementos da equipa técnica.

Wil Coort chegou ao FC Porto em 2005, com Co Adriaanse, e depois da saída do treinador, em conflito com o clube, permaneceu no cargo. É o elemento da equipa técnica com mais anos de casa, tendo trabalhado ainda com Jesualdo Ferreira e André Villas-Boas. Sobreviveu, portanto, à saída de três técnicos, dado o seu bom trabalho ter sido sempre reconhecido pela estrutura directiva do clube. No campeonato anterior o FC Porto manteve-se invicto e foi a equipa com menos golos sofridos (apenas 16). Uma prova também do trabalho desenvolvido pelo treinador holandês.

Wil Coort não é apenas responsável pelos guarda-redes da equipa principal, mas também pelos da formação. A promoção de Kadú ao plantel portista insere-se nessa lógica de acompanhamento dos escalões inferiores. Depois de uma carreira na baliza do Den Bosch, o holandês especializou-se no treino de guarda-redes e deu cartas nesse clube e depois no Ajax.


Coort à lupa

> Sétima época

Wil Coort cumpre a sétima época no FC Porto. Chegou com Co Adriaanse, em 2005/06, e ficou depois da saída do treinador holandês, logo no início da época seguinte. Trabalhou quatro temporadas com Jesualdo Ferreira e uma com André Villas-Boas.


> Nove guarda-redes

Pelas mãos do holandês do FC Porto já passaram nomes tão diferentes como Vítor Baía, Helton, Paulo Ribeiro, Ventura, Nuno, Beto e Kieszek. Agora, para além de Helton, trabalha com Bracali e Kadú. São nove guarda-redes diferentes, sem contar os juniores.


> Treze títulos

Cinco campeonatos, quatro Taças de Portugal, três Supertaças Cândido de Oliveira e uma Liga Europa foram os títulos ganhos por Wil Coort no FC Porto


> Den Bosch e Ajax

Wil Coort foi guarda-redes do Den Bosch, da Holanda, e terminou a carreira com 30 anos. No mesmo clube foi treinador de guarda-redes durante oito épocas (nas primeiras acumulou as funções com as de jogador) e no Ajax passou mais oito temporadas com a mesma função. Para o ano cumprirá a... oitava época no FC Porto.


> Perfil

Wilhelmus Theodora Antonius Emanuel Coort tem 50 anos. Eficiente no trabalho, fora dele, pelo que se sabe, gosta de passear. Adora Portugal e passa férias no Algarve.

Trabalho a quadruplicar

Enquanto não se decide a colocação de Beto, por empréstimo ou venda, Wil Coort trabalha com quatro guarda-redes, estando já definido que é Kadú que acompanha Helton e Bracali na época que vai começar. O guarda-redes português é cobiçado por vários clubes e alimenta o desejo de jogar com regularidade para poder fazer parte das escolhas de Paulo Bento no caso de Portugal se apurar para o Europeu. Ventura também aguarda que o FC Porto decida em que clube irá jogar, em Portugal ou no estrangeiro.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: