quinta-feira, 14 de julho de 2011

"Estou pronto para ser o patrão"

Rolando sucedeu a Bruno Alves como patrão da defesa do FC Porto e Otamendi diz-se preparado para substituir o internacional português nessas funções, caso este seja transferido, conforme é sua vontade. À semelhança do discurso dos outros companheiros, o central argentino também sublinhou a importância de Vítor Pereira seguir a mesma filosofia de Villas-Boas e, até por isso, está convencido de que é possível manter o clube na rota do sucesso desportivo da época passada.
Depois do normal período de adaptação ao clube e ao futebol europeu, Otamendi conquistou um lugar no eixo defensivo do FC Porto, ao lado de Rolando, assumindo um papel de "ajudante" do internacional português que tem insistido na ideia de que pode sair a qualquer momento. O argentino entende a vontade do ainda companheiro. "O Rolando, apesar da idade, já tem muita experiência neste clube, mas todos querem crescer como futebolistas e se ele tem a possibilidade de sair deve analisar as propostas", referiu ontem de manhã, em Marienfeld, tratando de sossegar os adeptos ao apresentar a candidatura a chefe. "Temos de estar preparados para todas as situações e para crescer a nível futebolístico. Tenho as características para poder comandar a defesa, para ordená-la e para orientar todas as linhas da equipa", atirou sem rodeios.
Numa breve análise às primeiras duas semanas de preparação, Otamendi admitiu que foi fundamental não romper com o trabalho da época anterior. "Mantemos a mesma estrutura, a mesma forma de jogo e a mesma mentalidade. Creio que isso facilita o nosso trabalho", referiu, sublinhando a importância de o novo treinador conhecer bem o plantel. "O antigo adjunto é agora o treinador principal e isso também ajuda. Seguimos o mesmo sistema, o que facilita porque o Vítor Pereira sabe do que gostamos e nós sabemos como ele trabalha. É igual ao André Villas-Boas", considerou.
Quanto às perspectivas para a nova temporada, Otamendi está optimista quanto à revalidação do título. "Penso que somos favoritos, mas não invencíveis. O FC Porto é uma equipa que pensa jogo a jogo para ser sempre candidato e conseguir grandes títulos. Com o passar do tempo vamos aumentar o nível, como aconteceu na época passada. Estamos tranquilos e trabalhamos com esse intuito: de manter o mesmo nível e procurar repetir o que se conseguiu há um ano", finalizou.

Sem fórmula para Messi

Otamendi não está na Copa América ao lado de Messi, mas já estiveram juntos na selecção da Argentina várias vezes e, nos treinos, o central portista já o enfrentou várias vezes, dizendo ser impossível anulá-lo. "O Messi é o Messi e não há uma fórmula para o parar, temos é de tomar todas as precauçõesquando se defronta um jogador tão habilidoso", referiu, mostrando-se pouco expansivo, dando a entender que até terá uma estratégia delineada, que preferiu manter em segredo. Em todo o caso, não escondeu que já existe alguma ansiedade no plantel quanto à Supertaça Europeia, a 26 de Agosto. "Já nos vamos preparando. Queremos fazer uma boa pré-temporada para chegar lá na melhor forma possível", frisou, deixando um aviso ao craque do Barcelona: "Não importa que seja meu amigo e argentino porque estou a defender as cores do FC Porto e quero ganhar", atirou, revelando que ainda não conversaram sobre o jogo no Mónaco. "Temos tempo para isso. Agora, ele está concentrado na Copa América que espero consiga vencer".

"Já vencemos sem Hulk..."

Pinto da Costa considerou que no plantel portista apenas Hulk é insubstituível. Otamendi tranquiliza o presidente dos dragões. "O Hulk é um jogador importantíssimo e é complicado encontrar alguém com as mesmas características, mas já fizemos vários jogos sem ele e continuámos a ganhar. Temos matéria-prima para o substituir e continuar a conseguir vitórias", referiu, insistindo que "há grandes jogadores no plantel que também contribuem com as suas características".

in"ojogo.pt"

Sem comentários: