sábado, 18 de dezembro de 2010

Conhece a Bíblia do F.C. Porto?

Livro sobre a história do clube chega às bancas em altura de natal


Sabe qual foi o onze do F.C. Porto na primeira vitória sobre o Benfica? O Maisfutebol diz-lhe. Aconteceu em 1920 e os azuis e brancos jogaram com António Lino; Magalhães Bastos e José Ferreira; Velez Carneiro, Floriano Pereira e Lopes Carneiro; Norman Hall, Joaquim Reis, Moreira, Cal e Rafael.

E já agora, sabe que o F.C. Porto tem a maior taça do mundo? E que Pedroto bate Villas-Boas em um mês na lista dos treinadores mais jovens de sempre? Pois todas estas e outras informações estão disponíveis na «Bíblia do F.C. Porto», um livro que pretende trazer tudo o que de mais importante aconteceu no clube.

Escrito por João Pedro Bandeira, com prefácio de Júlio Magalhães e editado pela Prime Books, a «Bíblia do F.C. Porto» encontra-se nas bancas desde quinta-feira pelo preço de quinze euros. Em 224 páginas, e mais de 400 entradas, o livro conta centenas de curiosidades, factos históricos, estatísticas e frases marcantes.

No livro cabe também o «Cântico Negro», o poema de José Régio que Pinto da Costa tanto gosta de recitar em encontros públicos. Mas cabe ainda um «diário do presidente», cabem as muitas superstições que escrevem o lado mais ligeiro da história do clube, cabem até as letras das músicas marcantes do F.C. Porto.

Curioso é que a obra não tem ordem nem método. Sem respeitar uma organização cronológica, vai contando histórias, citando frases, recordando equipas e revelando pormenores do clube numa disposição dinâmica. No fundo pretende afirmar-me como um indispensável livro de cabeceira para os adeptos do F.C. Porto.



in "maisfutecol.iol.pt"

Sem comentários: