quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Álvaro Pereira (perfil): um adeus anunciado (e amuado)


Um ciclo condenado a chegar ao fim; mal-estar instalado desde o jogo da última época em Braga; cláusula de rescisão era de 30 milhões


Álvaro Pereira sai do F.C. Porto para o Inter por 10 milhões de euros, três anos após ter sido contratado ao CFR Cluj por 4,5 milhões. No Dragão, o lateral esquerdo foi, desde o início, uma peça de enorme regularidade e rigor. E assim se manteve nas duas primeiras temporadas. 

Sucedeu ao surpreendente fenómeno-Cissokho, impôs-se rapidamente nas opções de Jesualdo Ferreira e conquistou a exigente falange azul e branca. A forma como chegou aos azuis e brancos, após ter recusado uma mudança da Roménia para o Benfica, também ajudou a incrementar o seu nível de simpatia no Porto. 

O ciclo de Álvaro Pereira nos bicampeões pode muito bem ser dividido em duas partes: antes e depois da conquista da Liga Europa, em Dublin. Até aí, em dois anos, o lateral manteve um nível elevadíssimo, raramente falhou um jogo e era um nome indiscutível. 

Após esse ano brilhante sob os auspícios de André Villas-Boas, o flirt de outros clubes mexeu com Álvaro, a transferência para o Chelsea chegou a estar apalavrada (e rondaria os 22 milhões), mas o uruguaio viu frustradas as suas pretensões. 

O apelo financeiro e o encanto da Premier League transtornaram Álvaro Pereira. Isso ficou claro, desde essa altura. Curiosamente, um ano antes, o uruguaio dizia à imprensa que >«o dinheiro passa, a glória e o prestígio ficam», em vésperas da final da Taça de Portugal contra o Desp. Chaves. 

O mesmo dinheiro que agora o leva para a Serie A. 

A terrível noite de Braga

O F.C. Porto resistiu à especulação no mercado de verão-2011. Álvaro ficou. Voltou a ser dono do lugar durante quase toda a época, apesar da presença do prometedor Alex Sandro, e só uma atitude deselegante em Braga o arremessou das primeiras escolhas. 

O uruguaio foi substituído por Vítor Pereira, reagiu mal e perdeu a titularidade nas últimas jornadas. Voltou a jogar somente na última ronda, em Vila do Conde. Na altura não se sabia, mas essa seria a partida de despedida. 

Vieram as férias, os compromissos com a seleção e o regresso ao F.C. Porto de sorriso amarelo. Todas as partes tentaram normalizar a relação, embora os sintomas apontassem precisamente no sentido oposto. 

Primeiro foi o conflito com Kléber, depois os treinos à parte no ginásio, agora o lacrar do adeus. 

Álvaro Pereira amuou e desvalorizou à volta de 12 milhões de um verão para o outro, apesar de ainda ter dado um lucro superlativo ao F.C.Porto: custou 4,5 milhões, saiu por 10. Tinha uma cláusula de rescisão de 30 milhões e contrato até 2015.

Os números de Álvaro Pereira

2009/2010
Campeonato: 28 jogos a titular, 1 golo
Taça de Portugal: 4 jogos a titular
Taça da Liga: 4 jogos (uma vez suplente utilizado)
Supertaça: 1 jogo a titular
Liga dos Campeões: 8 jogos a titular

Total: 45 jogos, 1 golo

2010/2011
Campeonato: 21 jogos a titular
Taça de Portugal: 3 jogos a titular, 1 golo
Supertaça: 1 jogo a titular
Liga Europa: 14 jogos (uma vez suplente utilizado)

Total: 39 jogos, 1 golo

2011/2012
Campeonato: 23 jogos a titular, 1 golo
Taça de Portugal: 1 jogo a titular
Taça da Liga: 3 jogos (uma vez suplente utilizado) 
Liga dos Campeões: 6 jogos a titular
Liga Europa: 1 jogo a titular

Total: 34 jogos, 1 golo

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: