quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ninguém arrancou tão bem na Europa


Apesar da frequência dos despistes ou das avarias, um bom arranque é meio caminho andado para ganhar uma corrida de automóveis. No futebol é mais ou menos a mesma coisa. Pois bem, o FC Porto acelerou a fundo desde o primeiro jogo e o motor não deu sinais de desgaste, nem a carroçaria derrapou em nenhuma curva. O resultado é avassalador: nove vitórias em nove jogos, contando com todas as competições. Até ver, nenhuma outra equipa na Europa consegue superar a marca da equipa de André Villas-Boas.

O JOGO olhou para o ranking da UEFA, considerou os 20 países mais cotados (Inglaterra à frente, Israel atrás), fez as contas às vitórias, empates e derrotas dos respectivos líderes e chegou à conclusão de que o saldo do FC Porto é imaculado. Nesta altura, só há três equipas que podem aspirar a alcançar a marca dos portistas: os espanhóis do Valência, com quatro vitórias em quatro jogos, os alemães do Mainz, com seis vitórias em outras tantas partidas, e os israelitas do Hapoel Haifa, com três vitórias em três jogos.

Convém dizer que há equipas na Europa com mais vitórias do que o FC Porto (porque fizeram mais jogos), como o Shakhtar, da Ucrânia, ou o Copenhaga, da Dinamarca, ambos com dez triunfos, ou ainda o Levski de Sófia, da Bulgária, com 11 vitórias. Só que em qualquer um dos casos já há derrotas e empates no currículo, o que permite ao FC Porto ficar à frente da classificação.

O arranque da equipa portuguesa torna-se ainda mais saliente pela mudança de equipa técnica. Para já, para lá de uma Supertaça no currículo, ninguém tira a Villas-Boas o início de época fulgurante. O próximo adversário é o Olhanense.

Percurso
Para garantir o registo imaculado, sem paralelo na Europa - pelo menos sem paralelo ainda no número de jogos - o FC Porto teve de ultrapassar adversários como o Benfica (Supertaça), o Braga, jogou na Bélgica, com o Genk, carimbando praticamente o acesso à fase de Grupos da Liga Europa. Curiosamente, convém sublinhar que os quatro golos encaixados pelos portistas até ao momento foram no Dragão: dois com o Genk e dois com o Braga.

Mais vitórias mas com derrotas

Neste momento, há três líderes de campeonatos europeus que têm mais vitórias do que o FC Porto (e mais jogos). São eles o Shakhtar, da Ucrânia, o Copenhaga, da Dinamarca, ambos com dez triunfos, e ainda o Levski de Sófia, da Bulgária (adversário do Sporting na Liga Europa), com 11 triunfos. O melhor saldo do FC Porto justifica-se porque qualquer uma destas equipas já perdeu e empatou jogos. O FC Porto não.

Inter com mais jogos do que cesena

O líder do campeonato italiano é o surpreendente Cesena, promovido esta época à Serie A, com duas vitórias e um empate em três jogos. No entanto, O JOGO considerou para o estudo o Inter, que tem os mesmos pontos do Cesena, porque tem mais jogos realizados. O vencedor da Champions tem duas vitórias e um empate no campeonato, mas já ganhou a Supertaça italiana, por exemplo, ao Roma.

FC Porto com saldo imaculado

O FC Porto consegue o melhor saldo de resultados entre os líderes dos principais campeonatos europeus, considerando o ranking da UEFA. A equipa de André Villas-Boas conseguiu vencer os nove jogos que disputou até ao momento. Marcou 23 golos e sofreu apenas quatro, tendo vencido já um troféu, a Supertaça Cândido de Oliveira. O Olhanense é o adversário que se segue no calendário portista.

Mainz surpreende na Alemanha

Outra das equipas que pode alcançar a marca do FC Porto é o Mainz, da Alemanha. A equipa somou vitórias em todos os jogos que disputou até ao momento, ou seja, seis. Ontem à noite alcançou a quinta vitória na Bundesliga, ao derrotar em casa o Colónia por 2-0, e cimentou a liderança no campeonato. O Mainz também tem um triunfo na Taça da Alemanha.

Valência persegue marca portista

O arranque do Valência no campeonato espanhol está livre de manchas. A equipa treinada por Unai Emery pode atingir os números do FC Porto, dependendo dos próximos jogos. Para já, tem quatro triunfos em quatro jogos. Venceu três partidas a contar para o campeonato e também ganhou o único jogo disputado na Liga dos Campeões, ao Bursaspor, da Turquia. Hoje o Valência recebe o Atlético de Madrid.

10
Dos países considerados, o campeonato ucraniano é aquele que tem mais jornadas disputadas. Já vai em dez, com o Shakhtar, que é adversário do Braga na Champions, a dominar

23
Golos marcados pelo FC Porto esta época, considerando todas as competições. Hulk, com sete golos, quatro na Liga e três na Liga Europa. No capítulo dos golos sofridos, os portistas ficam-se pelos quatro.


Dragões já vão em 19 jogos consecutivos a ganhar

O FC Porto está há 19 jogos oficiais consecutivos sem perder: aos nove da actual temporada, sob o comando de André Villas-Boas, devem somar-se mais dez do final da última época. Essa trajectória vitoriosa e imparável começou no jogo da Taça com o Rio Ave, em Vila do Conde, a 24 de Março último, ainda com Jesualdo Ferreira no banco. Hulk ficou na bancada nesse encontro, mas já sabia que podia ser utilizado no encontro seguinte, porque o Conselho de Justiça havia anulado a sentença da Comissão Disciplinar.

Daí em diante, misturando todas as competições, e com Hulk a falhar apenas dois jogos, os portistas venceram sempre. Já vai em 19 jogos consecutivos, série que os dragões vão tentar ampliar já no próximo sábado, quando receberem o Olhanense. Como O JOGO escreveu, Villas-Boas igualou, com a vitória na Madeira, o bom arranque de Bobby Robson e António Oliveira, estando agora a três vitórias de imitar o arranque vitorioso de Jesualdo Ferreira: oito vitórias nas oito primeiras jornadas. Para igualar esse registo, o FC Porto de Villas-Boas teria de derrotar o Olhanense, o Guimarães e Leiria. Para ultrapassar o recorde de Jesualdo, era preciso derrotar também a... Académica.

Bruno Alves e companhia fora das contas

O campeonato russo partiu para esta temporada no sexto lugar do ranking da UEFA - Portugal encontrava-se na nona posição -, mas acabou por ficar de fora desta contagem devido ao calendário diferenciado relativamente às restantes ligas europeias. Para explicar melhor a opção, refira-se que a principal competição da Rússia já acumulou 21 jornadas do campeonato, embora o actual líder, o Zenit, tenha ainda dois jogos em atraso. A título de curiosidade, refira-se que a formação onde joga Bruno Alves - e Meira e Danny - tem 14 vitórias e cinco empates no campeonato, ao qual se soma mais um triunfo na Taça da Rússia. Relativamente às competições europeias, o registo é menos positivo: três vitórias, um empate e uma derrota, um resultado que ditou o afastamento do Zenit da fase de grupos da Liga dos Campeões diante o Auxerre.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: