sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pressões e vergonha na nomeação de Carlos Xistra

Um processo opaco, feito de lutas intestinas entre o Conselho de Arbitragem da FPF e a Comissão de Arbitragem da Liga, ou vice-versa - eis, no mínimo, o que caracterizou uma semana de vergonha que culminou na nomeação de Carlos Xistra para o Benfica-FC Porto das meias-finais da Taça de Portugal. Se já é público que Carlos Xistra surgiu no Estádio da Luz como terceira escolha - embora em vários círculos há mais de duas semanas fosse o nome garantido -, O JOGO conta-lhe agora todos os passos de um processo feito de poderes, contrapoderes e falta de coluna vertebral de vários protagonistas - sem que nenhum se demita!

Dia 12 Abril | Terça-feira
Benquerença preferido

Reunião do Conselho de Arbitragem da FPF - entidade responsável pela designação dos árbitros da Taça de Portugal. O cenário de nomeações aponta, de fora da AF Lisboa e AF Porto, três nomes de internacionais possíveis: Olegário Benquerença (Leiria), JBruno Paixão (Setúbal) e Carlos Xistra (Castelo Branco) - João Ferreira (Setúbal) não, por ter marcado férias. Em articulação entre o presidente do CA, Carlos Esteves, e o vice responsável pelas nomeações, José Pereira, conclui-se pela preferência por Benquerença. Fica definido nomear André Gralha como quarto árbitro e designar João Santos e Tiago Trigo (reside na Bélgica e faz normalmente equipa com… Pedro Proença) como assistentes.

Dia 15 Abril | Sexta-feira
Tiago Trigo avisado

Em vez de partir para a nomeação e ponto final, o presidente do CA resolve ter uma conversa com Olegário Benquerença - entretanto nomeado pela Liga para o Nacional-Braga de segunda-feira seguinte - e o seu psicólogo, João Pacheco. Patati, patatá, Benquerença fica de dar uma resposta. Pelo sim pelo não é contactado Tiago Trigo, sem lhe dizerem com quem deverá fazer equipa (e este dado é essencial).

Dia 16 Abril | Sábado
Vítor Pereira sinaliza Proença

O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga vai assistir ao Belenenses-Trofense da Liga Orangina. Encontra Pedro Proença - normalmente Tiago Trigo é seu assistente - e diz-lhe que está a contar com ele para apitar a final da Taça da Liga de amanhã.

Dia 17 Abril | Domingo
Benquerença alega pressões

À noite, finalmente Olegário Benquerença dá sinal de si. E diz a Carlos Esteves que fez várias consultas, está farto de sofrer pressões e não quer apitar o Benfica-FC Porto. Perante este quadro, Carlos Esteves equaciona o nome de Carlos Xistra, que não é consensual, e chega a acordo com o seu vice-presidente: a alternativa chama-se… Pedro Proença (AF Lisboa), já que não há nada dos regulamentos que impeça a nomeação do árbitro de uma das associações dos clubes envolvidos. Telefona a Proença e este dá-lhe conta
da conversa do dia anterior com Vítor Pereira, mas não recusa o cenário.

Dia 18 Abril | Segunda-feira
Proença nomeado e desnomeado com e-mails desencontrados

Logo pela manhã a Liga dos clubes coloca no seu "site" a nomeação de Pedro Proença para a final da Taça da Liga - mas não o faz oficialmente. Curioso: por volta do meio-dia Carlos Esteves equaciona outra vez Carlos Xistra, fala com ele, e coloca-o de sobreaviso. Só que por volta das 15h00 Pedro Proença contacta Carlos Esteves, diz-lhe que a Liga ainda não lhe formalizou a nomeação para a final da Taça da Liga… e Carlos Esteves nomeia-o, às 15h15 por e-mail. Só 40 minutos depois, às 15h55, o Conselho de Arbitragem recebe um e-mail da Liga a dar conta das nomeações de Vítor Pereira (lá está Tiago Trigo com Proença no Paços de Ferreira-Benfica de amanhã). A Liga enviara antes um e-mail às 11h46, mas para os serviços gerais da FPF, não para o CA, como é habitual, e era ignorado pelos senhores da arbitragem. Está montada uma enorme trapalhada. E porque se encontra na sede da FPF a participar numa reunião, o presidente da Liga dos clubes, Fernando Gomes, intervém, junto de Carlos Esteves. Fala-se de pressões e contrapressões. Finalmente aparece o tal e-mail das 11h46! E Carlos Esteves, perante este novo cenário, acaba por capitular! Segue a desnomeação a Pedro Proença… e de motu próprio o presidente do Conselho de Arbitragem repega no nome de que todos falam há semanas: Carlos Xistra!

Dia 19 Abril | Terça-feira
Conselheiros "engolem" nomeação de Xistra

Os membros do Conselho de Arbitragem reúnem-se para consensualizar, como é prática, a designação do árbitro do Benfica-FC Porto. Todos chegam convencidos, pelos contactos entretanto estabelecidos entre si, que em cima da mesa está o nome de Pedro Proença. Mas não! Espanto geral: Carlos Esteves historia o processo da véspera. Todos estão contra mas, confrontados com a terceira nomeação já feita e hotéis marcados, acabam por não fazer mais ondas. Carlos Xistra é publicamente anunciado como o árbitro do Benfica-FC Porto. Confirma-se o nome que surgira nos bastidores há muitos dias. E foi o que se viu…

… A seguir | Maio

É João Ferreira?

Agora que se conhecem os finalistas da Taça de Portugal - FC Porto e Vitória de Guimarães - qual o nome do árbitro que estará no Estádio Nacional a 22 de Maio?
Os contactos feitos por O JOGO apontam todos num único sentido de aposta: João Ferreira - até porque não foi "queimado" com a realização do Benfica-FC Porto.
Vale uma aposta?

in "ojogo.pt"

Sem comentários: