sábado, 30 de outubro de 2010

Pinto da Costa recusa proposta para ter estátua


Pinto da Costa não quer uma estátua sua no Estádio do Dragão e até diz, em jeito de provocação à ideia, que se a construírem contra a sua vontade deixa de ser presidente do clube no minuto seguinte. Na assembleia geral (AG) de quinta-feira, depois de aprovado por unanimidade o relatório e Contas de 2009/10 do clube, um associado pediu a palavra e, entre outras coisas, propôs que se fizesse uma estátua ao presidente, como reconhecimento por tudo o que tem dado nos 28 anos que já leva à frente dos desígnios do clube. A ideia foi recebida com entusiasmo por parte dos cerca de 200 portistas presentes na assembleia, mas prontamente recusada pelo visado.

Na resposta à proposta, Pinto da Costa prometeu aos sócios continuar a servir o FC Porto "enquanto tiver saúde, alegria e motivação diária" - posição defendida várias vezes publicamente -, mas acrescentou mais um dado. "Continuo como presidente enquanto não me fizerem uma estátua seja onde for", atirou, procurando, assim, demover os eventuais interessados em alimentar essa proposta.

Na verdade, a ideia de construir uma estátua a Pinto da Costa não é nova, embora tenha sido a primeira vez que foi assumida, formalmente, numa AG do clube.

Há muito que os adeptos, em surdina, insistem na ideia de uma homenagem que sublinhe a obra de Pinto da Costa, o responsável pela transformação do FC Porto naquilo que é actualmente. Aliás, no Facebook, por exemplo, foi mesmo criado o grupo "Vamos erguer uma estátua ao Pinto da Costa" que já conta com mais de 7500 seguidores. Circulam também na internet várias petições informais no mesmo sentido.

Contudo, todos estes movimentos esbarram na recusa de Pinto da Costa, que não quer ser distinguido, seja de que forma for.

Esta recusa da estátua vem de encontro a outra que já tem mais de sete anos, quando também afastou liminarmente a ideia de ter o seu nome associado ao novo estádio do clube. O Estádio das Antas foi destruído para ver nascer um novo palco para o Euro'2004 e houve quem sugerisse, com insistência, que fosse adoptado o nome do presidente portista para baptizar o novo recinto.

Na altura, Pinto da Costa também recusou essa proposta e disse ter um nome guardado que seria imbatível. Mais tarde apresentaria a proposta para apelidar o recinto de Estádio do Dragão. E o nome pegou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: