domingo, 2 de dezembro de 2012

Mangala: dos subúrbios de Paris para o Parque dos Príncipes


Eliaquim Mangala regressará a França, dezassete anos após ter emigrado para a Bélgica, pela porta grande. O defesa do F.C. Porto nasceu nos subúrbios de Paris e entrará no Parque dos Príncipes como titular da equipa portuguesa. Está a crescer.



Nesta altura, o esquerdino já jogou mais que em toda a época passada. São 17 encontros como elemento utilizado por Vítor Pereira, contra apenas 14 ao longo da temporada 2011/12.

Em Braga, Mangala marcou até o seu segundo golo da época, insuficiente para garantir a continuidade do F.C. Porto na prova. O defesa marcara igualmente na Madeira, frente ao Nacional, também para a Taça de Portugal.

O contraste é evidente. Depois de uma época de adaptação, com 14 jogos e 1 golo (frente ao Benfica, para a Taça da Liga), o jogador de 21 anos foi conquistado espaço no onze de Vítor Pereira e apresenta-se agora como solução interessante para o setor defensivo.

Nesta terça-feira, Eliaquim Mangala pisará o relvado do Parque dos Príncipes com confiança renovada e sensações mistas. No final de 2011, o defesa admitiu ser adepto do Paris Saint-Germain. 

«Sou grande adepto do clube. Se eles me quisessem ia já a correr», disse ele, há um ano.

Algo natural. Eliaquim Mangala nasceu em Colombes, um subúrbio de Paris, a 13 de fevereiro de 1991. Embora tenha acompanhado a família na mudança para a Bélgica, com apenas quatro anos, o jogador não esqueceu as suas raízes.

O defesa do F.C. Porto representa os sub-21 de França e quererá, no regresso ao Paris, deixar boas indicações aos responsáveis da seleção gaulesa.

Testado na pré-época como lateral esquerdo, Mangala não conseguiu disfarçar algum desconforto na posição, mais até que Maicon quando Vítor Pereira lançou o brasileiro à direita. O treinador pretendia desenvolver outro tipo de rotinas nos centrais. Parece ter resultado.

A lesão de Alex Sandro motivou a utilização de Mangala à esquerda, com crescente aceitação por parte dos adeptos. Quando o brasileiro regressou, Vítor Pereira sacrificou Abdoulaye e devolveu Mangala ao centro. Será nessa posição que irá surgir no Parque dos Príncipes.

Na receção ao Paris Saint-Germain, Eliaquim Mangala entrou ao minuto 90 para substituir James Rodriguez, o autor do golo solitário (1-0). Na semana seguinte, o embate com o Sporting originou as lesões de Alex Sandro e Maicon, abrindo espaço para a sua entrada no onze.

Vítor Pereira está satisfeito. Aposta em Otamendi e Mangala para anular Ibrahimovic e garantir o primeiro lugar no grupo da Champions. Será uma noite especial para o rapaz que cresceu na Bélgica sem esconder o desejo de regressar a Paris. Pela porta grande.


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: