segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fernando recuperável para o clássico

Fernando deve recuperar para o clássico com o Benfica, que se joga no domingo. A primeira reavaliação ao problema muscular que ditou a saída prematura no jogo com a Académica, pelo menos, permite alimentar uma expectativa positiva sobre um restabelecimento a tempo do clássico, cenário de que o próprio Fernando terá duvidado assim que abandonou o relvado. Já no banco, o brasileiro não escondeu o desânimo pelo contratempo, temendo, provavelmente, falhar o jogo que nenhum jogador no seu perfeito juízo quererá perder. Ontem, menos de 24 horas depois, a evolução sugeria o tal cenário mais favorável, algo que, convém avisar, ainda terá de ser clinicamente confirmado na avaliação que será feita hoje, quando o plantel regressar ao trabalho.

Em todo o caso, o problema físico pode ser gerido sem grandes pressas ao longo da semana, porque Fernando já era carta fora do baralho de André Villas-Boas para o jogo de quinta-feira, com o Besiktas. O brasileiro foi expulso em Istambul, por acumulação de amarelos, e terá de cumprir castigo na próxima jornada da Liga Europa. De resto, Fernando pode até nem ser o único elemento do meio-campo a ser poupado com os turcos, ideia a confirmar nos próximos treinos, porque, para já, esse plano está apenas alinhavado na cabeça de Villas-Boas, passando a partir de hoje aos ensaios práticos.

Ter Fernando disponível para o clássico, como se espera, garantirá a Villas-Boas um alicerce decisivo para a estabilidade da equipa. Apesar das liberdades conferidas pelo novo esquema, o brasileiro vem repetindo o papel nuclear que assumiu nas últimas épocas. Entre muitas outras coisas, diz a estatística oficial do campeonato que, após nove jogos, Fernando é o jogador do FC Porto com mais passes certos. É verdade que os costuma fazer bem curtinhos, e por isso menos sujeitos a equívocos, mas não deixa de ser um detalhe curioso, somado ao das recuperações de bola. Dois factores essenciais em qualquer jogo, mas que se presume de cariz decisivo num clássico como o que vem aí.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: