quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Meio ano a ganhar!


FC Porto a um jogo da 20.ª vitória seguida. Após derrota com o Benfica na Taça da Liga foi sempre a somar.

Já passaram seis meses desde que o FC Porto desatou a ganhar sem parar em jogos oficiais. Isto porque até à data ninguém ainda derrotou, nem sequer empatou o dragão. A saga começou a 24 de Março, em Vila do Conde, com um triunfo por 3-1, na meia-final da Taça e Portugal e, desde então, foi sempre a somar vitórias. Já lá vão 19 consecutivas. Agora, espreita a 20.ª vitória, que só poderá ser festejada no próximo desafio, com o Olhanense, no Dragão.

E só pode ser celebrada neste sábado por uma razão muito simples: o desfecho desta partida ditará o fim, em caso de derrota e mesmo empate, ou a continuidade de um registo que já é por si só motivo de orgulho para os azuis e brancos. Se os portistas ganharem ao conjunto algarvio, somarão 20 vitórias consecutivas. Por enquanto.

ABENÇOADA HUMILHAÇÃO

Curiosamente, este acumular de sucessos em provas oficiais - Liga, Taça de Portugal e Liga Europa - foi construído a partir de uma derrota humilhante (3-0), tendo em consideração o adversário, o Benfica. Ainda por cima, valeu a conquista da Taça da Liga aos encarnados.

Era o princípio do fim de uma época marcada pela perda do título, igualmente para o emblema da Luz, mas em simultâneo, como se verifica agora, o início da terraplanagem de um terreno movediço onde os portistas começaram a lançar os alicerces do futuro. Reconstrução de valores antes de os azuis e brancos deitarem mão a nova matéria-prima que tem consolidado a série de 19 vitórias averbadas até ao momento, uma dezena delas conseguidas fora de portas, nove em casa.

Um trabalho desenvolvido a pulso, com vitória sobre vitória a culminar na época passada com a conquista da Taça de Portugal, no Jamor. O presente visível, nas vitrinas do museu do clube, de uma temporada inteira; o intervalo apenas, pelos vistos, de outros feitos, pois entretanto o FC Porto nunca mais parou de ganhar.

O último triunfo da temporada de 2009/10, em partidas oficiais, foi no Estádio Nacional, a 16 de Maio, na final da Taça de Portugal, com o D. Chaves, o primeiro desta época aconteceu a 7 de Agosto, na Supertaça Cândido de Oliveira, troféu que o FC Porto conquistou, ao vencer o... Benfica.

Os dragões já se tinham entretanto vingado da pesada derrota na Taça da Liga (então no Campeonato, a 2 de Maio, onde venceu por 3-1), faltava-lhes era desforrarem-se à altura, isto é, juntar ao triunfo um troféu. Estava lançada por André Villas Boas, o novo arquitecto de um plano que visa arrebatar títulos e impressionar o mundo... do futebol, a segunda fase de uma obra que parece não se ver, por ora, o fim.
 
in "abola.pt"

Sem comentários: