sábado, 4 de junho de 2011

Falcao: "Barça é a melhor equipa do planeta, mas podemos vencer"

A Colômbia é o seu país, a sua terra, a sua paixão; a Argentina a casa adoptiva, onde cresceu e se fez em definitivo futebolista e conheceu o amor da sua vida, Lorelei Tarón. Por isso, nestas férias Falcao escolheu instalar-se em Buenos Aires, perto da família e dos muitos amigos que fez desde 2001 até à partida para o FC Porto. Amanhã estará nas bancadas do Estádio Monumental para apoiar um River Plate que não luta por títulos como quando El Tigre vestia a camisola encarnada, mas por se manter na primeira divisão. Porém, o descanso do goleador não é total; enquanto procura desfrutar de cada minuto das férias, também prepara a Copa América que se disputará em Julho, avalia o seu futuro e ainda encontra tempo para recordar o passado recente, repleto de glória em Portugal e na Irlanda, onde conquistou a Liga Europa. "Quando cheguei à Europa, sonhava ter este tipo de vitórias. Mas a forma como tudo aconteceu foi impressionante. Não pensei que pudesse ser assim e muito menos que marcaria tantos golos. Tinha muita fé, mas realmente tudo o que se passou no FC Porto foi muito melhor do que o que esperava", confessou a O JOGO, ainda surpreendido pela excelente campanha coroada com quatro voltas olímpicas e o título de maior goleador da Liga Europa. Falcao repete algumas das ideias que deixou na entrevista ao canal Fox Sports, esta semana, e ainda não abre em definitivo o livro do futuro. Mas, não deixa de ser curioso que, para ele, falar do futuro seja falar... da Supertaça europeia.

Depois da Copa América, que camisola vai vestir? A do FC Porto, a do Real Madrid , a de algum clube inglês?

Tenho mais dois anos de contrato com o FC Porto, onde me sinto muito cómodo, e, como tenho dito, estamos a conversar sobre a renovação. Depois desta temporada com quatro títulos, algo que não é fácil de conseguir em qualquer equipa do mundo, creio que há clubes de toda a Europa interessados nos jogadores e até no treinador do FC Porto, que é um clube que se destaca por ser vendedor. Eu trato de me manter à margem de todos os rumores e só penso em jogar.

Já imaginou como será defrontar o Barcelona de Messi e Guardiola na Supertaça europeia?

Motiva-me bastante pensar que vamos jogar contra a melhor equipa do planeta. Já estamos a pensar nessa partida. Não será fácil, claro, mas ninguém nos pode tirar a esperança de vencer a prova.

Pode dizer-se que Villas-Boas é um treinador ganhador como Mourinho, mas com os gostos futebolísticos de Guardiola?

É um treinador muito inteligente, próximo dos jogadores, escuta as necessidades do plantel e sabe ceder. Por isso, o ambiente no grupo foi muito bom. Tem um enorme potencial e pode chegar longe no futebol.

Viu a final da Liga dos Campeões?

Sim, e o jogo do Barcelona foi espectacular. Sem dúvida que são os melhores do mundo, uma equipa recheada de grandes jogadores, os mais talentosos. Vamos ter de trabalhar muito forte para os poder vencer, mas nada é impossível. É um jogo e há que disputá-lo.

"Senti arrepios em Dublin, foi o ponto máximo de felicidade"

Nem Messi com o Barcelona fez tantos golos numa prova europeia. O que significa este feito para si?
Superei a marca de Jurgen Klinsmann, e esse feito, a título pessoal, é algo maravilhoso e que nunca esquecerei em toda a minha carreira. Sem dúvida. De qualquer forma, estou convencido de que nada teria servido se não tivéssemos ganho a Liga Europa. Isso realça muito mais o meu recorde pessoal. E, definitivamente, o colectivo é o mais importante para todos.

Pensavam que essa final em Dublin seria com o Braga ou pensavam noutro clássico decisivo com o Benfica?

Na verdade pensávamos que o Benfica seria o nosso rival na final, mas o Braga mostrou que é uma grande equipa e que se fortalece diante dos grandes adversários. Tem excelentes jogadores, por isso não nos surpreendeu defrontá-los em Dublin. Não foi um jogo fácil para nós, mas conseguimos impor o nosso jogo e terminar como campeões.

E o Falcao foi outra vez o herói. Agradeceu de forma especial ao Guarín pelo passe?

O Fredy é um grande jogador, fez um cruzamento magnífico. Creio que, em grande parte, o golo que marquei o devo a ele. Por isso o abracei tanto nos festejos. É um grande companheiro e uma excelente pessoa.

O FC Porto deve ser a equipa portuguesa mais popular na Colômbia graças ao trio que formou o Falcao com o Guarín e o James...

Somos um bocadinho da Colômbia em Portugal. Por sorte, as coisas têm saído bem, e é excelente ter compatriotas como companheiros de equipa porque facilita a adaptação. Partilhamos muitas coisas, como os costumes da comida e da música.

Além disso, festejaram os títulos com a camisola do FC Porto e a bandeira da Colômbia às costas...

Isso é uma das coisas de que mais me orgulho. Qualquer jogador sonha triunfar. Quando dava a volta olímpica em Dublin, sentia arrepios no corpo porque estava no ponto máximo da felicidade. Na verdade nem tem explicação. E partilhar essa consagração com a bandeira do meu país foi algo fantástico e único.

"James amadureceu muito, está em grande"

A combinação entre o amarelo, o azul e o encarnado gera devoção em Falcao. Figura no FC Porto, transformou-se na estrela maior colombiana, ao nível de Shakira, a cantora e namorada de Piqué, do Barcelona. El Tigre é o jogador mais cobiçado para a selecção do seu país e também foi eleito como embaixador para promover o Mundial de sub-20 que a Colômbia vai organizar. Além disso, teve o privilégio de conversar com o presidente do país, Juan Manuel Santos. "Parece-me um pouco exagerado dizer que sou herói nacional. O êxito no FC Porto é que gerou este tipo de sentimento no meu país. Talvez não tenha a real noção do que consegui, mas também não penso muito nisso. Procuro ser o mesmo de sempre, mas tenho a esperança de representar sempre bem a selecção, que é o que mais quero neste mundo", confessou.

A família contou-lhe o impacto que os seus golos tiveram na Colômbia?

Sim, falaram-me da emoção que foi para todos os colombianos, que o viveram como se tratasse de uma equipa do nosso país. Estou muito contente e quero desfrutar com eles, que me seguem e estão sempre presentes.

Está preparado para a Copa América?

Todos os jogadores têm sempre muita vontade de mostrar que o que fazem nos clubes não é mera casualidade. Espero que o rendimento colectivo seja bom, à parte do que podem fazer as individualidades. Não basta brilhar se não se formar um bom grupo. É fundamental.

James pode chegar à selecção principal depois do Mundial de sub-20?

James amadureceu muito, está a atravessar um grande momento. Os três golos que marcou na final da Taça de Portugal deixam isso claro. Não se deve sobrecarregá-lo com responsabilidades, mas estou seguro de que vai dar muitas alegrias à nossa selecção.

Vai receber a camisola 9 do River das mãos de Passarella

Falcao já sonha com a Supertaça europeia, mas presenciará uma outra final. É amanhã, no Estádio Monumental, quando o seu River defrontar o Colón num jogo-chave para a permanência no escalão principal. Os adeptos estão à espera da presença de El Tigre e até lhe pediram para vestir a camisola do River e dar uma ajuda. Como isso não é possível, os dirigentes do emblema de Buenos Aires vão receber o goleador com pompa e circunstância e entregar-lhe uma das novas camisolas do clube com o número 9 e o seu nome nas costas. A honra da entrega caberá a Daniel Passarella, actual presidente do River e ex-treinador do colombiano. "Tenho um grande carinho pelo River e deixava tudo em campo cada vez que defendia as suas cores. Passei muitos anos no Monumental. Era a minha casa, e entristece-me ver o clube nesta situação. É inesperado e não condiz com a história. Oxalá tudo corra bem e o clube siga no primeiro escalão", deseja o avançado enquanto tenta encontrar uma justificação para este momento delicado. "Foram anos e anos de maus resultados. Não se chega a isto de um dia para o outro", atirou.

Está por escrever a música da vida do goleador

Lorelei, a esposa de El Tigre, é argentina. Nasceu em Misiones, uma província ao norte do país que faz fronteira com o Brasil e o Paraguai. Conheceram-se na igreja, casaram-se, e agora ela, além de apoiar Falcao em todos os campos onde vai jogar, também está a fazer carreira como cantora. Nesta altura está a gravar o seu primeiro disco, em Buenos Aires. "O que ela faz é lindo, tem talento e merece todo o meu apoio para continuar ligada à música. Já me escreveu várias canções, como a que me cantou no dia em que casámos. Oxalá faça outra música porque seria sinal de que ganhámos a Copa América. Seria a melhor música da minha vida."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: