terça-feira, 19 de abril de 2011

Dragão Caixa atingiu 100 000

Praticamente dois anos após a inauguração, a 23 de Abril de 2009 - embora só tenha recebido o primeiro jogo no dia 7 de Maio, com uma vitória da equipa de andebol sobre o Madeira SAD, nas meias-finais do play-off de um campeonato que o FC Porto veio a ganhar -, o Dragão Caixa ultrapassou a barreira dos cem mil adeptos. O número redondo atingia-se com 163 espectadores no encontro de anteontem frente ao CAB Madeira, o segundo dos quartos-de-final do play-off de basquetebol, mas a partida registou a presença de 1111 adeptos, o que elevou a contagem até aos actuais 100 948.
Sendo uma estrutura preparada para receber o mais diverso tipo de eventos - a entrega dos Dragões de Ouro e o jantar de Natal do clube já ali se realizaram -, o Dragãozinho recebeu 108 jogos, mas a contagem é feita considerando apenas 105, uma vez que três, do Troféu António Pratas (basquetebol), foram à porta aberta.

Assim, em 105 partidas, o recinto das modalidades do FC Porto teve uma média de 961 espectadores, o que, perante os 2009 lugares de público disponíveis, se traduz numa taxa de ocupação de 47,80%. Para se ter uma noção do significado deste número, basta referir que, na Liga ZON Sagres, apenas o Dragão e a Luz têm médias superiores (71,78% e 59,68%, respectivamente), ou seja, o Dragão Caixa tem uma taxa de ocupação superior a Alvalade (Sporting, com 47,04%), D. Afonso Henriques (Guimarães, com 46,83%) ou AXA (Braga, com 44,83%)...

Ainda que alguns clubes de futebol possam argumentar o mesmo, é de salientar que muitos destes jogos do Dragão Caixa se disputaram à noite e a meio da semana, especialmente os de hóquei em patins e andebol.

Nove troféus conquistados

Desde a inauguração do pavilhão, as três modalidades do FC Porto conquistaram... nove competições oficiais.
As contas são fáceis de fazer: o andebol leva dois campeonatos e uma Supertaça; o basquetebol uma Taça de Portugal e um Troféu Hugo dos Santos; o hóquei em patins conquistou dois campeonatos, uma Supertaça e uma Taça de Portugal. E os números podem aumentar em breve. Esta época, o FC Porto está em condições de ganhar os três campeonatos.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: