terça-feira, 3 de agosto de 2010

Esqueleto ainda abana na defesa

Terminaram as experiências da pré-temporada e o Torneio de Paris acentuou os problemas defensivos do FC Porto nas bolas paradas, que Villas-Boas já admitiu ser urgente rectificar. É nesse cuidado que se centrará a semana de trabalho iniciada ontem, mas há mais questões para afinar de maneira a tornar a equipa mais competitiva para o início de época, que arranca com um clássico em que se discute um troféu. Villas-Boas testou várias combinações, procurando que todos ficassem em igualdade de circunstâncias, e ainda não definiu o onze para a Supertaça. Ou melhor: pela soma dos minutos, percebe-se que o esqueleto do meio-campo para a frente deverá coincidir com os mais utilizados (dúvida no lado esquerdo do ataque), sobrando interrogações na defesa. Muitas.


O regresso a conta gotas dos internacionais condicionou a distribuição de minutos nos seis jogos efectuados e prejudicou a assimilação das ideias do novo treinador. Além disso, a defesa viu-se privada do rei das bolas aéreas, porque Bruno Alves esteve numa espécie de quarentena. Sereno tem sentido dificuldades e só agora é que Rolando voltou para fazer dupla com Maicon. Nas laterais, os titulares da época passada só chegaram há uma semana e estão sem ritmo para grandes aventuras, ainda que pelo menos Álvaro Pereira deva ser titular já no sábado. No meio-campo, nota-se estabilidade nas escolhas. Porém, Villas-Boas quer uma equipa forte na circulação rápida de bola e a pressionar bem alto, mecanismos diferentes dos de Jesualdo.

Na frente, as apostas são fáceis de adivinhar, mas a finalização está longe de ser ideal. Hulk está em grande forma e vai disfarçando esses problemas. A equipa até tem criado várias oportunidades, mas a pontaria está por afinar: Falcao fez 348 minutos sem facturar. Walter fez os primeiros jogos e marcou, mas ainda não tem "pernas" para 90 minutos. No lado esquerdo, há três bons candidatos à vaga, mas nenhum está a desequilibrar: Varela voltou de lesão, Rodríguez procura voltar à forma depois de uma época para esquecer e James tem enorme potencial, mas ainda está no processo de adaptação.

A única certeza que fica da pré-época é que este FC Porto vai continuar a jogar em 4x3x3, com defesa à zona, privilegiando a circulação de bola.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: