terça-feira, 19 de abril de 2011

Protagonista da jornada: Falcao já está ao nível dos melhores da Europa

Dadá Maravilha, um avançado brasileiro das décadas de 1960 e 1970, ficou conhecido como autor de frases cómicas e/ou inspiradas sobre futebol. “Me diz o nome de três coisas que páram no ar? Beija-flor, helicóptero e Dadá Maravilha”, brincava o avançado, para destacar o seu poder de impulsão, que lhe valeu inúmeros golos de cabeça.

A frase de Dadá Maravilha pode muito bem ser recuperada para falar de Radamel Falcao, um avançado de baixa estatura (1,77m) mas muito forte no jogo aéreo, como mostrou anteontem na vitória frente ao Sporting (3-2). O “bis” frente aos “leões” comprovou a qualidade do colombiano, que já é visto como um dos melhores avançados estrangeiros que jogaram no futebol português.

“É um ponta-de-lança de excepção, dos melhores que passaram por Portugal”, aponta Rui Águas, antigo avançado do Benfica e do FC Porto. “Já está ao nível dos melhores na Europa e até acredito que pode tornar-se no melhor avançado que passou pelo futebol português”, acrescenta Fernando Gomes, antigo goleador do FC Porto e do Sporting.

“Completo” é uma palavra a que os analistas recorrem frequentemente para descrever Falcao, um colombiano formado nos argentino do River Plate. “El Tigre” — alcunha que lhe foi dada por um ex-colega de equipa — é elogiado não só pela capacidade de impulsão e eficácia no jogo aéreo, mas também por um variado leque de atributos. “Destaca-se pela sua capacidade de finalização, com qualquer pé e a cabeça, e, acima de tudo, na forma como encontra pontos de contacto com a bola para finalizar”, sublinha Fernando Gomes, dando o exemplo do golo de calcanhar ao Benfica.

“É versátil, regular, muito móvel, dá profundidade e soluções à equipa. É bom no remate, uma referência no jogo aéreo e, além disso, tem uma humildade que lhe permite trabalhar muito para a equipa. Não vejo um ponto menos forte”, diz Rui Águas, que, se tivesse de escolher, preferia o colombiano a Jardel ou Liedson, dois dos melhores avançados que passaram por Portugal nos últimos anos.

Uma questão cada vez mais em cima da mesa é precisamente quanto tempo Falcao permanecerá em Portugal. Contratado na época passada ao River Plate, o colombiano soma 14 golos na Liga deste ano (quatro de cabeça, nove de pé direito e um de pé esquerdo) e é o melhor marcador da Liga Europa (11 golos). Registos que já despertaram a cobiça de grandes clubes europeus — Arsenal e Tottenham têm sido apontados como potenciais interessados em contratar o avançado que tem vínculo com o FC Porto até 2013 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Um valor alto nos tempos que correm, mas que não é assim tão alto quando se fala de goleadores, normalmente os jogadores mais valorizados no mercado. Conseguirá o FC Porto segurar Falcao?


in "publico,pt"

Sem comentários: