sábado, 30 de outubro de 2010

Villas-Boas revisitado


Sábado, 21 e 15 – Duarte Gomes dá início ao Académica-FC Porto. Os holofotes do Estádio Cidade de Coimbra apagam-se, faz-se silêncio, e um foco, apenas um, aponta ao banco de suplentes da equipa visitante, centrando os seus raios luminosos em André Villas-Boas.

Se Massimo Furlan, o homem que reeditou o calcanhar de Madjer, pudesse encenar o jogo desta noite, o quadro inicial poderia muito bem ser este. André Villas-Boas será mesmo o ator principal neste seu regresso à casa onde debutou como treinador principal de um clube.

Coimbra não ficou indiferente à passagem do treinador portista pelo comando técnico do principal clube da cidade, assim como Villas-Boas também não ficou indiferente às gentes da “Cidade do Conhecimento”, que é o lema de boas-vindas para quem lá chega. É, portanto, um sentimento recíproco que será posto à prova, já esta noite, na estreia do treinador no banco de suplentes da equipa visitante, do estádio da Académica.

Será uma perspetiva diferente e única para o treinador do FC Porto, uma vez que não há outro clube que tenha representado em Portugal antes de chegar ao Dragão.

A Académica foi, assim, a rampa de lançamento do jovem André Villas-Boas, mas isso não influenciará a sua sede de vitórias. Conquistar os três pontos é o desejo do técnico, mesmo tendo pela frente o clube que o adotou, quando quis trocar um papel secundário por um principal. Estará, por isso, eternamente agradecido à Académica, um clube que o seduziu, conforme é possível ver nas declarações que faz sempre que se refere aos estudantes. Nesse sentido, Record fez-se à estrada para tentar saber mais do que foi a sua passagem por Coimbra: os caminhos que percorreu, os locais que frequentou, os amigos que ganhou...

Odisseia

Foram poucos mais de 7 meses no comando técnico da Académica de Coimbra, mas sendo uma pessoa discreta é quase como se não tivesse por lá passado. Nos locais que frequentou não se encontra um autógrafo seu nem tão-pouco uma fotografia. A era Villas-Boas na Académica está apenas na memória dos adeptos e dos locais.

“É uma situação normal. Se, por exemplo, tivesse treinado o FC Porto com sucesso antes de ter vindo para a Académica, isso seria bem diferente”, explicou-nos Zé Nando, que fez parte da equipa técnica de Villas-Boas na Académica e agora é adjunto na seleção do Burkina Faso.

De resto, nesta viagem às origens de Villas-Boas enquanto treinador principal, Record ficou a saber que o técnico também gosta de cerveja, apesar de se ter assumido como fã do vinho, na sua apresentação no Dragão. Um pequeno pormenor entre muitos, que pode encontrar na nossa reportagem. Só não se encontra quem diga mal do técnico...

Espionagem foi feita pelo próprio técnico



Villas-Boas esteve três vezes em coimbra após a saída

O regresso de André Villas-Boas a Coimbra foi preparado ao pormenor pelo próprio treinador. Nesse sentido, no último sábado esteve no Cidade de Coimbra a assistir ao jogo entre a Académica e o Nacional, tendo tirado as suas próprias ilações sobre as novas características da equipa que é agora sua adversária.


Na conferência de imprensa de antevisão ao compromisso desta noite, Villas-Boas fez saber que tinha passado três vezes pelo Municipal de Coimbra, numa afirmação que acabou por surpreender muita gente, uma vez que conseguiu passar (quase) despercebido nessas visitas. Nem os próprios jogadores academistas souberam disso, pois só assim se entende a declaração feita recentemente por Peiser relativamente ao conhecimento que Villas-Boas tem sobre a nova Académica. “Se calhar é-lhe mais fácil preparar o jogo por já ter cá estado, mas temos uma equipa técnica diferente e alguns jogadores diferentes também. Pode conhecer a maior parte do plantel, mas não todos”, disse o guardião.

A verdade é que, tal como todos os outros adversários, também a Académica foi alvo de um estudo pormenorizado por parte da equipa técnica portista. E, desta feita, talvez por conhecer os cantos à casa, Villas-Boas tratou, ele próprio, de fazer o serviço de espionagem. Foi também por esta sua busca constante pelo conhecimento que conquistou as gentes de Coimbra.
in "record.pt"

Sem comentários: