quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

«Falcao tem estado incrível», diz ídolo do avançado

Juan Pablo Angel não esconde admiração pelo portista



Radamel Falcao e Juan Pablo Angel têm a nacionalidade e a camisola do River Plate em comum. Este último jogou primeiro no clube argentino e é uma referência do avançado do F.C. Porto. E que pensa Juan Pablo Angel do sucessor colombiano no River? «Acredito imenso nele», diz ao Maisfutebol. É o início de uma análise a El Tigre, que agora veste de azul e branco e encanta a Invicta.

«O Falcao tem estado incrível!» É assim, numa frase tão certeira como um remate ao ângulo que o antigo ponta-de-lança de River, Aston Villa e NY Red Bulls fala do compatriota. A admiração entre os colombianos parece ser, afinal, mútua. Aliás, ambos seguem atentamente o River, gritam os golos dos Milionários de Buenos Aires e, por isso, não será exagero dizer que Juan Pablo Angel já festejou os golos de Falcao na Argentina. 

No entanto, é o momento actual de Radamel Falcao que importa, até porque o avançado nunca viveu um tão bom como agora. «Conheço-o muito bem e tem sido constante no F.C. Porto, sempre a marcar, já leva muitos golos», diz «Angelito». 

«Não me admirava que fosse já para uma liga mais importante»

Sim, os números não mentem, pelo contrário: dão razão ao colombiano, que formou um trio de ouro no Monumental, com Aimar e Saviola. Insiste-se. E o que pensa de Falcao? «É muito, muito bom ponta-de-lança, um goleador, não me surpreendia nada que ele fosse já para uma Liga mais importante», declarou Juan Pablo Angel. 

No River Plate, Falcao é o colombiano que sucede a Angel, ainda que com anos de diferença. A comparação entre «Angelito» e «El Tigre» é inevitável. «Temos características muito semelhantes, sim, mas temos histórias diferentes», comenta Juan Pablo aoMaisfutebol. Ora, Crespo saiu do River e o colombiano foi o substituto encontrado. Quando chegou à Argentina, Juan Pablo Angel já era um futebolista profissional, com 23 anos, ou seja, sensivelmente a mesma idade com que Falcao chegou ao F.C. Porto.

O avançado portista chegou ao River Plate mais novo e logo viu em Juan Pablo uma referência. «Isso é porque sou colombiano como ele e joguei no River Plate», diz o mais velho desta dupla, que ficou um pouco sem jeito quando colocado perante a questão.

«Angelito» preferiu mesmo centrar-se no percurso do compatriota. «O Falcao está a ir muito bem no F.C. Porto, até ao momento. Falo com ele algumas vezes e tenho uma boa relação com ele», acrescenta. O que Juan Pablo Angel também diz é que nunca partilhou campo com El Tigre. 

«Por acaso, nunca jogámos juntos. No River Plate, porque sou mais velho e já tinha saído quando ele chegou, na selecção porque a equipa passava por um processo de renovação e desencontrámo-nos», conta.

E os golos pela Colômbia?

Quem viu, ou quem se lembra de Juan Pablo Angel nos primeiros tempos de Aston Villa, consegue confundi-lo com Falcao, ou o contrário, pelo cabelos compridos. Dois goleadores muito parecidos no modo de actuar e, inclusive, nos números pela Colômbia. O primeiro tem nove golos na conta, o segundo leva seis. Estranho para dois grandes goleadores, não?

«Temos poucos golos pela selecção, mas estas são equipas especiais, há menos tempo para trabalhar», argumentou Juan Pablo Angel, ao Maisfutebol. «Não vejo o Falcao como o responsável pelos poucos golos, até porque aquilo que ele faz no F.C. Porto mostra bem que jogador é», concluiu, despedindo-se de forma simpática. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: