quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Vitor Pereira: «Quero comportamento de campeões»


Treinador manda recado ao plantel e afirma que atitude de Barcelos não é para repetir


O treinador do FC Porto voltou a Barcelos para lançar o encontro com o V. Guimarães, sábado, para a 2ª jornada da Liga. Na estreia, os portistas empataram (0-0) com o Gil Vicente. O técnico apontou defeitos à equipa e em conferência de imprensa no Olival fez questão de enviar um recado ao grupo e declarar que espera «um comportamento de campeões nacionais» frente aos vimaranenses.

A pergunta foi sobre possíveis alterações ao onze inicial. Vítor Pereira tinha dito que queria laterais a jogar a laterais, ou seja, jogadores a atuarem nas posições de raiz. O treinador alongou-se no comentário, porém.

«Vamos ver, tem de se esperar», começou por responder, sobre mudanças no onze. «Quero uma equipa que perceba que somos campeões nacionais e que perceba que o mínimo que se pode exigir é que tenha comportamentos de campeão e isso são comportamentos de agressividade e de circulação de bola», disse Vítor Pereira. 

«Os nossos adeptos merecem comportamentos de qualidade e que justifiquem o título ganho na época passada», prosseguiu o treinador na antevisão ao jogo com o Vitória. «Esta é uma época nova, não podemos esperar que a equipa jogue já a nível elevado, mas bem mais alto e de maior qualidade do que fizemos no último jogo, apesar de todas as circunstâncias», analisou Vítor Pereira.

Ora, essas circunstâncias foram apontadas pelo treinador do FC Porto, logo após o apito final em Barcelos. «Eu falo da relva, do calor e do adversário fechado, são factos», destacou. «Se falei na relva alta é porque ela estava alta, porque uma relva baixa e molhada permite melhor e mais rápida circulação e, se o campo tem dimensões inferiores ao nosso, isso também dificulta», sublinhou.

As queixas de Vítor Pereira não se ficaram por aí. Na altura, o treinador frisou dois lances na área gilista, um com Mangala, outro com Kléber. «Se houve um ou outro penalty por marcar, posso transmitir a minha opinião. Não estou a dizer que a arbitragem é mal intencionada, não faço esse juízo, mas do meu ponto de vista houve penalties por assinalar», repetiu.

Ainda assim, o treinador admitiu que a exibição ficou aquém do esperado. «Para além disso, não fiquei satisfeito, nós somos autocríticos, uma equipa campeã sabe o que pode fazer e que pode fazer é mais e melhor, porque quero que a equipa apresente esses comportamentos e tenha capacidade de refletir sobre si própria e perceber que não foi um jogo conseguido de nossa parte», afirmou Vítor Pereira, que voltou àquela ideia inicial. 

«Os adeptos estão habituados a ter qualidade e merecem todo o nosso empenhamento», acrescentou ainda.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: