domingo, 2 de dezembro de 2012

Artur Jorge "FC Porto pode fazer bom resultado em Paris"

Treinador que levou os dragões à conquista da sua primeira Liga dos Campeões acredita que é possível garantir o primeiro lugar do Grupo A.

Artur Jorge, ex-treinador do FC Porto e do Paris Saint-Germain, acredita que os "dragões" têm "grandes hipóteses de fazer um bom resultado em Paris" e garantir esta terça-feira o primeiro lugar do Grupo A da Liga dos Campeões.

Em declarações à agência Lusa, Artur Jorge anteviu "um bom jogo, entre duas boas equipas, com bons jogadores, que querem ficar à frente do grupo, porque também é importante ficar em primeiro".

Para além do prestígio, o treinador que levou o FC Porto à conquista da Taça dos Campeões, em 1987, destaca ainda que "o vencedor do grupo defrontará uma equipa segunda classificada na fase seguinte", logo teoricamente mais acessível.

"É um jogo importante. São duas equipas com nível, com nome e é importante qual fica em primeiro lugar. Também por isso, antevejo que vai ser um jogo bom", sustentou.

Artur Jorge considera que ainda é cedo para aferir qual das equipas está melhor, até porque ambas se assumem como candidatas ao título, mas espera que o FC Porto saia vencedor.

"Estamos no início da época, ainda faltam muitos jogos e, nesta altura, não podemos dizer muito mais. São duas boas equipas, com jogadores de grande qualidade. Se estiverem ao seu nível, podemos assistir a um grande jogo", defendeu.

O ex-técnico disse que os portistas possuem um grande meio-campo e bons avançados, tal como o Paris Saint-Germain, pelo que entende que são duas equipas positivas, com grande vontade de jogar bem e de marcar golos.

"Isto tudo são aliciantes que vão fazer com que este jogo seja um jogo bom. Se o FC Porto jogar ao seu nível, tem grandes hipóteses de fazer um bom resultado em Paris", justificou.

O FC Porto, ainda segundo Artur Jorge, possui uma equipa praticamente nova, pois, tirando dois ou três jogadores, a grande parte chegou este ano ou o ano passado, mas possui já muita qualidade.

O ex-treinador, que se sagrou campeão nacional pelos dois clubes, sublinha que "o PSG tem presentemente condições que nunca teve. Pode comprar os jogadores que quiser e quando se tem jogadores de muita qualidade, e treinadores, as portas estão completamente abertas".

"Se olharmos para o FC Porto, também é um bocadinho a mesma coisa. É um clube muito grande e eu não diria que tem um passado, mas sim um presente muito forte nas competições europeias", adiantou.

Por tudo isto, Artur Jorge acredita que ambas as equipas vão proporcionar um bom jogo, positivo, e sustenta que o PSG não é só Zlatan Ibrahimovic, "embora a equipa seja mais forte a jogar com o internacional sueco".

"É um jogador que faz golos, tem feito no campeonato e na Taça, e é um verdadeiro ponta-de-lança. Faz golos à frente, atrás, à esquerda e à direita, com os pés, com a cabeça, com o calcanhar. É um jogador de muita qualidade", disse.

No entanto, acrescenta, "se se olhar para o FC Porto, também tem jogadores capazes de fazer golos, tem muitos e bons jogadores. Toda a gente sabe quem são e não vale a pena destacar nenhum".

Artur Jorge pretende assistir ao jogo no Parque dos Príncipes, até porque ao vivo tem outra envolvência, mas não sabe ainda se tal será possível, devido aos seus afazeres pessoais.

"Não sei ainda, mas, em princípio, sou capaz de ir. Vou ver se é possível, mas de uma forma ou de outra vou ver o jogo e espero que tudo corra da melhor forma possível", finalizou.

Além da conquista europeia, Artur Jorge foi três vezes campeão nacional com o FC Porto (1984/85, 1985/86 e 1989/90), tendo também conquistado uma Taça de Portugal (1990/91), e foi campeão francês, pelo Paris Saint-Germain (1993/94).

in "ojogo.pt"

Sem comentários: