sexta-feira, 22 de abril de 2011

"Não jogamos de olhos fechados, mas quase"

Juntos, Hulk e Falcao valem 63 dos 122 golos marcados pelo FC Porto esta época. Número suficientemente redondo para cativar atenções por essa Europa fora - ainda ontem, no rescaldo de mais uma demonstração da qualidade de ambos em nova passagem pela Luz, não faltavam notícias a garantir o suposto interesse dos mais variados clubes num e noutro, e até nos dois em simultâneo: Milan, Tottenham ou Lázio, só para citar os mais fresquinhos.
Hulk não promete que estará com a camisola do FC Porto na próxima Liga dos Campeões, mas procura driblar o assunto refugiando-se no óbvio. "Tenho mais três anos de contrato", lembra. "As especulações são muitas", avisa, garantindo não estar obcecado com o assunto. "A minha vontade é jogar. Se ficar no FC Porto, ficarei feliz. Se tiver de sair e se for bom para ambos, sairei."
Se, do futuro, pouco se arranca a Hulk, há no presente motivos de sobra para cativar atenções. A começar pelo tal entendimento com Falcao. "Não jogamos de olhos fechados, porque seria difícil, mas quase", brinca o brasileiro. Mais de 50 por cento dos golos portistas esta época comprovam o peso de ambos no ataque. O mais recente que marcou ao Benfica, sublinha, "não foi um golo de raiva". Antes, ainda tentou de livre - "E não fui feliz", admitiu -, mas depois de tanto insistir acabou mesmo por facturar. Se estava ou não em posição irregular era algo de que não tinha noção no final do jogo. "Não vi, não sei. Estava a olhar para o Álvaro, que me fez um excelente passe."
A festa feita no fim certificou o significado especial de nova vitória na Luz, mas Hulk lembra que só ficou garantido o "acesso a uma final". Ainda é preciso ganhá-la. "O Guimarães merece respeito." Isso fica para depois, porque primeiro é preciso cumprir outro grande objectivo que começa já na próxima quinta-feira, dia do primeiro jogo com o Villarreal, no Dragão. "Vamos jogar o nosso futebol diante dos nossos adeptos para fazer um resultado bom que nos permita chegar à final." A receita a aplicar será a do costume: "No futebol, destaca-se quem faz bem o trabalho dentro de campo. Somos humildes, temos grandes jogadores, não nos preocupamos em falar, mas sim em dar o melhor." A Liga Europa exige uma demonstração de força idêntica à da Luz, onde o FC Porto carimbou a quarta vitória da época sobre o Benfica. Qual foi a mais saborosa? "As quatro foram excelentes", diz Hulk. "Agora vamos comemorar, mas sem esquecer que vêm aí jogos importantes." Festejar na Luz, desta vez sem apagão, voltou a ser difícil. "Já sabíamos que ia ser assim", rematou.

"Disse-lhe: 'O próximo golo é teu, Falcao!'"

Ainda na primeira parte do jogo da Luz, aos 41 minutos, Hulk galgou metros com a bola controlada e ofereceu um golo de bandeja a Falcao, que o desperdiçou. Mesmo aí, o brasileiro não achou que as hipóteses de passar tivessem ficado reduzidas a pó. "Havia muito jogo, e pensei que ele ia guardar para uma nova oportunidade", justifica, destacando o facto de a equipa ter surgido "mais concentrada" na segunda parte. E o que tanto segredou Hulk a Falcao durante o jogo? "São situações de jogo. Não digo para não desvendar o nosso segredo", começou por brincar, mas depois, já noutra resposta, o brasileiro lá tratou de tornar público o que disse a El Tigre depois de ter feito o 2-0. "Quando fiz o segundo golo, disse-lhe: "O próximo é teu, vamos lá!' Graças a Deus, ele fê-lo e foi muito importante", lembrou Hulk num tributo ao companheiro de uma parceria que tem sido muito eficaz.


in "ojogo.pt"

Sem comentários: