quarta-feira, 22 de setembro de 2010

André Villas-Boas perto de superar marca de Robson

Cinco triunfos a abrir a Liga. André Villas-Boas iguala Bobby Robson em arranques de campeonatos e pode superar o mestre inglês se o F. C. Porto vencer o Olhanense. Em 1994/95 o dragão, orientado pelo técnico inglês, foi travado pelo Benfica à sexta jornada.

Quando foi apresentado como treinador do F. C. Porto, André Villas-Boas disse que era mais clone de Bobby Robson do que de José Mourinho, porque tinha ascendência inglesa, nariz grande e gostava de beber vinho. Ambos marcaram o técnico: o primeiro abriu-lhe as portas do futebol; o segundo acompanhou-o no processo de crescimento e de maturação. Mas Villas-Boas está muito perto de fazer história pelo seu próprio pulso se vencer o Olhanense (sábado, 21.15 horas, Sport TV1), no Dragão. Garante seis triunfos consecutivos a abrir o campeonato, aquilo que os dois mestres não conseguiram ao serviço dos azuis e brancos.

Em 1994/95, Bobby Robson deixou a concorrência em estado de alerta, ao levar o F. C. Porto a cinco vitórias seguidas no arranque da Liga. Mas ao sexto jogo, a equipa empatou no terreno do rival Benfica, na altura o campeão nacional em título. Esteve a vencer por 1-0, com um golo de Iuran, mas o brasileiro Isaías fixou o resultado final. À quinta jornada, os dragões tinham um ponto de vantagem sobre o Sporting e três sobre o Benfica, mas as vitórias ainda valiam dois pontos.

Na temporada seguinte, em 1995/96, o treinador inglês conduziu o F. C. Porto a quatro triunfos consecutivos no arranque da prova, mas depois empatou no terreno do Felgueiras, a um golo. Foi um resultado inesperado, tratando-se de uma adversário que se estreava no principal escalão do futebol português, mas tinha como treinador Jorge Jesus. Nessa altura, os dragões gozavam de dois pontos de vantagem sobre o Benfica e três sobre o Sporting. Agora, o fosso é maior: nove em relação aos encarnados e oito sobre os leões.
André Villas-Boas também já ultrapassou José Mourinho, pois o Special One nunca ganhou cinco jogos seguidos no início do campeonato português. Em 2002/03 foi travado pelo Belenenses (1-1), na primeira jornada, e na temporada seguinte alcançaria o mesmo resultado no terreno do Estrela da Amadora.




Siska com 13, Jesualdo com oito

Na última década, o melhor arranque do F. C. Porto na prova foi garantido pela mão de Jesualdo Ferreira. O treinador alcançou oito triunfos consecutivos antes de encalhar, em casa, com o Belenenses (1-1). Mas o melhor registo da história do clube pertence a Miguel Siska, que em 1939/40 orientou o dragão à impressionante marca de 13 vitórias consecutivas no início do campeonato. Será que Villas-Boas vai fazer história?

in "jn.pt"

Sem comentários: