segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Árbitro do F. C. Porto-Benfica será Jorge Sousa ou Pedro Proença

Os árbitros Jorge Sousa, do Porto, e Pedro Proença, de Lisboa, são os grandes candidatos a dirigirem o clássico de domingo, no Dragão, entre o F. C. Porto e o Benfica. Ambos foram os melhores nas últimas três épocas, mas o lisboeta liderou na temporada passada.

Ninguém nega a extrema importância do encontro, logo existe enorme pressão para a nomeação de um juiz que seja personalizado e insensível a nomes e a ambientes.

Recorde-se que ambos os juízes já dirigiram jogos das duas equipas: Jorge Sousa apitou o Rio Ave-F. C. Porto e Pedro Proença marcou presença no Nacional-Benfica e no F. C.Porto-Braga.

Aliás, dentro do quadro dos internacionais, apenas Olegário Benquerença, que na última época foi segundo e que dispõe de credenciais a nível internacional, poderia ser, também, opção. Só que a sua actuação no recente Guimarães-Benfica, que originou um vendaval de críticas por parte dos benfiquistas, obriga, naturalmente, à sua exclusão do lote de favoritos.

Outros que não devem merecer a confiança de Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem, são Bruno Paixão (não tem um perfil muito consensual nos clubes em causa), João Ferreira (arbitrou a Supertaça entre as duas equipas), Carlos Xistra (esteve já num clássico, este ano, o Benfica-Sporting) ou Artur Soares Dias (ainda não tem a experiência de clássicos que a intensidade do jogo exige).

De fora, mas por razões regulamentares, estará o lisboeta Duarte Gomes, por ter arbitrado o jogo do F. C. Porto, no sábado, frente à Académica.

in "jn.pt"

Sem comentários: