terça-feira, 19 de abril de 2011

Villas-Boas e o Benfica: «Ficar a 19 pontos é diferente...»

Treinador do F.C. Porto responde a comentários dos encarnados


André Villas-Boas não perdeu a oportunidade de responder a comentários recentes do Benfica. Um responsável do clube encarnado disse aguardar ansiosamente por uma conferência do F.C. Porto a comentar a arbitragem de Artur Soares Dias no clássico frente ao Sporting.


«Ficar a 17 é diferente de ficar a 19 pontos, que é a maior diferença da história. É a frustração natural de quem investiu forte para ser campeão, se calhar é melhor mandar na própria casa e não falar da casa dos outros», afirmou o treinador portista, aludindo aos números apresentados na segunda-feira pelo Maisfutebol.



Na conferência de imprensa realizada no Olival, Villas-Boas comentou ainda a incerteza sobre o árbitro para o jogo da Taça de Portugal, a um dia da partida agendada para o Estádio da Luz: «É curioso, no mínimo, como foi a diferença entre os dois jogos. Talvez possa ser uma própria defesa do árbitro do jogo. Desde que lhe corra bem o jogo, é o que todos desejamos.»



«Clássicos são vividos a grande intensidade e fico satisfeito por defrontar Jorge Jesus mais uma vez. Tenho respeito máximo e absoluto pela sua competência, pela forma como as suas equipas jogam», disse o treinador do F.C. Porto, comentando ainda a discrepância entre o castigo proposto e a sanção aplicada ao homólogo do Benfica: «Quanto ao seu castigo, a realidade é que saiu, não tenho nada a ver com ele. Mas é naturalmente estranho para toda a gente.»

Villas-Boas: «F.C. Porto pode mudar o destino»

Treinador admite que a sua equipa treinou grandes penalidades


André Villas-Boas reconhece que o F.C. Porto está numa posição complicada para chegar à final da Taça de Portugal. O Benfica tem vantagem na eliminatória mas o técnico portista não perde a esperança. Aliás, nesta terça-feira, pediu à sua equipa para treinar a marcação de grandes penalidades, pensando num possível desempate.


«Tivemos a oportunidade de treinar grandes penalidades. Hoje mesmo», reconheceu o técnico portista, durante a conversa com os jornalistas no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.



O Benfica venceu no Estádio do Dragão (0-2) e o F.C. Porto precisará de fazer o mesmo na Luz: «Se estivermos ao melhor nível, conseguiremos um resultado positivo. Se isso será suficiente para passar, não sei. O Benfica é um adversário extremamente competitivo e a nossa motivação é total. O jogo dá acesso a uma final prestigiante, mas temos de perceber que a desvantagem é significativa.»



«F.C. Porto pode mudar esse destino»



«É uma boa oportunidade. A nossa abordagem no final do jogo do título foi essa mesmo. Tudo parece encaminhado para o Benfica vencer a Taça mas o F.C.Porto pode mudar esse destino anunciado por algumas pessoas. Não vamos demasiado acelerados, tudo tem de correr na perfeição, não podemos cometer erros», frisou o técnico, acrescentando: «Se o que se espera que aconteça é que o Benfica esteja na final, é uma boa oportunidade para provar o contrário. Jogaremos 90 ou 120 minutos com o objectivo de estar na final».



O F.C. Porto prepara um desafio inédito: jogar a segunda mão de uma eliminatória em desvantagem. «Nas eliminatórias da Liga Europa, tivemos sempre vantagem. Confrontámo-nos pela primeira vez na época com esta situação de desvantagem. Queremos uma entrada forte, para tentar dar a volta ao rumo das coisas, mas temos de perceber a realidade. Temos uma identidade sólida, iremos dessa forma, esperando que essa identidade nos permita fazer golos», prometeu Villas-Boas.



Encaramos todos os objectivos para ganhar e este não foge à regra. Agora, naturalmente, há clubes que vão ficando pelo caminho. Ainda temos uma palavra a dizer, ainda podemos chegar à final da Taça. Vencemos as últimas duas, o Benfica caiu nessas, agora temos nós esse desafio. Se o conseguíssemos, alcançaríamos a dobradinha, mas o campeonato está ganho, é o objectivo principal de qualquer clube», rematou o jovem treinador.



André Villas-Boas não quer saborear mais uma derrota num clássico do futebol português. «Perdi um e não gostei, mas seja contra quem for. Aconteceu com o Benfica no Dragão. Vamos fazer tudo para que isso não aconteça, mas ganhando pode não chegar para seguir em frente», concluiu.



Clássico: Helton está bem mas joga Beto, diz Villas-Boas

Guarín é baixa para a decisão de Taça na Luz


Helton está recuperado, mas André Villas-Boas revelou que vai apostar em Beto na Luz, para o clássico que decide a passagem à final da Taça de Portugal. Freddy Guarín, por outro lado, é baixa garantida.

«O Helton estava disponível a cem por cento mas o Beto já sabia que a decisão estava tomada há algum tempo. Isso nunca foi discussão. O Beto tem mostrado mais que competência, tal como o Pavel. O jogo seria sempre para o Beto. Temos mais que confiança nele», disse o treinador, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Benfica: «O Freddy não recuperou da lesão, estende-se a este novo lote de indisponíveis q nos está a atingir nesta fase final.»

Em relação à lista de convocados para o jogo com o Sporting saiu ainda Maicon, este por opção, que Villas-Boas explica assim: «Opção técnica, tendo em conta a alternância nas laterais, o Sereno oferece garantias como lateral ou central.»

Kieszek, Sapunaru e Fernando são as novidades em relação à última lista, enquanto Fucile, Belluschi e Emídio Rafael estão indisponíveis por lesão.

Convocados:

Guarda-redes: Beto e Kieszek;
Defesas: Sapunaru, Sereno, Otamendi, Rolando e Alvaro Pereira
Médios: Fernando, Souza, Ruben Micael, João Moutinho e Mariano
Avançados: Varela, Hulk, Falcao, Walter, James e Cristian Rodriguez

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: