sexta-feira, 11 de maio de 2012

João Santos "Quem defender melhor... ganha"


O FC Porto começa amanhã, pelas 15h15, a disputar a terceira final consecutiva da Liga Portuguesa de Basquetebol frente ao Benfica. Vestido de azul e branco, João Santos poderá estar a caminho do seu tetracampeonato, um caso único, pois depois de um bicampeonato ao serviço das águias, o extremo tentará repetir o feito pelos dragões.
O basquetebolista de 32 anos, tendo jogado nos dois principais clubes nacionais durante os últimos anos, considera-se um sortudo: "Tive a fortuna de poder estar tanto num balneário como no outro e ambos são balneários ganhadores. Aliás, espero este ano continuar num balneário vencedor...".
O extremo admite que já sonhou levantar o troféu desta época, mas acrescenta logo que tem os pés bem assentes na terra. "O objetivo é a revalidação, mas estou com a cabeça no primeiro jogo. Temos de meter mãos à obra e ganhar", diz.
Este ano, o Benfica já venceu no Dragão, quebrando um longo período de invencibilidade que já valera aos portistas o último título. Recordado dessa derrota na fase regular, o número 25 portista acredita que "o Benfica vem com a mesma ambição". "Para eles passa por ganhar, por pelo menos tentar vencer um", atira, sabendo que revalidará o título desde que vença sempre no Dragão.
João Santos acredita em "jogos equilibrados" e afirma que "quem defender melhor... ganha". E é por aí que conclui terem os campeões nacionais a chave para nova conquista: "A defesa é o nosso pilar, juntamente com a concentração. Além disso, sabemos ser coletivos ao máximo no ataque".
A paragem forçada do FC Porto, devido à desistência do CAB Madeira, leva João Santos a considerar que "nunca se poderá dizer que tivemos a mesma preparação, pois competir é diferente", mas não dá demasiada importância a isso: "Vamos tentar minimizar a questão da falta de ritmo aquilo que pudemos trabalhar durante mais tempo, nomeadamente questões táticas. Além disso esperamos que o trabalho a nível físico também dê os seus frutos".

É amigo de Carlos Andrade desde os 10 anos de idade


João Santos não gosta de falar na primeira pessoa. Começou a jogar basquetebol no Maria Pia, clube onde conheceu o amigo Carlos Andrade, logo aos 10 anos - o outro grande amigo é o já compadre Miguel Miranda. Tem 32 anos, já jogou nos Estados Unidos, na Grécia e em Espanha, representou Portugal nos Europeus de 2007 e 2011 e vive no Porto, com a esposa e os dois filhos, de 3 e 7 anos. "Faço aquilo que as pessoas normais gostam: brincar com os filhos, ir ao cinema, jantar fora. Ouço todo o tipo de música, não é bem a minha área", define-se João Santos, um lisboeta... tímido.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: