sábado, 2 de fevereiro de 2013

FC Porto no castelo à procura de continuar a «navegar a bom ritmo»


Pela primeira vez em várias semanas, o FC Porto tem a possibilidade de colocar alguma pressão no Benfica no que diz respeito à liderança do campeonato, pois joga primeiro com o Vitória de Guimarães do que os encarnados com Vitória de Setúbal.

No entanto, Vítor Pereira foi claro na conferência de imprensa de antevisão à deslocação ao Estádio D. Afonso Henriques. O FC Porto não tem o interesse de colocar pressão no adversário, mas sim de vencer sempre para poder continuar no primeiro lugar do campeonato e «navegar a bom ritmo».

Na primeira volta, os dragões golearam o Vitória de Guimarães por 4x0 no Estádio do Dragão, mas já muita coisa mudou desde então. Os azuis e brancos mudaram alguns jogadores, entre eles Hulk, e a revolução foi ainda maior nos vimaranenses, que apesar da equipa jovem que apresentam estão a realizar uma época respeitosa.

Rui Vitória tem sabido gerir da melhor forma um grupo de trabalho composto por jogadores com pouca experiência e sinal disso é o sexto lugar no campeonato, além da presença nas meias-finais da Taça de Portugal. Além disso, chega ao confronto com o invicto FC Porto após ter empatado em Alvalade a um golo, naquele que foi o primeiro jogo que o Sporting não conseguiu vencer desde que Jesualdo Ferreira assumiu o comando técnico da equipa.


Izmaylov espreita lugar no 11 após lesão de Defour ©Catarina Morais
Izmaylov espreita titularidade na estreia de Liedson

Vítor Pereira já sabia que não podia contar com Kléber e James Rodríguez para o embate com o Vitória de Guimarães mas esta quinta-feira foi confrontado com uma má notícia. Defour lesionou-se e vai ficar inativo durante algumas semanas.

O médio belga tem sido uma espécie de pronto socorro nos azuis e brancos esta temporada e apesar de alinhar quase sempre em diferentes zonas do meio-campo tem estado em grande nível, tendo, inclusive, marcado um golo na última goleada do FC Porto frente ao Gil Vicente.

Assim, na ausência de Defour, o treinador dos bicampeões nacionais terá forçosamente que mexer no 11 que tem apresentado nos últimos jogos e é aqui que entra a hipótese de Marat Izmaylov poder estrear-se como titular, depois de já ter alinhado em três jogos como suplente utilizado, tendo mesmo marcado no primeiro jogo que fez com a camisola do FC Porto no Estádio do Dragão.

Outra estreia que pode acontecer em Guimarães é a de Liedson. O avançado internacional pela seleção portuguesa não pôde defrontar o Gil Vicente porque o certificado internacional ainda não tinha chegado. Contudo, os problemas burocráticos estão solucionados e o atacante poderá entrar no decorrer do encontro, pois o ataque será entregue a Jackson Martínez, o melhor marcador do campeonato.

V.Guimarães defronta o FC Porto após empatar em Alvalade ©Carlos Alberto Costa
FC Porto em vantagem no confronto histórico

É a 68ª vez que o FC Porto vai jogar em casa do Vitória de Guimarães para o campeonato e a verdade é que o confronto histórico é favorável aos azuis e brancos.

Até ao momento, os números indicam que os dragões conseguiram ganhar por 32 ocasiões, tendo empatado por 20 vezes, enquanto o Vitória de Guimarães venceu 15 jogos.

Na temporada passada, os dragões venceram por 1x0, logo no primeiro jogo do campeonato. Hulk, na conversão de uma grande penalidade, apontou o único golo registado.

Em 2010/2011 registou-se o último empate do FC Porto no Estádio D. Afonso Henriques. Numa temporada em que os dragões conquistaram o título sem qualquer derrota, foi na cidade-berço que perderam os primeiros pontos da época. Os comandados de André Villas-Boas empataram a uma bola e Hulk também foi o marcador de serviço, enquanto Faouzi faturou para os minhotos.

Por fim, o último triunfo do Vitória de Guimarães em casa frente ao FC Porto para o campeonato foi em 2001. Comandados por Augusto Inácio, os vimaranenses ganharam por 2x0, com golos de Marco Couto e Nuno Assis.


in "zerozero.pt"

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Mais logo na cidade Berço o FC Porto tem um dos jogos mais complicados fora do seu reduto na segunda volta.

O Vitória é uma equipa que tem demonstrado uma evolução competitiva, tem jogadores de qualidade e um treinador que percebe de futebol.
Vai ser portanto necessário um Porto solidário, aguerrido e com capacidade de sofrimento, para levar de vencida os minhotos.

Temos demonstrado muita confiança nos passados desafios.

Temos um meio campo criativo e capaz de controlar e dominar um adversário.

Defour é uma baixa de peso, pelo que não será de admirar que Alex Sandro ocupe a ala esquerda do ataque, entrando Maicon para o centro da defesa e Mangala para a defensiva esquerda.

Jogue quem jogar, estou convicto que com o apoio dos nossos adeptos iremos vencer.

O árbitro é habilidoso, pelo que se espera que não complique o desafio para ambas as equipas.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt

Anónimo disse...

Será um jogo dificil para a nossa equipa devido à forma como o guimarães costuma jogar contra nós. Mas com uma entrada série, com atitude sairemos de lá com mais 3 pontos rumo ao tri!

http://dragaocomrazao.blogspot.pt/2013/02/v-guimaraes-vs-fc-porto-3-pontos-para.html