quarta-feira, 20 de março de 2013

Vítor Pereira tem mais um ponto do que na época passada


Vítor Pereira convocado para realizar um final de época perfeito, fica habilitado agora a lidar com a superação a todos os níveis depois de cavada distância de quatro pontos para o líder. 

A fasquia está a nível altíssimo, talvez mesmo inultrapassável, porque os dragões têm pela frente calendário de elevada dificuldade e, além disso, atacam a fase final da época numa perspetiva intimista que faz apelo à desilusão. É tudo muito simples e direto: neste século XXI, sempre que os dragões ultrapassaram a 23.ª jornada como líderes isolados foram campeões nacionais; quando isso não aconteceu deixaram escapar o título, duas vezes para o Benfica, uma para o Sporting e outra para o Boavista.

Vítor Pereira fica assim colocado entre uma espada afiada e uma parede robusta, e para chegar ao bicampeonato pessoal talvez não lhe baste contabilizar os mesmos pontos realizados nas últimas sete jornadas da época passada, quando somou 19 em 21 possíveis. Agora, será necessário encontrar uma fonte de vertigem no futebol portista. Na temporada anterior o FC Porto não dependia de quem quer que fosse para chegar ao título, desta vez falar em nome próprio não é suficiente, há que contar também com a ajuda externa.

Apesar deste super desafio que se coloca ao treinador portista, a verdade é que, de uma forma geral, assiste-se este ano a uma repetição do que aconteceu em 2011/12. E o FC Porto até surge em plano ligeiramente... superior. À passagem pela 23.ª jornada os dragões somavam 56 pontos, desta vez contabilizam 57. A questão essencial é que se assistiu a um largo crescimento do Benfica, que soma agora mais seis pontos relativamente a período idêntico do ano passado... 

Mas Vítor Pereira lida também com o passado riquíssimo que o FC Porto construiu neste século e agora cada vez mais com a suspeita de que não poderá melhorar o percurso dos últimos dois treinadores que passaram dois ou mais anos no dragão: José Mourinho foi bicampeão, Jesualdo Ferreira consagrou-se com o professor do tri.

Pese embora todas as dúvidas que se colocam relativamente ao futuro do treinador e de uma renovação que parece encalhada, a verdade é que Vítor Pereira não terá muito tempo para pensar no futuro a partir de junho. Neste momento tem tarefa assombrosa pela frente, que é eliminar tudo o que o século XXI lhe tem dito e contrariar a tendência que assegura que o título se escapa entre as mãos.


in "abola.pt"

Sem comentários: